Franol comprimidos Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Franol é indicado para o tratamento da asma brônquica e do broncoespasmo que pode ocorrer na bronquite ou no enfisema, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Franol é de 3 comprimidos por dia, administrados de 6 em 6 horas.

Os comprimidos de Franol devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Franol devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Franol podem incluir palpitações, vermelhidão na face, vertigem, dor de cabeça, agitação e insônia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Franol está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com transtornos cardíacos, doença coronariana, pressão alta, porfiria, hipertireoidismo, para pacientes em tratamento com remédios contendo xantinas e para pacientes com alergia ao Sulfato de efedrina, à Teofilina ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Franol tem na sua composição Sulfato de efedrina e Teofilina, compostos que provocam a dilatação dos vasos pulmonares e dos brônquios, aliviando assim os sintomas da asma brônquica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Franol, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 65 anos, tiver doenças do coração, rins, fígado, estômago ou próstata ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Franol​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Franol​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Franol por cada comprimido contém:

Sulfato de efedrina ______________________________ 15 mg
Teofilina _____________________________________ 120 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: talco, ácido esteárico, estearato de magnésio, amido de milho).

Interações Medicamentosas

Franol não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, medicamentos para o coração como propranolol, para o estômago como cimetidina, para reduzir o ácido úrico como alopurinol, medicamentos antibióticos como eritromicina ou rifampicina ou juntamente com anticoncepcionais.

Franol Emagrece?

Não, Franol não emagrece, porém caso provoque efeitos colaterais como vômito ou diarreia intensos, pode levar à perda de peso. Nestes casos, é recomendado que consulte o médico logo que possível.

Laboratório

Sanofi

- SAC 0800-703 00 14

Outros remédios para o tratamento da asma brônquica podem ser Montelair ou Asmofen.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.