Kalyamon Kids Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Kalyamon Kids é indicado como suplemento vitamínico e mineral para:

  • Prevenção e tratamento das deficiências de cálcio em geral (exemplo: raquitismo);
  • Crescimento, dentição.

Complementação de cálcio nas seguintes situações:

  • Dietas hipoalergênicas pobres em cálcio (como por exemplo, algumas dietas para pacientes com “Alergia à Proteína do Leite de Vaca”);
  • Dietas onde há restrição parcial ou total à ingestão de leite, como por exemplo, “intolerância à lactose”, seja ela primária ou secundária (doenças que levam à lesão da mucosa intestinal com consequente má-absorção: HIV, doença inflamatória intestinal, desnutrição, entre outras);
  • Dietas vegetarianas estritas.

Como Kalyamon Kids funciona?

Kalyamon Kids é um suplemento vitamínico-mineral que possui uma combinação racional de todos os elementos essenciais à prevenção e combate dos estados de deficiência de cálcio. O seu efeito se faz sentir de maneira progressiva. Kalyamon Kids deve ser tomado na quantidade determinada e durante o tempo que for necessário para a completa recuperação.

Não tome Kalyamon Kids se você tiver hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes do medicamento.

Kalyamon Kids não deve ser utilizado nos seguintes casos:

  • Hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue);
  • Hipercalciúria (excesso de cálcio na urina);
  • Insuficiência renal (deficiência no funcionamento dos rins);
  • Cálculos renais;
  • Hiperparatireoidismo (aumento da produção de hormônio paratireoidiano);
  • Sarcoidose (tipo de doença inflamatória crônica).

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência renal.

Agite bem antes de usar.

Este medicamento deve ser tomado por via oral. Kalyamon Kids poderá ser adicionado à mamadeira, sucos, papas, etc.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Posologia

Kalyamon Kids deve ser administrado conforme a tabela de doses diárias recomendadas por faixa etária, a seguir:

Para prevenção e tratamento das deficiências de cálcio em geral, crescimento e dentição:

Idade do pacienteDoses diárias
Lactentes de 0 a 6 meses5 mL (equivalente a 1 colher de chá) uma vez ao dia
Lactentes acima de 6 meses e crianças até os 08 anos10 mL (equivalente a 2 colheres de chá) uma vez ao dia

Para complementação de cálcio nos casos de dietas hipoalergênicas pobres em cálcio (exemplo: “Alergia ao Leite de Vaca”), dietas onde há restrição parcial ou total à ingestão de leite (exemplo: “Intolerância à Lactose”) e dietas vegetarianas estritas:

Idade do paciente Doses diárias
Lactentes de 7 a 11 meses20 mL (equivalente a 4 colheres de chá) uma vez ao dia
Crianças de 1 a 3 anos25 mL (equivalente a 5 colheres de chá) uma vez ao dia
Crianças de 4 a 6 anos30 mL (equivalente a 6 colheres de chá) uma vez ao dia
Crianças de 7 a 10 anos35 mL (equivalente a 7 colheres de chá) uma vez ao dia

Qualquer alteração na posologia fica a critério médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Kalyamon Kids?

Em caso de esquecimento, administrar Kalyamon Kids assim que se lembrar. Não exceda a dose recomendada para cada dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

O risco-benefício deve ser considerado nas seguintes situações: desidratação, desequilíbrios eletrolíticos, antecedente de cálculo renal, acloridria (falta de acidez na secreção gástrica) ou hipocloridia (diminuição da acidez na secreção gástrica).

Interações Medicamentosas

  • Hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue) pode ocorrer quando sais de cálcio são administrados conjuntamente com diuréticos tiazídicos ou vitamina D;
  • O uso concomitante com outras preparações que contém cálcio ou magnésio pode levar à hipercalcemia ou hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue);
  • Os corticosteróides diminuem a absorção de cálcio;
  • Os sais de cálcio reduzem a absorção de bifosfonatos (exemplo: alendronato), fenitoínas e de alguns antibióticos (fluoroquinolonas e tetraciclinas);
  • Os sais de cálcio diminuem o efeito da levotiroxina, celulose, nitrato de gálio e bloqueadores do canal de cálcio (exemplo: verapamil);
  • Os medicamentos digitálicos, tais como a digoxina, podem ter seu efeito aumentado;
  • Suplementos com ferro: podem ter a sua absorção diminuída, devendo ser ingeridos após 2 horas do suplemento de cálcio;
  • Bicarbonato de sódio: seu uso concomitante ao cálcio pode levar à Síndrome leite-álcali.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Podem ocorrer sintomas gastrintestinais leves. Raramente pode ocorrer a síndrome de hipercalcemia aguda (sonolência, náusea, vômitos contínuos, fraqueza) quando administrado em quantidades excessivas, principalmente em indivíduos com insuficiência renal ou que estão tomando vitamina D.

