Iloprosta Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Tratamento de doentes adultos com hipertensão pulmonar primária, classificada como classe funcional III da NYHA, para melhorar a capacidade de exercício e os sintomas.

  • −  Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes.
  • −  Situações em que os efeitos do Ventavis sobre as plaquetas podem aumentar o risco de hemorragia (por exemplo, úlceras pépticas ativas, trauma, hemorragia intracraniana).
  • −  Doença coronária grave ou angina instável.
  • −  Enfarte do miocárdio nos últimos seis meses.
  • −  Insuficiência cardíaca descompensada se não se encontrar sob vigilância médica rigorosa.
  • −  Arritmias graves; acidentes cerebrovasculares (por exemplo, acidente isquémico transitório, acidente vascular cerebral) nos últimos 3 meses.
  • −  Hipertensão pulmonar devido a doença oclusiva venosa.
  • −  Defeitos valvulares congénitos ou adquiridos com perturbações da função do miocárdio clinicamente relevantes não relacionadas com hipertensão pulmonar.
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

Este medicamento só deve ser iniciado sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento da hipertensão pulmonar.

Posologia

Dose por sessão de inalação

No início do tratamento com este medicamento, a primeira dose inalada deve ser de 2,5 micrograma de iloprost (conforme fornecido no aplicador bucal do nebulizador). Se esta dose for bem tolerada, a dosagem deve ser aumentada para 5 micrograma e mantida nesta dose. Em caso de baixa tolerabilidade à dose de 5 micrograma, a dose deve ser reduzida para 2,5 micrograma.

Dose diária

A dose por sessão de inalação deve ser administrada 6 a 9 vezes por dia de acordo com a necessidade e a tolerabilidade individuais.

Duração do tratamento

A duração do tratamento depende do estado clínico e é deixado ao critério do médico. Caso o estado do doente se deteriore com este tratamento, deverá considerar-se o tratamento com prostaciclina por via intravenosa.

Doentes com compromisso hepático

A eliminação do iloprost é reduzida em doentes com disfunção hepática.

Para evitar acumulação indesejável ao longo do dia, é necessário tomar especial cuidado com estes doentes durante a titulação da dose inicial. Inicialmente, deverão ser administradas doses de 2,5 micrograma com intervalos entre dosagens de 3-4 horas (corresponde à administração máxima de 6 vezes ao dia). Depois disso, os intervalos entre doses poderão ser encurtados com cuidado, com base na tolerabilidade individual. Se a dose atingir um máximo de 5 micrograma, mais uma vez se deve optar por intervalos entre dosagens de 3-4 horas inicialmente, que serão encurtados posteriormente de acordo com a tolerabilidade individual. Não é provável uma acumulação de iloprost na sequência de um tratamento de vários dias devido à interrupção noturna da administração do medicamento.

Doentes com compromisso renal

Não há necessidade de se fazer uma adaptação da dose em doentes com uma depuração da creatinina > 30 ml/min (conforme determinado a partir da creatinina sérica utilizando as fórmulas Cockroft e Gault). Não foram investigados nos ensaios clínicos doentes com uma clearance da creatinina ≤ 30 ml/min. Dados da administração intravenosa de iloprost, indicam que a eliminação é reduzida em doentes com insuficiência renal que necessitem de diálise. Assim, as mesmas recomendações de dosagem em doentes com afeção hepática (ver acima) devem ser aplicadas.

População pediátrica

A segurança e eficácia deste medicamento em crianças até aos 18 anos de idade não foram estabelecidas. Não existem dados decorrentes de ensaios clínicos disponíveis.

Modo de administração

Este medicamento destina-se a ser administrado por via inalatória por nebulização, este medicamento 10 micrograma/ml solução para inalação por nebulização é administrado com um dispositivo de inalação adequado (nebulizador).

Foi demonstrado que dois sistemas de nebulização de ar comprimido, HaloLite e Prodose, são nebulizadores adequados para a administração deste medicamento. Com ambos os sistemas, o diâmetro médio aerodinâmico da massa da gotícula de aerossol (MMAD) com iloprost situou-se entre 2,6 e 2,7 micrómetros. Para cada sessão de inalação, o conteúdo de uma ampola contendo 2 ml deste medicamento solução para inalação por nebulização será transferido para a câmara da medicação do nebulizador imediatamente antes da utilização. HaloLite e Prodose são sistemas dosimétricos. Param automaticamente assim que tiver sido administrada a dose pré-definida. O tempo de inalação depende do padrão respiratório do doente.

