Gel Condutor Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Gel Condutor é um sistema eletrônico revolucionário, desenhado para aplicar diretamente ao corpo uma estimulação elétrica de baixa intensidade, visando o alívio sintomático de dores em geral, dores musculares e tensões musculares moderadas associadas ao estresse.

O aparelho é usado até que a bateria se esgote, e então o dispositivo deverá ser descartado em local apropriado de acordo com a legislação local. Se o Gel Condutor estiver ligado, mas não em contato com a superfície da pele, o aparelho se desliga automaticamente após 5 minutos com a finalidade de preservar a vida útil da bateria.

Para que serve

Para o alívio temporário da dor, Gel Condutor pode ser usado para as seguintes indicações:

  • Lombalgia (dor nas costas);
  • Dismenorreia
  • Osteoartrite e “artroses”;
  • Dorsalgia (dor nos ombros, como por exemplo as relacionadas a tensão e dor na parte superior das costas);
  • Tendinite crônica;
  • Outras dores musculares crônicas nas extremidades superiores (braços) e inferiores (pernas).

O Gel Condutor não deve ser aplicado:

  • Sobre a artéria carótida (região frontal e lateral do pescoço); 
  • Na região frontal da cabeça (testa);
  •  Sobre as mamas;
  • Sobre feridas abertas.

O Gel Condutor não deve ser utilizado:

  • Em pacientes portadores de marcapasso ou desfibrilador;
  • Simultaneamente com equipamentos cirúrgicos de alta frequência;
  • Em pacientes com próteses metálicas;
  • Por pacientes com dor de causa desconhecida;
  • Em quadros dolorosos causados por apendicites, gastralgias (dor de estômago), hepatite, etc;
  • Durante a gravidez (a segurança da estimulação elétrica em grávidas não está estabelecida).
Isento de Prescrição Médica

Aplicação do Gel Condutor

  1. Retire o protetor do gel condutor dos eletrodos escrito “Proteção”.
  2. Fixe o gel sobre os eletrodos do Gel Condutor; após fixados, retire os protetores com a indicação “Retirar”. Não descarte estes protetores, pois deverão ser recolocados sobre o gel após a utilização do aparelho, para conservação dos mesmos.
  3. Limpe e seque o local da aplicação do Gel Condutor; se necessário, raspe os pelos do local (quando forem em excesso). A aplicação deve ser no local da dor ou o mais próximo possível dele.
  4. Se a superfície do gel condutor não estiver úmida e pegajosa, molhe-as levemente com a ponta do dedo umedecida.
  5. Aplique o Gel Condutor no local e aperte suavemente as áreas do gel, assegurando completa adesão à pele.
  6. Utilize seu Gel Condutor conforme descrito no item seguinte (operação e ajuste do Gel Condutor). Em média, cada sessão pode durar de 20 a 30 minutos, tempo médio suficiente para aliviar a dor; da mesma forma que pode ser aplicado por mais tempo, pois não há nenhuma restrição quanto ao tempo de aplicação ou a quantidade de aplicações.
  7. Após o término da sessão, desligue o aparelho.
  8. Após desligar, retire cuidadosamente seu Gel Condutor do local da aplicação, descolando cuidadosamente o gel da pele.
  9. Recoloque os protetores do gel condutor (escrito "Retirar") e acondicione seu Gel Condutor novamente ao blister.

A vida útil do gel adesivo nos eletrodos variará dependendo das condições da pele, tipo de estimulação, comprimento de estimulação e local da estimulação.

Consulte seu médico ou fisioterapeuta sobre a melhor utilização ou local de aplicação de seu Gel Condutor.

Operação e ajuste do Gel Condutor

Para ligar o Gel Condutor, aperte e segure o botão "ligar" durante 3 segundos. Uma luz indicadora se acenderá e continuará piscando segundo a segundo, porém ele só começará a emitir sinais após a escolha da intensidade desejada. (L; M; H).

Seu gel condutor oferece uma escolha de dois modos de estimulação:

  • Convencional (que produz uma sensação de formigamento contínua) e
  • Pulsante (onde a estimulação é produzida em um ciclo que se reveza entre ligado/ desligado a cada três segundos).

Ambos os modos têm padrão de pulsação e largura da intensidade da onda predefinidos, porém permite controle individual de intensidade usando os padrões BAIXO (L), MÉDIO (M) ou ALTO (H). A escolha de qual modo ou modos de usar depende da natureza, do local e das características da dor, como também do conforto e preferência pessoal.

A intensidade dos choques deverá ser controlada pelo próprio paciente, de forma a ser confortável. Caso a contração da musculatura esteja incomodando, o adesivo deverá nidade ser mudado ligeiramente de posição até que a contração considerada incômoda pelo paciente desapareça e fique somente a sensação de "choquinhos" no local.

A intensidade poderá ser aumentada a critério do paciente de baixa para média ou alta, dependendo do conforto do mesmo. O aparelho deverá permanecer no local, ao menos por por 20 a 30 minutos, tempo suficiente para o controle da dor. Uma ou duas aplicações por dia são suficientes, porém o produto pode ser usado pelo tempo desejado, pois não há risco de overdose, mesmo que exceda 30 minutos.

Também pode ser aplicado por dia quantas vezes se deseje. Permanecendo por este tempo, o produto poderá ser usado por aproximadamente 18 vezes, já que sua bateria dura em torno de 10 horas.

