Glifage Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Glifage ou Glifage XR é indicado para o tratamento da diabetes do tipo 2 ou no tratamento da diabetes tipo 1 quando associado ao tratamento com insulina, em adultos. Além disso, Glifage ​ou Glifage XR também é indicado para casos de Síndrome dos Ovários Policísticos, no tratamento do excesso do peso frequentemente associado a esta condição.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Glifage ou Glifage XR tem na sua composição Metformina, um composto capaz de tratar a diabetes, pois ajuda o corpo a baixar os níveis de de açúcar no sangue quando estes se encontram muito elevados.

Nos portadores de diabetes, o pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não é capaz de utilizar adequadamente a insulina que produz, o que conduz a um elevado nível de glicose (açúcar) no sangue. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que os tecidos do corpo absorvam a glicose (açúcar) do sangue e a usem para produzir energia.

Posologia

Como usar?

Glifage

- Tratamento da diabetes tipo 2:

  • Adultos: geralmente, a dose inicial recomendada pode variar entre os 850 mg e os 1000 mg por dia, podendo esta dose ser aumentada de acordo com indicação médica até um máximo de 2550 mg por dia.
  • Crianças com mais de 10 anos: geralmente, a dose inicial recomendada é de 500 mg por dia, podendo esta dose ser aumentada de acordo com indicação médica até um máximo de 2000 mg por dia.

- Tratamento da diabetes tipo 1 dependentes de insulina:

  • Quando administrado juntamente com insulina, a dose inicial recomendada de Glifage pode variar entre os 500 mg e os 850 mg por dia, administrados 2 a 3 vezes por dia, de acordo com indicação médica.

- Tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos:

  • Geralmente, a dose inicial recomendada pode variar entre os 1000 e os 1500 mg por dia, divididos em 2 ou 3 doses por dia. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada até aos 2250 mg por dia.

Os comprimidos de Glifage devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água e durante ou depois de uma refeição, sem partir ou mastigar. Além disso, as doses de Glifage podem ser administradas ao almoço, ao lanche ou ao jantar, dependendo da dose recomendada e do número de comprimidos a ingerir.

Glifage XR

- Tratamento da diabetes tipo 2:

  • Adultos: geralmente, a dose inicial recomendada pode variar entre os 500 mg e os 750 mg por dia, podendo esta dose ser aumentada de acordo com indicação médica até um máximo de 2250 mg por dia.

- Tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos:

  • Geralmente, a dose recomendada pode variar entre os 1000 e os 1500 mg por dia, administrados em toma única.

Os comprimidos de Glifage XR devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água e durante ou depois do jantar, sem partir ou mastigar. Os comprimidos de Glifage XR geralmente devem ser administrados em toma única e de preferência ao jantar.

De acordo com indicação médica, Glifage ou Glifage XR podem ser administrados em conjunto com outros medicamentos para a diabetes, de modo a completar o tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Glifage ou Glifage XR podem incluir náusea, vômito, diarreia, dor na barriga, perda de apetite ou alterações do sabor.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Glifage ou Glifage XR está contraindicado para pacientes com problema de funcionamento do fígado ou dos rins, diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose graves, pacientes com infecção grave ou desidratados, pacientes com historial de problemas cardíacos, problemas circulatórios graves ou dificuldades respiratórias, pacientes que ingiram bebidas alcoólicas em excesso ou que tinham de ser submetidos a cirurgia eletiva de grande porte ou a exame utilizando meio de contraste contendo iodo e para pacientes com alergia à Metformina ou a algum dos componentes da fórmula. Além disso, Glifage está também contraindicado para crianças com menos de 10 anos de idade e Glifage XR para crianças com menos de 17 anos de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Glifage ou Glifage XR, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas nos rins ou estiver em tratamento com medicamentos para baixar a pressão, anti-inflamatórios não esteroides ou com diuréticos ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Glifage ​ou Glifage XR caso sinta sintomas como vômitos, dores de barriga com cãibras musculares, sensação geral de mal-estar com grande cansaço e dificuldade em respirar, deve interromper o tratamento e consultar o médico pois estes podem ser sintomas de acidose láctica. Além disso, antes de iniciar o tratamento com Glifage o seu médico deve avaliar a função de seus rins e monitoriza-la durante o tratamento.

Durante o tratamento com Glifage ​ou Glifage XR juntamente com outros medicamentos para o tratamento da diabetes que possam causar hipoglicemia deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas pois este medicamento pode baixar demasiado os níveis de açúcar no sangue e causar tontura, sonolência, batimentos cardíacos acelerados, alterações de visão e dificuldades de concentração. Caso sinta algum destes sintomas, é geralmente útil comer ou beber algo contendo açúcar.

O tratamento com Glifage ​ou Glifage XR não dispensa a necessidade de adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta adequada para diabéticos com redução de açúcares e calorias e a prática regular de exercício físico. Além disso, o tratamento nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Glifage ou Glifage XR​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Glifage ou Glifage XR deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Glifage nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Composição

Glifage

  • Glifage 500 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de metformina ________________________ 500 mg
- Equivalente a 390 mg de Metformina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, hipromelose, povidona).

  • Glifage 850 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de metformina ________________________ 850 mg
- Equivalente a 663 mg de Metformina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, hipromelose, povidona).

  • Glifage 1 g por cada comprimido contém:

Cloridrato de metformina ___________________________ 1 g
- Equivalente a 780 mg de Metformina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, povidona).

Glifage XR

  • Glifage XR 500 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de metformina ________________________ 500 mg
- Equivalente a 390 mg de Metformina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica, hipromelose e celulose microcristalina).

  • Glifage XR 750 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de metformina ________________________ 750 mg
- Equivalente a 585 mg de Metformina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica e hipromelose).

  • Glifage XR 1 g por cada comprimido contém:

Cloridrato de metformina ___________________________ 1 g
- Equivalente a 780 mg de Metformina
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: estearato de magnésio, carmelose sódica e hipromelose).

Interações Medicamentosas

Glifage ou Glifage XR não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, inibidores da enzima da conversão da angiotensina, diuréticos, agonistas beta-2 como salbutamol ou terbutalina, corticosteroides ou tetracosactida, clorpromazina ou juntamente com danazol.

Glifage emagrece?

Sim, em alguns casos a Glifage pode ser uso para emagrecer, sobre prescrição médica, pois promove uma diminuição do apetite, que conduz à perda de peso, especialmente no inicio do tratamento.

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

O genérico de Glifage é a Metformina e outros medicamentos para o tratamento da diabetes podem ser Xultophy, Lyxumia ou Forxiga.

Dizeres Legais:

Glifage: MS: 1.0089.0193 | Farm. Resp.: Fernanda P. Rabello
Glifage XR: MS: 1.0089.0340 | Farm. Resp.: Fernanda P. Rabello

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.