Gyno-Fungix Creme Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Gyno-Fungix é indicado para infecções na vagina e vulva causadas por Candida albicans, no tratamento da candidíase vulvovaginal, em mulheres.

Posologia

Como usar?

Aplicar o conteúdo de 1 aplicador cheio, cerca de 5 g de creme, 1 vez por dia, de preferência ao deitar, durante 5 dias consecutivos ou de acordo com indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Gyno-Fungix incluem dor de cabeça, sensação de queimação genital, cólica menstrual e coceira, desconforto, dor e sensação de queimação no local da aplicação.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Gyno-Fungix está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, para crianças e para pacientes com alergia ao terconazol, a outros derivados imidazólicos ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Gyno-Fungix é um medicamento que tem na sua composição Terconazol, um composto antifúngico de amplo espectro eficaz na eliminação do fungo Candida albicans. A sua ação centra-se na inibição da formação da membrana do fungo, sendo assim eficaz no tratamento de diversas infecções fúngicas, incluindo candidíase vulvovaginal.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Gyno-Fungix​, deverá falar com o seu médico se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Gyno-Fungix, mantenha uma higiene pessoal rigorosa para controlar a infecção ou possível reinfecção e evite utilizar roupas íntimas de tecido sintético, como nylon. Além disso, durante o tratamento com Gyno-Fungix, evite a utilização de diafragmas e preservativos, uma vez que os componentes de Gyno-Fungix podem danificar a borracha, o latex, destes métodos contraceptivos.

O tratamento com Gyno-Fungix nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Gyno-Fungix​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cada 1 grama de Gyno-Fungix contém:

Terconazol ______________________________________ 8 mg
Excipientes _______________________________________ 1 g

(Excipientes: álcool estearílico, propilenoglicol, álcool cetílico, estearato de sorbitana, polissorbato 60, miristato de isopropila, butil-hidroxianisol, polissorbato 80, água purificada).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Gyno-Fungix deverá saltar a dose esquecida, e aplicar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Gyno-Fungix nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Gyno-Fungix é antibiótico?

Gyno-Fungix não é um antibiótico, é sim um antifúngico eficaz contra a candidíase vaginal.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

O genérico de Gyno-Fungix é o Terconazol, porém outros remédios para tratar a candidíase vaginal, podem ser Gynotran o Gynopac.

Dizeres Legais:

MS: 1.1236.0020
Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.