Gilenya Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

O Gilenya é um medicamento usado para tratar a esclerose múltipla remitente recorrente.

Embora este remédio não cure a esclerose múltipla, ajuda a reduzir o número de recidivas que ocorrem e a diminuir o acúmulo de problemas médicos devido à progressão da doença.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de uma cápsula de 0,5 mg ao dia, todos os dias à mesma hora, durante o tempo que for indicado pelo médico.

Se for esquecida uma dose, deve-se tomar a próxima dose conforme planejado e nunca tomar uma dose dobrada para compensar a dose esquecida.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são bronquite com sintomas como tosse com catarro, dor no peito e febre, gastroenterite com sintomas como vômitos, náuseas, diarreia e febre, infecções por vírus da herpes com sintomas como bolhas, ardor, coceira ou dor ao redor da boca ou genitais e frequência cardíaca baixa.

Com menos frequência, pode também ocorrer pneumonia com sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar, edema macular com sintomas como sombras e pontos cegos no centro da visão, visão borrada e dificuldade em ver cores e detalhes.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser tomado por pessoas alérgicas ao fingolimode ou a qualquer um dos excipientes.

Além disso, o Gilenya também é contraindicado em pessoas que já tiveram ataque do coração, angina instável, derrame ou suspeita de derrame, ou alguns tipos de insuficiência cardíaca nos últimos 6 meses e também não deve ser usado em pessoas com arritmia, com QT prolongado visto no ECG, pressão sanguínea não controlada ou problemas graves de respiração durante o sono, que tomam medicamentos que alteram o ritmo cardíaco, ou que tenham problemas graves no fígado.

O Gylenya também não deve ser usado em grávidas, mulheres a amamentar, crianças ou adolescentes com menos de 18 anos de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar este medicamento, deve-se fazer um eletrocardiograma para verificar a saúde do coração e ficar sob observação durante 6 horas após tomar a primeira dose, de modo a verificar a frequência cardíaca e pressão arterial.

Este medicamento diminui a contagem de células brancas sanguíneas, responsáveis por combater infecções, por isso, durante o tratamento, podem-se contrair infecções mais facilmente.

No início do tratamento, pode ocorrer diminuição da frequência cardíaca, principalmente após a primeira dose, que geralmente retornam ao normal em menos de um dia.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Gilenya tem na sua composição fingolimode, que pode alterar a forma como o sistema imune funciona e ajuda a combater ataques ao sistema imune, afetando a habilidade de algumas células brancas sanguíneas de se moverem livremente no sangue e impedindo as células que causam inflamação de chegarem ao cérebro, o que reduz os danos nos nervos causados pela esclerose múltipla.

Além disso, este remédio também pode ter um efeito direto e benéfico em certas células do cérebro envolvidas na reparação ou redução dos danos causados pela esclerose múltipla. Em estudos clínicos, o fingolimode demonstrou reduzir o número de ataques, reduzindo o número de recidivas graves e recidivas que devem ser tratadas no hospital, diminuindo a progressão da doença.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, deve-se procurar rapidamente socorro médico e levar a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Composição

Cada cápsula de Gilenya contém:

Cloridrato de fingolimode________________________0,56 mg*

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

*(equivalente a 0,5 mg de fingolimode)

(Excipientes: manitol, estearato de magnésio, dióxido de titânio e gelatina (componente das cápsulas)).

Informações Legais

MS – 1.0068.1076

Farm. Resp.: Virginia da Silva Giraldi – CRF-SP 15.779
SIC: 0800 888 3003

Laboratório

Novartis Biociências

- SAC: 0800 888 3003

Dizeres legais:

MS – 1.0068.1076 | Farm. Resp.: Virginia da Silva Giraldi – CRF-SP 15.779
SIC: 0800 888 3003

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.