Lapatinib Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Lapatinib é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer de mama que já se espalhou para outras partes do corpo, em adultos.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada e a duração do tratamento com Lapatinib devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem do tipo de câncer de mama a tratar e das associações feitas com outros medicamentos.

Os comprimidos de Lapatinib devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água e pelo menos 1 hora antes ou 2 horas após as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Lapatinib podem incluir perda de apetite, sensação de mal-estar, náusea, vômito, cansaço, sensação de fraqueza, má digestão, prisão de ventre, feridas na boca, dor de estômago, dificuldade em adormecer, dores de costas, dores nas mãos e pés, dor nas articulações ou nas costas, tosse, falta de ar, dor de cabeça, sangramento do nariz, ondas de calor ou queda de cabelo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Lapatinib está contraindicado para pacientes a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, durante o tratamento com Lapatinib está também contraindicado comer toranja ou beber sucos deste fruto.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Lapatinib é um medicamento que pode ser tomado em associação com outros medicamentos anticancerígenos, com capecitabina, trastuzumab ou com um inibidor da aromatase sendo indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer de mama em estado avançado ou que apresenta metástases em outras regiões do corpo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Lapatinib, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver alguma doença do pulmão, inflamação do pulmão, problemas no fígado ou rins ou se tiver diarreia ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Lapatinib deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode afetar a sua capacidade para dirigir.

O tratamento com Lapatinib​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Lapatinib, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Lapatinib por cada comprimido contém:

Lapatinib _____________________________________ 250 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Celulose microcristalina, povidona (K30), carboximetilamido sódico (Tipo A), estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio (E171), macrogol 400, polissorbato 80, óxido de ferro amarelo (E172), óxido de ferro vermelho (E172)).

Interações Medicamentosas

Lapatinib não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como Hipericão, eritromicina, cetoconazol, itraconazol, posaconazol, voriconazol, rifabutina, rifampicina, telitromicina, ciclosporina, ritonavir, saquinavir, fenitoína, carbamazepina, cisaprida, pimozida, quinidina, digoxina, repaglinida, verapamil, nefazodona, topotecano, paclitaxel, irinotecano, docetaxel, rosuvastatina ou juntamente com medicamentos que diminuem a acidez do estômago.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Lapatinib, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Novartis

Novartis Pharmaceuticals Corporation: - Telf. 1-888-669-6682

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.