Tylenol Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Tylenol Comprimidos 500 mg e 750 mg, Tylenol Gotas, Tylenol AP e Tylenol DC são indicados para a redução da febre e para o alívio temporário de dores, como dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores leves associadas a artrites, cólicas menstruais e a resfriados comuns, em adultos.

Tylenol Sinus é indicado para a febre, alívio temporário dos sintomas de gripe e resfriados e sinusites, no tratamento da congestão e obstrução nasal, coriza, mal estar, dor no corpo e dor de cabeça, em adultos.

Para os bebês e crianças, deve ser utilizado o Tylenol Bebê.

Posologia

Como usar?

Geralmente, dose recomendada de Tylenol para adultos, varia de 500 a 1000 mg por dose, que podem ser administrados de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, nunca excedendo a dose máxima de 4 gramas por dia.

Tylenol Comprimidos 500 mg e 750 mg: a dose recomendada de Tylenol Comprimidos 500 mg é de 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes por dia. Porem, a dose recomendada de Tylenol Comprimidos 750 mg é de 1 comprimido, administrado 3 a 5 vezes por dia.

Tylenol Sinus: a dose recomendada é de 2 comprimidos, de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas.

Tylenol Gotas: a dose recomendada de Tylenol Gotas é de 35 a 55 gotas, administradas 3 a 5 vezes por dia. Para saber como usar em crianças, consulte Tylenol Bebê.

Tylenol Gotas deve ser administrado de acordo com as seguintes instruções de utilização: começar por retirar a tampa do frasco e em seguida colocar o frasco de cabeça para baixo, na posição vertical, gotejando em seguida a dose necessária e recomendada.

Tylenol AP: a dose recomendada é de 2 comprimidos, de 8 em 8 horas.

Tylenol DC: a dose recomendada é de 2 comprimidos, de 6 em 6 horas.

Os comprimidos de Tylenol devem ser engolidos sem partir ou mastigar, e se possivel, devem sempre ser administrados em jejum.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Tylenol Comprimidos 500 mg e 750 mg, Tylenol Gotas, Tylenol AP e Tylenol DC podem incluir algum tipo de reação alérgica, com sintomas como vermelhidão na pele, coceira, inchaço na cara ou em algumas partes do corpo, vômito, diarreia ou falta de ar.

Além disso, alguns dos efeitos colaterais de Tylenol Sinus podem incluir nervosismo, tontura ou insônia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Tylenol Comprimidos 500 mg e 750 mg, Tylenol AP e Tylenol DC estão contraindicados para crianças com menos de 12 anos de idade e para pacientes com alergia ao Paracetamol ou a outros componentes da fórmula.

Tylenol Gotas está contraindicado para crianças abaixo de 11 kg ou com menos de 2 anos de idade, para pacientes com diabetes ou com alergia ao Paracetamol ou a outros componentes da fórmula.

Tylenol Sinus está contraindicado para pacientes com problemas de coração e tiroide, pressão alta, diabetes ou dificuldades para urinar e para pacientes com alergia ao Paracetamol, ao Cloridrato de Pseudoefedrina ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Tylenol é um medicamento analgésico e antitérmico, responsável por reduzir a febre, através da sua atuação no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central, diminuindo também a sensibilidade para a dor. O Paracetamol, um dos princípios ativos do Tylenol, é uma substância com ação analgésica, que atua através da elevação do limiar da dor, e com ação contra a febre, uma vez que atua no centro hipotalâmico que regula a temperatura.

Após a administração de Tylenol, o seu efeito ocorre geralmente 15 a 30 minutos após a administração oral, permanecendo por um período de 4 a 6 horas.

Além de Paracetamol, Tylenol Sinus tem também na sua composição Cloridrato de Pseudoefedrina, um descongestionante com ação na congestão nasal, que promove a drenagem da cavidade dos seios da face, reduzindo a congestão da mucosa nasofaríngea.

Tylenol DC, tem também a Cafeína como princípio ativo, além do Paracetamol, um composto que estimula o Sistema Nervoso Central, aumentando a ação analgésica do Paracetamol.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Tylenol​ Comprimidos 500 mg e 750 mg, Tylenol​ Sinus, Tylenol Gotas, Tylenol AP e Tylenol DC, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amentando, tomar 3 ou mais doses de bebidas alcoólicas por dia, tiver diabetes ou se estiver a tomar outros medicamentos com Paracetamol.

