Giotrif Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

É um medicamento em comprimido utilizado para tratar um tipo específico de câncer do pulmão, conhecido como câncer de pulmão de células não pequenas.

Existem três diferentes dosagens do comprimido: 20 mg, 30 mg ou 40 mg.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 40 mg por dia, podendo ser aumentada ou diminuída de acordo com avaliação e indicação do médico. Deve ser tomado uma vez por dia e à mesma hora, com um copo de água sem gás, sem alimentos, pelo menos 1 hora antes de comer ou 3 horas depois de ter comido.

O comprimido deve ser ingerido inteiro, mas em caso de dificuldade, pode-se dissolver num copo de água sem gás, agitando ligeiramente e esperando até 15 minutos para que o comprimido se dissolva. Deve-se beber a água toda do copo e, de seguida, encher novamente o copo e beber o líquido para certificar que se ingeriu todo o medicamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais são diarreia, inflamação dos pulmões com dificuldade em respirar e tosse intensa, conjuntivite, assim como vermelhidão e coceira na pele. Além disso, também podem surgir feridas na boca, infecção nas unhas, perda de apetite, sangramento pelo nariz, náuseas e vômitos.

É ainda frequente existir alterações dos valores do fígado no exame de sangue, dor ao urinar, perda de peso ou febre.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado durante a amamentação ou por mulheres grávidas, sendo aconselhado utilizar um método contraceptivo eficaz até 1 mês depois de terminar o tratamento.

Crianças com menos de 18 anos ou pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula também não devem usar este medicamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Giotrif contém afatinib que bloqueia a ação de umas substâncias presentes no câncer, impedindo que as suas células cresçam, multipliquem e invadam outros órgãos, espalhando o câncer pelo corpo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Mulheres com menos de 50 Kg ou com problemas de rins devem comunicar ao médico para avaliar a utilização do remédio sem que surjam muitos efeitos colaterais. No caso de existir histórico de inflamação pulmonar, problemas de fígado, doença de coração ou secura dos olhos, deve-se fazer o tratamento com precaução.

Este medicamento contém lactose, pelo que pessoas com intolerância à lactose devem avisar o médico antes de começar a tomar.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de ingestão de dose superior à indicada, deve-se consultar imediatamente o médico, pois podem surgir efeitos colaterais graves que precisam de cuidados hospitalares.

Composição

Giotrif contém em cada comprimido:

Afatinib _________________________ 20 mg, 30 mg ou 40 mg

Excipientes _______________________________ comprimido

(Excipientes: lactose monohidratada, celulose microcristalina (E460), sílica coloidal anidra (E551), crospovidona tipo A, estearato de magnésio (E470b), hipromelose (E464), macrogol 400, dioxido de titânio (E171), talco (E553b), polisorbato 80 (E433)).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado em temperatura ambiente, protegido da luz ou umidade, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals

- Tel.: 1 800 542 6257

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.