Podem ocorrer cálculos renais e reações de hipersensibilidade. Foram descritos casos raros de reações de pele, como erupção cutânea.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Excipientes: ácido cítrico, aroma tutti-frutti, butil-hidroxitolueno, carmelose sódica, celulose microcristalina, corante vermelho FD&C n˚ 40, hipromelose, metilparabeno, óleo de milho, óleo de rícino hidrogenado etoxilado, sacarina sódica di-hidratada, sorbato de potássio, sorbitol e água purificada.

A hipercalcemia leve e sem sintomas é reversível apenas com a interrupção da ingestão de sais de cálcio. Para casos mais graves, deve-se procurar o atendimento médico para tratamento específico. Os primeiros sintomas de hipercalcemia são: obstipação severa, boca seca, dor de cabeça persistente, aumento da sede, irritabilidade, perda de apetite, apatia, gosto metálico, fraqueza.

No caso de uma ingestão acidental de altas doses, avise seu médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Hipercalcemia pode ocorrer quando sais de cálcio são administrados conjuntamente com diuréticos tiazídicos ou vitamina D.

O uso concomitante com outras preparações que contém cálcio ou magnésio pode levar à hipercalcemia ou hipermagnesemia.

Os corticosteróides diminuem a absorção de cálcio.

Os sais de cálcio reduzem a absorção de bifosfonatos (exemplo: alendronato), fenitoínas e de alguns antibióticos (fluoroquinolonas e tetraciclinas).

Os sais de cálcio diminuem o efeito da levotiroxina, celulose, nitrato de gálio e bloqueadores do canal de cálcio (exemplo: verapamil).

Os medicamentos digitálicos, tais como a digoxina, podem ter seu efeito aumentado.

Suplementos com ferro:

Podem ter a sua absorção diminuída, devendo ser ingeridos após 2 horas do suplemento de cálcio.

Bicarbonato de sódio:

Seu uso concomitante ao cálcio pode levar à Síndrome leite-álcali.

Resultados de Eficácia

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) tem indicações em planos de suplementação e/ou profilaxia. O comitê de nutrição da academia americana de pediatria recomenda a suplementação de cálcio para aquelas crianças e adolescentes que devam ser submetidas à dieta com restrição de leite e seus derivados.

Características Farmacológicas

O cálcio é um elemento indispensável ao organismo, participando da formação do tecido ósseo e da dentina, durante o período de crescimento, além de intervir ativamente em outros processos de vital importância para o corpo humano.

A fixação do cálcio pelo tecido ósseo depende, contudo, de dois outros elementos: o fósforo e a vitamina D. O fósforo participa, obrigatoriamente, da formação dos sais de cálcio, motivo pelo qual pode ser encontrado nos ossos e dentes numa proporção de 70 a 80%.

O colecalciferol (vitamina D) aumenta consideravelmente a absorção tanto do cálcio como do fósforo, propiciando o seu depósito adequado nas áreas de calcificação óssea e dentária.

Em fases de crescimento, sua necessidade é extremamente importante e em sua ausência aparece o raquitismo, caracterizado por deformidades do esqueleto devido a uma ossificação inadequada. A correção é feita mediante a administração correta das quantidades de cálcio, fósforo e vitamina D.

A cianocobalamina (vitamina B12) tem uma importante função no processo de formação dos glóbulos vermelhos e também no crescimento e estímulo do apetite das crianças.

O zinco corresponde a um componente de enzimas envolvidas na regulação da expressão gênica e favorece o crescimento harmônico.

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) é, em suma, uma combinação racional de todos os elementos essenciais à prevenção e combate dos estados de deficiência cálcica.

Conserve em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Proteja da luz.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Este medicamento, depois de aberto, deverá ser consumido em 50 dias. Após aberto, válido por 50 dias.

Características Físicas e Características organolépticas

Kalyamon Kids é apresentado na forma de suspensão de coloração rosa e aroma de tutti-frutti.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

MS – 1.1236.3389

Farm. Resp.:
Marcos R. Pereira – CRF-SP n° 12.304

Registrado por:
Janssen-Cilag Farmacêutica LTDA.
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
São Paulo - SP
CNPJ 51.780.468/0001-87

Fabricado por:
Janssen-Cilag Farmacêutica LTDA.
Rodovia Presidente Dutra, km 154
São José dos Campos – SP
CNPJ 51.780.468/0002-68
Indústria Brasileira

SAC 0800 7011851

www.janssen.com.br

Venda sob prescrição médica.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.