Gazyva Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Gazyva é indicado para o câncer, no tratamento da leucemia linfocítica crônica, em adultos.

Posologia

Como usar?

Gazyva é um medicamento para uso intravenoso, que apenas deve ser administrado segundo orientação médica, num hospital ou numa clínica, por um médico ou enfermeiro. O tratamento com Gazyva, é geralmente feito em conjunto com outro medicamento para o tratamento do câncer, o Chlorambucil.

Geralmente, Gazyva é administrado através de uma infusão lenta onde a quantidade de Gazyva administrar, o número de infusões e a duração de cada infusão vai depender da resposta de cada paciente ao tratamento, e estas devem ser indicadas pelo seu médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais que pode sentir durante a administração da infusão de Gazyva, incluem inchaço na face, lábios, língua, garganta, dificuldade ou problemas em respirar, falta de ar, pieira, erupção na pele, coceira ou urticária na pele, náusea, vômito, febre, vermelhidão na face, calafrios, diarreia ou prisão de ventre, cansaço excessivo, dor de cabeça, tosse ou irritação na garganta, tontura, dor nos músculos, juntas, costas, aumento de peso, perda de cabelo, dor no peito ou alterações nos batimentos do coração. Caso sinta algum destes efeitos colaterais durante ou após o tratamento com Gazyva, contacte imediatamente o seu médico.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Gazyva está contraindicado para crianças com menos de 18 anos de idade, pacientes com alergia ao Gazyva ou a outros componentes da fórmula e para pacientes com historial de alergia a outras proteínas de rato.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Gazyva é um anticorpo monoclonal que tem na sua composição a substância Obinutuzumab, que pertence ao grupo dos agentes anti-neoplásicos ou agentes anticancerígenos. Os anticorpos monoclonais são proteínas muito específicas, capazes de se ligar especificamente a outras proteínas do corpo. Gazyva é capaz de reconhecer e de se ligar muito especificamente à proteína CD20, uma proteína encontrada na superfície dos glóbulos brancos, também conhecidos como linfócitos B. Gazyva é assim capaz de interromper o crescimento anormal dos linfócitos B, uma vez que o crescimento anormal destas células está na origem da leucemia linfocítica crônica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Gazyva, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver falta de ar, dificuldade em respirar, inchaço nos lábios, face, língua, erupção cutânea, coceira ou urticária na pele, tiver alguma infecção ou historial de infecções recurrentes como hepatite B, estiver a tomar ou se tomou recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica, medicamentos que afetem o sistema imunitário, que controlem a pressão sanguínea ou que previnem coágulos sanguíneos, tiver historial de doença no coração, pulmões, rins, fígado, arritmias cardíacas, angina no coração, pretender tomar ou se tomou recentemente alguma vacina ou se tiver alergia a substâncias como algumas comidas, corantes ou conservantes.

Gazyva é um medicamento que apenas é utilizado em conjunto com quimioterapia com Chlorambucil.

Durante o tratamento com Gazyva e 12 meses após o tratamento, deve utilizar métodos contraceptivos eficazes, para que a gravidez e a amamentação sejam evitadas durante este período de tempo.

Antes do tratamento com Gazyva, são geralmente administrados outros medicamentos que ajudam a reduzir as possíveis reações adversas a tratamentos com infusões. O tratamento com Gazyva nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

O tratamento com Gazyva apenas pode ser feito segundo supervisão médica, pelo que é pouco provável que ocorra uma administração excessiva deste medicamento. Contudo, caso ocorram alguns efeitos colaterais após a administração de Gazyva, contacte imediatamente o seu médico.

Composição

Cada frasco de 40 ml de Gazyva contém:

Obinutuzumab ________________________________ 1000 mg

(Excipientes: histidina, cloridrato mono-hidratado de histidina, trehalose diidratada e poloxamer 188).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Gazyva deve ser conservado numa geladeira, a uma temperatura entre os 2º C e os 8º C.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso aconteça faltar ou esquecer-se de ir a um tratamento para receber Gazyva, deve remarcar o tratamento com o seu médico logo que seja possível.

Laboratório

Hoffmann-La Roche Limited

- Telf.: 1-888-762-4388

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.