Tylenol DC pode causar alterações nos exames de sangue e urina, denvendo sempre informar o seu médico de que caso se encontra em tratamento com Tylenol DC.

Tylenol não deve ser usado por mais de 10 dias em caso de dor, e nem por mais de 3 dias em caso de febre, exceto segundo orientação médica. Além disso, caso a dor ou febre se continuarem ou piorarem, interrompa o tratamento com Tylenol e consulte o seu médico.

O tratamento com Tylenol​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Tylenol​, mais de 7,5 g num periodo igual ou inferior a 8 horas, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Tylenol​ são náusea, vômito, excesso de transpiração e mal-estar geral.

Além disso, outros efeitos que pode sentir após a toma excessiva de Tylenol​ Sinus podem também ser ansiedade, aumentos dos batimentos cardíacos ou tensão alta.

Composição

Tylenol Comprimidos 500 mg e 750 mg

Cada comprimido de Tylenol 500 mg contém:

Paracetamol _________________________________ 500 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: amido, amido pré-gelatinizado, amidoglicolato de sódio, celulose microfina, estearato de magnésio, hipromelose E-5, hipromelose E-15 e macrogol 8000).

Cada comprimido de Tylenol 750 mg contém:

Paracetamol _________________________________ 750 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: ácido esteárico, amido pré-gelatinizado, hipromelose, macrogol e povidona).

Tylenol Sinus

Cada comprimido de Tylenol Sinus contém:

Paracetamol _________________________________ 500 mg
Cloridrato de Pseudoefedrina ____________________ 30 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: água purificada, amido, amido pré-gelatinizado, amidoglicolato de sódio, celulose pó, corante amarelo D&C nº 10 laca alumínio, corante azul FD&C nº 1 laca alumínio, corante vermelho FD&C nº 40 laca alumínio, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol e polissorbato 80).

Tylenol Gotas

Cada 1 ml de Tylenol Gotas, cerca de 14 a 16 gotas, contém:

Paracetamol _________________________________ 200 mg
Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: ácido cítrico, água desionizada, aromas, benzoato de sódio, ciclamato de sódio, corante amarelo crepúsculo, macrogol, bissulfito de sódio e sacarina sódica).

Tylenol AP

Cada comprimido de Tylenol AP contém:

Paracetamol _________________________________ 650 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: amido, amido pré-gelatinizado, amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina, celulose pó, cera de carnaúba, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hidroxietilcelulose, hipromelose, povidona e triacetina).

Tylenol DC

Cada comprimido de Tylenol DC contém:

Paracetamol _________________________________ 650 mg
Cafeína _____________________________________ 650 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: amido de milho, amido pré-gelatinizado, amidoglicolato de sódio, celulose microfina, corante amarelo FD&C nº 6 laca alumínio, corante vermelho 40 laca alumínio, dióxido de titânio, estearato de magnésio, hipromelose e macrogol).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Tylenol deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, ajustando posteriormente o horário das doses seguintes. As doses de Tylenol nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Tylenol Sinus não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como inibidores da monoaminooxidase, medicamentos antidepressivos ou com Bicarbonato de Sódio.

Tylenol DC não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como fenitoína, fenobarbital, alguns contraceptivos orais, estimulantes do Sistema Nervoso Central ou com inibidores da monoaminooxidase.

Tylenol pode ser usado no tratamento para a dengue?

Tylenol pode ser usado no tratamento da dengue, pois alivia os sintomas de dor muscular e febre, provocados pela doença.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

O genérico de Tylenol é o Paracetamol, porém outros remédios para a dor e para a febre podem ser Trimedal e Novalgina.

Dizeres Legais:

Tylenol Comprimidos 500 mg e 750 mg: MS: 1.1236.3326 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

Tylenol Sinus: MS: 1.1236.3365 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

Tylenol Gotas: MS: 1.1236.3326 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

Tylenol AP: MS: 1.1236.3326 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

Tylenol DC: MS: 1.5721.0015 | Farm. Resp.: Fernanda P. Runha

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.