Imuran 50 mg Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Imuran 50 mg é indicado para reduzir a resposta imunitária, no tratamento de doenças de doenças autoimunes como artrite reumatoide grave, lúpus eritematoso sistêmico, dermatomiosite ou polimiosite, hepatite crônica ativa, pênfigo vulgar, poliarterite nodosa, anemia hemolítica ou púrpura trombocitopênica idiopática refratária crônica. Além disso, Imuran 50 mg também é indicado para reduzir a resposta imunitária do organismo em casos de transplante de órgãos, ajudando a evitar a sua rejeição.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Imuran a utilizar e a duração do tratamento dependem do problema a tratar e do estado da doença, devendo ser indicadas pelo seu médico.

Geralmente, a dose recomendada de Imuran varia de 1 a 3 mg por cada 1 kilo de peso corporal, por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Imuran 50 mg podem incluir infecções virais, fúngicas e bacterianas, diminuição do número de células brancas no sangue e de plaquetas, anemia, sensibilidade aumentada, inflamação do pâncreas e problemas no fígado.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Imuran 50 mg está contraindicado para pacientes com historial de alergia à mercaptopurina ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Imuran tem na sua composição azatioprina, um derivado da mercaptopurina, que age reduzindo as reações de defesa do organismo e a força do sistema imunológico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Imuran 50 mg, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, amamentando ou se pretender engravidar, tiver historial de alergia ao Purinethol, doença ou problemas nos rins ou fígado, for portador de uma condição em que o corpo produz pouca tiopurina metiltransferase, tiver síndrome de Lesch-Nyhanm, diabetes, historial de catapora ou herpes-zóster ou se pretender tomar alguma vacina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Imuran 50 mg, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Imuran 50 mg por cada comprimido revestido contém:

Azatioprina _________________________ 50 mg

Excipientes ___________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, ácido esteárico, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, água purificada).

Interações Medicamentosas

Imuran 50 mg não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como vacinas vivas, penicilamina, captopril, cimetidina, indometacina, cotrimoxazol, alopurinol, tubocurarina, furosemida, varfarina, mesalazina, olsalazina ou juntamente com sulfassalazina.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Imuran deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Imuran nunca devem ser administradas a dobrar.

Imuran engorda?

Não, Imuran não engorda, porém em alguns casos, pode ser usado em associação com medicamentos corticoides, que podem causar inchaço e aumento de apetite, levando ao aumento de peso.

Laboratório

Apsen Farmacêutica S.A.

- SAC: 0800 16 5678

Dizeres legais:

Reg. MS: 1.3764.0128

Farm. Resp.: Dra. Juliana Aguirre M. Pinto.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.