Dispositivo

Dose de iloprost no aplicador bucal

Tempo de inalação calculado (frequência de 15 respirações por minuto)

HaloLite e Prodose

2,5 micrograma 5 micrograma

4 a 5 min 8 a 10 min

Para uma dose de 5 micrograma de iloprost no aplicador bucal, recomenda-se que sejam completados dois ciclos de inalação com programa de dose pré-definida de 2,5 micrograma com o conteúdo de uma ampola contendo 2 ml deste medicamento solução para inalação por nebulização, que é marcado com dois anéis de cor (branco – rosa).

Demonstrou-se também que Venta-Neb, um nebulizador ultrassónico portátil alimentado a bateria, é igualmente adequado para a administração deste medicamento. O MMAD medido das gotículas de aerossol era de 2,6 micrómetros.
Para cada sessão de inalação será transferido o conteúdo de uma ampola contendo 2 ml deste medicamento solução para inalação por nebulização e que é marcado com dois anéis de cor (branco – rosa) para a câmara de medicamento do nebulizador imediatamente antes da sua utilização.

Podem funcionar dois programas:

P1 Programa 1 : 5 micrograma de substância ativa no aplicador bucal para 25 ciclos de inalação. P2 Programa 2 : 2,5 micrograma de substância ativa no aplicador bucal para 10 ciclos de inalação. A seleção do programa pré-definido é feita pelo médico.

O Venta-Neb indica ao doente que deve inalar mediante um sinal ótico e acústico. O nebulizador para após a dose pré-definida ter sido administrada.
Para obter o tamanho de gotícula ideal para a administração deste medicamento deve utilizar-se a placa defletora verde. Para obter pormenores, consulte o manual de instruções do nebulizador Venta-Neb. Para mais pormenores consulte o manual de instruções do nebulizador Venta-Neb.

Dispositivo

Dose de iloprost no aplicador bucal

Tempo de inalação calculado

V enta-Neb

2,5 micrograma 5 micrograma

4 min 8 min

O sistema I-Neb AAD é um sistema nebulizador portátil, manual, com tecnologia de rede vibratória. Este sistema cria gotículas por ultrassons, o que força a solução através de uma rede. O nebulizador I- Neb AAD é igualmente adequado para a administração deste medicamento. O MMAD medido das gotículas de aerossol era de 2,1 micrómetros.

Este nebulizador monitoriza o padrão respiratório para determinar o tempo de pulsação necessário para fornecer a dose pré-definida de 2,5 ou 5 micrograma de iloprost.

A dose pré-definida fornecida pelo sistema I-Neb AAD é controlada pela câmara de medicamento em combinação com um disco de controlo. Existem duas câmaras de medicamento codificadas por cores. Para cada câmara de medicação existe um disco de controlo codificado com a cor correspondente:
A câmara de medicamento com a lingueta vermelha é utilizada juntamente com o disco de controlo vermelho para a dose de 2,5 micrograma.

A câmara de medicamento com a lingueta roxa é utilizada juntamente com o disco de controlo roxo para a dose de 5 micrograma.

Para cada sessão de inalação com o sistema I-Neb AAD, o conteúdo de uma ampola de 1 ml deste medicamento, apresentando doisanéis de cor (branco-amarelo), será transferido para a câmara de medicamento adequada imediatamente antes da sua utilização.

Dispositivo

Dose de iloprost no aplicador bucal

Tempo de inalação calculado

I-Neb AAD

2,5 micrograma5 micrograma

3,2 min 6,5 min

Uma vez que foi demonstrado que o nebulizador I-Neb produz um aerossol com características físicas ligeiramente diferentes dos produzidos pelos dispositivos HaloLite, Prodose e Venta-Neb e de rápida libertação da solução, os doentes que tenham estabilizado com um nebulizador não devem trocar para outro nebulizador sem a supervisão do médico assistente.

Não foram estabelecidas a eficácia e a tolerabilidade do iloprost inalado quando administrado com outros sistemas nebulizadores, que proporcionam características diferentes de nebulização da solução de iloprost.

Ventavis

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.