Forxiga Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Forxiga é indicado para a diabetes mellitus tipo 2, para ajudar a diminuir a quantidade de açúcar no sangue, em adultos com mais de 18 anos de idade.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Forxiga a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico, pois dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Geralmente, a dose recomendada de Forxiga é de 5 mg ou 10 mg por dia, de acordo com indicação médica.

Os comprimidos de Forxiga devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Forxiga podem incluir boca seca ou colando, sede, sonolência, cansaço, pouca ou nenhuma urina, batimentos cardíacos acelerados, infeções urinárias com sintomas como febre, arrepios, sensação de ardor, queimação a urinar ou dor nas costas ou de lado, baixos níveis de açúcar no sangue com sintomas como tremores, suor excessivo, ansiedade, sensação de fome, dor de cabeça, alterações na visão, mudanças de humor ou sensação de confusão, candidíase genital com sintomas como irritação, coceira ou corrimento anormal, dor nas costas, muita urina, alterações nos exames de sangue ou tontura.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Forxiga está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade e para pacientes com alergia à Dapagliflozina ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Forxiga tem na sua composição Dapagliflozina, uma substância usada para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2, um tipo de diabetes que geralmente aparece em idades mais avançadas. Neste tipo de diabetes, o pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não consegue usar a insulina que produz corretamente, o que conduz a níveis elevados de açúcar no sangue, ou de Glucose, que precisam de ser controlados.

Assim, quando a diabetes não pode ser controlada com outros medicamentos, a Dapagliflozina é utilizado no tratamento da diabetes, pois ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Forxiga​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pensando engravidar ou amamentando, tiver diabetes tipo 1, intolerância a alguns açúcares, mais de 75 anos, níveis elevados de corpos cetónicos na urina ou sangue ou se tiver outras alterações nos exames de sangue, problemas ou doenças nos rins, fígado ou coração, tiver pressão arterial baixa, valores muito elevados de glucose no seu sangue, sintomas de doença como náusea, vômito ou febre, tiver recorrentemente infeções urinárias, tiver historial de AVC ou se estiver a tomar medicamentos para baixar a pressão arterial.

O tratamento com Forxiga pode ser feito isoladamente, ou em conjunto com outros medicamentos para tratar a diabetes, como outros medicamentos tomados por via oral ou insulina injetável.

O tratamento com Forxiga não dispensa a necessidade de adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta adequada e uma prática regular de exercício físico.

O tratamento com Forxiga​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Forxiga, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Forxiga 5 mg por cada comprimido contém:

Dapagliflozina ___________________________________ 5 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

Forxiga 10 mg por cada comprimido contém:

Dapagliflozina __________________________________ 10 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Núcleo do comprimido: celulose microcristalina (E460i), lactose anidra, crospovidona (E1201), dióxido de sílica (E551), estearato de magnésio (E470b); Revestimento do comprimido: álcool polivinílico (E1203), dióxido de titânio (E171), macrogol 3350, talco (E553b), óxido de ferro amarelo (E172)).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Forxiga, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 12 horas para a dose seguinte. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Interações Medicamentosas

Forxiga não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos diuréticos, outros medicamentos que baixam a quantidade de açúcar no sangue ou juntamente com outros remédios para o tratamento da diabetes com pioglitazona.

Forxiga emagrece?

Não, Forxiga​ ou Dapagliflozina não deve ser utilizado para emagrecer, pois é um medicamento que apenas é indicado para o tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.

SAC: 0800-014 55 78

O genérico de Forxiga é a Dapagliflozina e outros medicamentos para o tratamento da diabetes podem ser Glifage, Diabinese ou Diamicron.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.