Hidantina Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

A Hidantina é indicada para a maior parte das formas de epilepsia de crianças e adultos, assim como em alguns casos de problemas cardíaco, como arritmias.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Hidantina comprimidos 100 mg para adultos é de 100 mg, 1 comprimido, 3 vezes por dia, podendo a dose ser aumentada para 200 mg, 2 comprimidos, 3 vezes por dia, caso seja necessário.

Para crianças com mais de 6 anos de idade, a dose recomendada de Hidantina comprimidos 100 mg é de 100 mg, 1 comprimido, 3 vezes por dia. Ao final de uma semana de tratamento, caso seja necessário, a dose pode ser aumentada para 100 mg, 1 comprimido, 4 vezes por dia. Para o caso de crianças com idade inferior a 4 anos, a dose recomendada é de 30 mg, cerca de 1/3 de comprimido que pode ser misturado com creme ou leite, 2 vezes por dia, podendo a dose de 30 mg ser administrada até 3 a 4 vezes por dia caso seja necessário.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais da Hidantina incluem síndrome de hipersensibilidade, náuseas, vômitos, hipertrofia gengival, vertigens, perturbação visual, ataxia, confusão mental, síndrome cerebelo vestibular, trombocitopenia, granulocitopenia, agranulocitose, pancitopenia, arritmias atriais e ventriculares, hipotensão, alterações na função respiratória, rash cutâneo, hirsutismo, eritema polimorfo, urticária, pigmentação cutânea no rosto e pescoço ou pensamentos de auto-agressão e suicídio.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Hidantina está contraindicado para pacientes com historial de alergia à Fenitoína ou a outras hidantoínas ou a qualquer outro componente da fórmula, pacientes com bradicardia sinusal, pacientes com síndrome de Adam-Stokes, pacientes com bloqueio A-V de 2º e 3º graus, pacientes com bloqueio sino-atrial e em pacientes com doenças no fígado.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Na bula não é indicada Farmacocinética.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento com Hidantina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, for diabético, tiver os níveis de Albumina baixos, for de ascendência chinesa das etnias Han e Thai e tiver uma variante genética do alelo HLA-B*1502 ou se estiver a tomar outros medicamentos.

O tratamento com Hidantina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico, e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Hidantina, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, e os sintomas iniciais de sobredosagem incluem nistagmo, ataxia, disartria, tremor, hiperreflexia, sonolência, tonturas, letargia, afasia, visão turva, náuseas ou vómitos.

Composição

Cada comprimido de Hidantina 100 mg contém:

Fenitoína ______________________________________ 100 mg
Excipientes _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido de milho, carboximetilamido sódico, celulose microcristalina, talco, ácido esteárico, sílica coloidal anidra e estearato de magnésio. Revestimento: hipromelose).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma ou mais doses de Hidantina, deve saltar a dose esquecida e continuar a posologia indicada pelo seu médico. As doses de Hidantina nunca devem ser ingeridas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Hidantina não deve ser administrada juntamente com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como produtos naturais ou extractos vegetais contendo Hypericum perforatum, Cloranfenicol, anticoagulantes com Cumarina, Sulfafenazol, derivados de Acetilureia, Sulfonamidas, Dicumarol, Disulfiram, Isoniazida, Cimetidina, Sultiamo, Fenilbutazona, Tolbutamida, Salicilatos, Clordiazepóxido, Fenotiazinas, Diazepam, bebidas alcoolicas, Carbamazepina, Ácido Fólico, Fenobarbital, Valproato de Sódio e certos Antiácidos, outros medicamentos com potencial epilepticogénico, Corticosteróides, Dicumarol, Doxiciclina, Contraceptivos Orais, Quinidina, Vitamina D, Digoxina, Rifampicina, Estrogénios ou Furosemida.

Laboratório

Laboratórios Vitória, S.A.

O principio ativo da Hidantina​ é a​ Fenitoína que é o genérico deste medicamento. Outros medicamentos com Fenitoína podem ser Fenobarbital, Hidantal, Epelin ou Labesfal e outros medicamentos com propriedades semelhantes podem ser o Carbamazepina ou Diazepam.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.