Neosoro Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Neosoro ou Neosoro H é indicado para a descongestão nasal, em adultos e crianças. Além disso, Neosoro também apresenta uma atividade antisséptica, atuando contra alguma bactérias e fungos.

Posologia

Como usar?

Neosoro

  • A dose recomendada é de 2 a 4 gotas em cada narina, administradas 4 a 6 vezes por dia.

Neosoro H

  • A dose recomendada é de uma aplicação em cada narina, de 4 a 6 vezes por dia, ou de acordo com indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Neosoro ou Neosoro H podem incluir irritação local com sintomas como coceira ou sensação de queimação.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Neosoro ou Neosoro H está contraindicado para pacientes portadores de alguma doença ou em tratamento com medicamentos que promovam a retenção de sódio e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, Neosoro está contraindicado para crianças com menos de 6 anos de idade e Neosoro H para crianças com menos de 3 anos de idade.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Neosoro e Neosoro H têm na sua composição cloreto de sódio, um composto com propriedades descongestionantes, que mantém a tensão osmótica do sangue e tecidos. Além disso, o Cloreto de sódio umedece o muco acumulado nas narinas, facilitando a sua expulsão.

Além disso, Neosoro tem também na sua composição Cloreto de benzalcônio, um composto tensoativo iônico pertencente ao grupo dos compostos de amônio quaternário, que apresenta uma atividade antisséptica contra bactérias gram-positivas, gram-negativas e alguns fungos. Por fim, tem também na sua composição Cloridrato de nafazolina, uma amina simpatomimética capaz de promover a vasoconstrição e a descongestão nasal.

Neosoro e Neosoro H possuem ação mecânica de limpeza e proporcionam a diminuição do inchaço, favorecendo assim a higiene nasal e o fluxo do muco nasal.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Neosoro ou Neosoro H, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 60 anos de idade ou se estiver a tomar outros medicamentos.

As doses recomendadas de Neosoro nunca devem de ser excedidas, pois tal como outros descongestionantes nasais contendo vasoconstritores, o seu uso prolongado e excessivo pode piorar a congestão nasal.

Neosoro ou Neosoro H não devem ser utilizados em inaloterapia pois podem provocar broncoespasmo.

Cada embalagem de Neosoro ou Neosoro H apenas deve ser utilizada por uma pessoa, de modo a evitar a passagem de infecções.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Neosoro​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a ingestão acidental de Neosoro podem incluir dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, cólicas abdominais ou hipertensão.

Composição

Neosoro por cada 1 ml de solução nasal contém:

Cloreto de sódio _______________________________ 9,0 mg
Cloreto de benzalcônio __________________________ 0,1 mg
Cloridrato de nafazolina _________________________ 0,5 mg
Água destilada ___________________________________ 1 ml

Neosoro H por cada 1 ml de solução nasal contém:

Cloreto de sódio ______________________________ 30,0 mg
Excipientes _____________________________________ 1ml

(Excipientes: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, ácido cítrico, fosfato de sódio tribásico, fosfato de sódio monobásico, hidróxido de sódio e água).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Neosoro ou Neosoro H deve aplicar a dose esquecida logo que se lembre e reajustar os horários das doses seguintes, de forma a continuar o tratamento de acordo com os novos horários programados.

Neosoro vicia?

Sim, Neosoro quando usado em excesso e durante longos períodos de tempo pode viciar pois um dos seus efeitos a longo prazo consiste na piora dos sintomas da congestão nasal. Desta forma, o nariz encontra-se constantemente entupido, sendo necessária a utilização excessiva de Neosoro para que possa ser obtido o alivio rápido dos sintomas. Nestes casos, é recomendado que consulte o médico, para que este lhe possa indicar o tratamento adequado.

Laboratório

Neo Química

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.: - SAC: 0800 97 99 900

Dizeres Legais:

Ms: 1.5584.0083
Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.