IBUFLEX Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Ibrance é indicado para o tratamento do câncer da mama avançado em mulheres após a menopausa.

Posologia

Como usar?

As doses de Ibrance a utilizar e a duração do tratamento, dependem do estado da doença e da resposta individual de cada paciente, sendo que, devem ser indicadas pelo seu médico.

Ibrance​ deve ser engolido com água, sem partir ou mastigar e deve ser tomado juntamente com alimentos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Ibrance podem incluir tontura, falta de ar, fraqueza, manchas roxas, sangramento do nariz, cansaço estremo, infecção no trato respiratório, náusea, dormência ou formigamento nos braços, mãos, pernas ou pés, úlceras ou feridas na boca, perda de cabelo, diarreia, diminuição do apetite, vômito ou fraqueza.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Ibrance está contraindicado para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Ibrance é um medicamento que tem na sua composição Palbociclib, um composto que diminui a proliferação de células cancerígenas, pois bloqueia a fase G1 e S do ciclo de crescimento celular.

Geralmente, o tratamento com Ibrance é completado com remédios anti-estrogénios, como Letrozole, de forma a aumentar o efeito inibidor deste medicamento sobre o crescimento de células tumorais.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Ibrance, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver sinais e sintomas de infecção como febre, arrepios, dor de garganta, hematomas, sangramento ou palidez, tiver problemas nos rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica, como vitaminas ou suplementos naturais.

Durante o tratamento com Ibrance, pode ocorrer o aparecimento de coágulos de sangue nas artérias dos pulmões, pelo que, caso sinta sintomas como falta de ar, dor no peito que piora ao inspirar, batimentos cardíacos rápidos ou respiração forte, deve consultar o seu médico o mais rapidamente possível. Além disso, Ibrance pode afetar a capacidade do organismo para combater infecções, podendo levar ao aparecimento de infecções graves, sendo que caso sinta sintomas como febre ou arrepios, deve consultar o seu médico.

Durante o tratamento com Ibrance, deve evitar a ingestão de toranja, sucos de toranja ou outros produtos com toranja, pois este fruto pode interferir com o tratamento.

O tratamento com Ibrance​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Ibrance​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Palbociclib ____________________ 75 mg, 100 mg ou 125 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Celulose microcristalina, lactose mono-hidratada, amido glicolato de sódio, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, e cápsulas revestidas com gelatina).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Ibrance deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Ibrance nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Pfizer

Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen – Alemanha: - SAC: 0800 16 7575

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.