Leiba Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Leiba é indicado no tratamento das enterocolites (inflamação do intestino delgado e grosso) e suas manifestações. É indicado também durante a terapêutica por antibióticos e quimioterápicos por via oral, principalmente em síndromes disenteriformes (doença aguda, infecciosa, específica, com lesões inflamatórias e ulcerativas das porções inferiores do intestino) quando então os Lactobacillus acidophilus protegem a flora intestinal normal (bactérias presentes no intestino). 

Como o Leiba funciona?

Leiba é restaurador e normalizador da flora intestinal fisiológica (bactérias presentes no intestino). Melhora o funcionamento intestinal, dificultando o desenvolvimento de flora bacteriana patogênica (que causa doenças).

Leiba é contraindicado em pessoas com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

O conteúdo do envelope deve ser misturado a pequenas quantidades de líquidos ou alimentos semi-sólidos. Não adicionar o produto a alimentos ou líquidos quentes (acima de 60ºC) ou gelados, assim como a bebidas alcoólicas.

O preparado deve ser administrado, de preferência, em jejum ou meia hora antes das refeições. No caso de pacientes sob tratamento com antibióticos ou quimioterápicos, administrar o produto um pouco antes desses agentes. Após a abertura dos envelopes, o produto deve ser imediatamente ingerido, pois o contato com o ar e a umidade pode alterar seu prazo de validade. 

Posologia 

Crianças e lactentes

O conteúdo de 1 envelope de Leiba, 2 vezes ao dia. 

Adultos

1 ou 2 envelopes de Leiba, 2 vezes ao dia. 

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Leiba?

Se você esquecer-se de tomar uma dose, tome tão logo você se lembre. Se estiver quase na hora da dose seguinte, pule a dose que você perdeu e volte a tomar no seu horário habitual. Nunca tome 2 doses ao mesmo tempo. 

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Gravidez, amamentação, pediatria e idosos

Os lactobacilos de Leiba não são absorvíveis, consequentemente o produto é desprovido de ação sistêmica, podendo ser utilizado por lactentes, crianças, adultos, gestantes, lactantes e idosos. 

Interações medicamentosa

A administração concomitante de antibióticos pode diminuir o efeito dos Lactobacillus acidophilus

Ingestão concomitante com outras substâncias

Não adicionar o produto a alimentos ou líquidos quentes (acima de 60ºC) ou gelados, assim como a bebidas alcoólicas.

Interferência em exames laboratoriais

Não são conhecidos casos de interferência de Leiba no resultado de exames laboratoriais. 

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Pessoas com sensibilidade ao leite e às proteínas animais podem ter reações do tipo alérgica (coceiras, vermelhidão na pele).

Podem ocorrer reações cardiovasculares, como: dor no peito; reações gastrintestinais, como: gases, constipação e vômito; reações respiratórias, como: soluços, produção anormal de muco; reações dermatológicas, como: rash (erupção) cutâneo. Não sabe se estas reações são atribuídas à terapia com lactobacilos ou ao uso concomitante com antibióticos. 

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Cada sachê do granulado contém: 

Lactobacillus acidophilus no mínimo 200 milhões de micro-organismos.

Excipientes: sucralose, dióxido de silício coloidal, aroma de laranja, lactose.

Não são conhecidos casos de superdosagem. Os lactobacilos de Leiba não são absorvíveis, consequentemente o produto é desprovido de ação sistêmica. 

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Os probióticos estimulam a multiplicação de micro-organismos (alguns benéficos e outros patogênicos), que participam da digestão, absorção e a síntese de vitaminas.

Os probióticos estimulam a multiplicação de micro-organismos benéficos nesse ecosistema, em detrimento à proliferação de micro-organismos potencialmente prejudiciais.

Em conclusão a suplementação da dieta com probióticos contribui para o equilíbrio da flora intestinal.

Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C) e proteger da umidade. 

Prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho). 

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. 

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. 

Após a abertura dos envelopes, o produto deve ser imediatamente ingerido, pois o contato com o ar e a umidade pode alterar seu prazo de validade. 

Apectos físicos e caracterísitcas farmacológicas

Sabor laranja pó granulado moderadamente grosso de coloração alaranjada, sabor e odor característico de laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. 

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Registro MS – 1.0497.0102 

Farm. Resp.:
Florentino de Jesus Krencas 
CRF-SP n° 49136 

União Química Farmacêutica Nacional S/A 
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 
Embu-Guaçu - SP - CEP 06900-000 
CNPJ 60.665.981/0001-18 
Indústria Brasileira 

SAC 0800 11 1559

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.