Folifer Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Folifer (Ferro Aminoácido Quelato + Ácido Fólico) está indicado em todas as situações fisiológicas ou patológicas que exigem administração do Ferro e/ou Ácido Fólico como medicação preventiva ou terapêutica. Inúmeras são as situações clinicas em que Folifer (Ferro Aminoácido Quelato + Ácido Fólico) pode ser prescrito, entre as quais destacamos:
Profilaxia e tratamento da anemia ferropriva do pré- escolar, escolar e adolescente.

Profilaxia e tratamento da anemia e ainda, na prevenção de malformações do tubo neural na gestante.

Profilaxia e tratamento da anemia e complemento fólico na lactante.

Profilaxia e tratamento das anemias ferroprivas em crianças, adultos e idosos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

É contraindicado como medicação única no tratamento da anemia perniciosa e outras anemias megaloblásticas decorrentes da deficiência de vitamina B12, por causa da presença de Ácido Fólico em sua composição. É contra-indicado aos que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Posologia

Como usar?

Terapêutico Profilático
ADULTOS/ ADOLESCENTES comprimidos 1 a 2 comprimidos ao dia 1 a 2 comprimidos/semana
líquido 10 a 20 ml/dia 10 a 20 ml/semana
CRIANÇAS líquido 0,5 ml/Kg/dia 0,5 ml/Kg/semana
LACTENTES gotas 5 gotas/kg/dia 5 gotas/kg/semana
*Duração da Terapêutica: Para o tratamento da anemia recomenda-se a administração em uma ou duas tomadas ao dia, 1 hora antes das refeições, pelo período de 4 a 6 semanas. A *Dose de Manutenção pode ser administrada em um único dia da semana ou fracionada em 2 ou 3 tomadas na semana. Nas situações de demanda excessiva como a gestação e lactação, a dose deve ser diária, durante todo o período.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Não tem sido observado os sintomas gastrintestinais comuns aos compostos ferrosos, tais como: diarréia, constipação, dor abdominal, náusea e vômitos e esta tolerância ainda é maior se administrar o medicamento 40 a 60 minutos antes das principais refeições.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os compartimentos de reserva de ferro no organismo são saturados em curto espaço de tempo e com doses relativamente baixas com Folifer (Ferro Aminoácido Quelato + Ácido Fólico) quando comparamos com as doses e tempos necessários com os sais comuns. Em casos de anemias mais severas é recomendável o controle destas reservas dos níveis de Ferritina sérica (cerca de 50 mcg/l). Uma vez que atingido este valor, pode-se passar para uma terapêutica de manutenção com dose semanal.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A ingestão acidental ou voluntária de doses excessivas de Ferro Aminoácido Quelato + Ácido Fólico não é tão perigosa como nas intoxicações com os sais comuns de ferro, pois a DL50 em ratos é cerca de 3 vezes menor para o Ferro Aminoácido Quelato. De qualquer forma, ocorrência desta situação exige procedimentos de rotina para esvaziamento gástrico e administração de eméticos. Nos casos mais graves é necessário a administração de Desferroxamina por via endovenosa ou oral.

Composição

Comprimidos Revestidos - cada comprimido contém:
Ferro Aminoácido Quelato 150mg
(Equivalente a 30mg de Ferro Elementar)
Ácido Fólico 5 mg
Excipientes: Amido de Milho, Estearato de Magnésio, Polietilenoglicol, Talco, Corante, Dióxido de Titânio, Copolimero Àcido Metacrilico.

Líquido (solução oral) - cada 5 ml contém:
Ferro Aminoácido Quelato 75 mg
(Equivalente a 15 mg de Ferro elementar)
Ácido Fólico 2,5 mg
Excipiente: Sorbitol, Açúcar, EDTA, Metilparabeno, Essência, Hidróxido de Sódio e Água Destilada.

Gotas (solução oral) - cada 1 ml contém:
Ferro Aminoácido Quelato 30 mg
(Equivalente a 6 mg de Ferro elementar)
Ácido Fólico 0,2 mg
Excipiente: Sorbitol, Açúcar, EDTA, Metilparabeno, Essência, Hidróxido de Sódio e Água Destilada.

Apresentação

Comprimidos revestidos: caixa com 30 comprimidos.

Líquido (solução oral) - frasco com 100 ml
Gotas (solução oral) - frasco com 30 ml

Interações Medicamentosas

A ingestão excessiva de ferro e de ácido fólico pode interferir com a absorção intestinal do zinco. As Tetraciclinas têm sua absorção prejudicada pelos compostos ferrosos comuns. Embora ainda não se tenha nenhuma confirmação sobre este efeito com o Ferro Aminoácido Quelato, é recomendável evitar a administração de Folifer (Ferro Aminoácido Quelato + Ácido Fólico) concomitantemente com este grupo de antimicrobianos.

Laboratório

Ativus Farmacêutica Ltda.

Ativus Farmacêutica Ltda.: Rua Fonte Mécia, nº 2050 CEP 13273-900, Caixa Postal 489, Valinhos - SP, CNPJ: 64.088.172/0001-41 - Indústria Brasileira; - http://www.ativus.com.br/; - ativus@ativus.com.br; - SAC: 0800 771 20 10 

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.