Originalmente, Gel Condutor está ajustado para o modo convencional. Para mudar do modo convencional (Constante) para o modo pulsante (Alternado) ou vice versa, aperte o botão "ligar" durante 1 segundo, que a unidade trocará de um modo para outro.

Para mudar o nível de intensidade, aperte o botão baixo (L), médio (M) ou alto (H) durante 1 segundo.

Para desligar Gel condutor, aperte e segure o botão ligar durante 3 segundos.

Nota: Se o Gel Condutor é ligado e não colocado em contato com a superfície da pele, o mesmo se desligará automaticamente depois de 5 minutos para preservar a vida útil da bateria. A bateria do Gel Condutor tem uma vida útil predeterminada. Quando a bateria do Gel Condutor estiver próxima de 30 minutos para acabar, a luz indicadora começará a piscar rapidamente para alertar. A bateria do seu Gel Condutor tem uma duração aproximada de 10 horas contínuas, dependendo da forma de como ele for utilizado.

Quando a bateria acabar, a luz indicadora se apagará e a unidade de Gel Condutor deixará de funcionar e deverá ser descartada.

Descarte do produto

O produto deve ser descartado em local apropriado, de acordo com a legislação local.

O Gel Condutor deve ser mantido longe do alcance de crianças. Porém, poderá ter uso pediátrico desde que com a supervisão de um adulto.

Equipamentos eletrônicos de monitoração, tais como Eletrocardiógrafo (ECG) monitores e alarmes de ECG, podem não operar corretamente ao serem utilizados em conjunto com Gel Condutor.

Pacientes portadores de epilepsia, tumores malignos, convulsão, bloqueio de ramo cardíaco, febre alta, doença inflamatória aguda devem consultar um médico para avaliar a possibilidade da utilização de Gel Condutor.

Se uma erupção cutânea de pele acontecer, deve-se descontinuar o uso de Gel Condutor e entrar em contato com um médico para avaliar a possibilidade da utilização de Gel Condutor.

Não aplicar Gel Condutor no tórax, pois a estimulação pode causar distúrbios rítmicos no coração.

Não utilizar Gel Condutor enquanto está dormindo.

Não mergulhe o aparelho na água e não o utilize em ambiente molhado.

Não aplicar o aparelho enquanto opera máquinas ou durante qualquer outra atividade em que a estimulação elétrica possa expor a risco ou causar lesão.

Não utilizar o produto próximo a equipamentos de ondas curtas e/ou micro-ondas, pois isto poderá afetar o funcionamento do produto.

Desligue o Gel Condutor antes de prender os eletrodos ao corpo ou removê-los, caso contrário, um pequeno choque elétrico pode ser sentido se os eletrodos são tocados enquanto o aparelho estiver ligado.

Equipamento não adequado ao uso na presença de uma mistura anestésica inflamável com ar, oxigênio ou óxido nitroso.

Não utilize Gel Condutor em atmosferas explosivas.

Ao acabar a bateria, esta não deve ser substituída.

Não recarregue, não curto-circuite a bateria ou o Gel Condutor, não desmonte, não deforme, não aqueça nem coloque o Gel Condutor ou a bateria perto de uma flama direta.

Qualquer das ações acima pode fazer com que a bateria se inflame e exploda.

Precauções 

Casos isolados de irritação de pele podem ocorrer no local da colocação dos eletrodos em uma aplicação de longo prazo.

Queimaduras de eletrodo podem ocorrer devido ao impróprio do mesmo, causado pela erosão ou remoção do gel do eletrodo.

A utilização de Gel Condutor durante o trabalho ou exercício, quando suado, pode interferir no seu desempenho efetivo.

Em caso de doenças cardíacas, seguir recomendações do seu médico.

Descarte a possibilidade de gravidez antes de utilizar Gel Condutor para as cólicas menstruais.

O fabricante sugere que o aparelho não seja compartilhado com o objetivo de se evitar contaminação entre os usuários por possíveis doenças de pele ou outras doenças transmissíveis.

Tabela EMC 

Validade: 36 meses a partir da data de sua fabricação.

Resolvendo problemas

  1. Caso seu aparelho não emite sinais: Verifique se o mesmo está ligado e depois verifique se elegeu a intensidade.
  2. A luz LED parou de piscar: a luz LED pode ter queimado ou a bateria do produto acabou.
  3. A luz está piscando muito rapidamente: isto é sinal que a bateria do seu Gel Condutor está acabando. Isso acontece quando a carga de sua bateria está próxima dos últimos 30 minutos de uso.
  4. O Gel não gruda: umedeça o gel passando os dedos molhados sobre ele. Verifique se a pele não está oleosa demais; caso afirmativo, retire o excesso de óleo da pele. Verifique se o local tem muitos pelos; caso afirmativo, remova-os para melhor fixação.
  5. Ao ligar o produto, ocorre uma sensação de choques elétricos na pele: umedeça um pouco o gel e o pressione no local para melhor fixação, evitando assim esta sensação.
  6. A bateria acabou: Descarte seu produto de acordo com a legislação local.
  7. Caso seu produto pare de funcionar após 5 minutos: o aparelho pode não estar reconhecendo que está conectado à pele de seu corpo. Verifique a aderência do gel. Caso o problema persista, mude para a intensidade M ou H no botão de intensidade de seu Gel Condutor.

Observação: Produto descartável. Não deve ser submetido a nenhum tipo de limpeza ou higienização.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.