Folia Gotas Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Este medicamento está indicado no tratamento das anemias devido à deficiência ao ácido fólico no organismo.

Este medicamento é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou outro componente da fórmula e pacientes com anemia perniciosa.

1 gota/dia (200mcg).

Consumir este produto conforme a recomendação de ingestão diária constante da embalagem.

Agite antes de usar.

Alérgios: contém derivados de soja e amendoim.

As reações adversas estão relacionadas a ingestão de doses elevadas (mais de 15mg/dia).

Existem relatos na literatura de que doses acima de 15mg/dia, possam produzir alterações no SNC, decorrentes de aumento na síntese de aminas cerebrais, além de eventuais distúrbios gastrintestinais.

Podem, contudo, ocorrer reações alérgicas, tais como urticária, rash cutânea e outras.

É comum com o uso de ácido fólico, o aparecimento de coloração amarela na urina.

Doses elevadas (acima de 15mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco e levar a uma precipitação de cristais de ácido fólico nos rins.

Grávidas e crianças

Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) anos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionista ou médico.

Apresentação

Conteúdo de 10mL.

Uso oral.

Composição

Não contém quantidade significativa de valor energético, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

*% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidade energéticas.

Ingredientes: ácido fólico; veículo água; estabilizante celulose microcristalina; espessante carboximetilcelulose sódica; conservante para-hidroxibenzoato de metila; edulcorante sucralose. 

Fosfofenitoína, fenobarbital e fenitoína

Aumenta o metabolismo destas drogas diminuindo suas concentrações sanguíneas.

Trimetoprima

Antagonismo, com diminuição da atividade do ácido fólico, o mesmo ocorre com o metotrexato. A sulfazalazina diminui a absorção do ácido fólico.

Informar seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Não use esse medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser prejudicial sua saúde.

Não há relatos até o momento.

Características farmacológicas

O ácido fólico medicamentoso é conhecido também como ácido pteroilglutâmico. Difere essencialmente do ácido fólico alimentar, uma vez que está sob a forma de monoglutamato, enquanto que o ácido fólico contido nos alimentos está sob a forma de poliglutamato. Uma vez absorvido o ácido fólico se transforma rapidamente na sua principal forma ativa, o ácido tetraidrofólico. O ácido fólico é encontrado em quase todos os alimentos, em pequenas quantidades sob a forma de poliglutamatos, sendo inutilizados no cozimento ou na forma destes alimentos.

Farmacologia

O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e conseqüentemente à divisão celular. A carência do ácido fólico vai afetar diretamente todos os tecidos, mas os efeitos prejudiciais são mais imediatos nos tecidos que se renovam numa velocidade mais rápida. Assim, os elementos figurados do sangue, o epitélio intestinal (especialmente o delgado) e mucosas em geral, vão se renovar de forma incompleta na carência de ácido fólico, originando graves distúrbios orgânicos que não apresentam sinais clínicos muito evidentes, havendo dificuldade no diagnóstico de sua carência.

Farmacocinética

O ácido fólico sob forma de monoglutamato é absorvido no intestino delgado e é convertido rapidamente nas diversas formas de folato ativo. A eliminação do ácido fólico é por via renal. A taxa de excreção é proporcional as doses administradas. Doses pequenas como 0,2mg têm um aproveitamento biológico total. Doses elevadas, acima de 15mg têm uma taxa de excreção que varia entre 50 a 90%. O ácido fólico alimentar é muito lábil às ações oxidantes, à luz ultravioleta e ao aquecimento.

Conservar ao abrigo da luz e em temperatura entre 15ºC e 30ºC.

Produto dispensado da obrigatoriedade de registro, conforme RDC nº 27/2010.

Farm. Resp.:
Eletice Monteiro de Sá
CRF RJ 12378

Fabricado por:
Arte Nativa Produtos Naturais Ltda.
Av. José Antônio dos Santos, 2000
CEP: 33350-000
São José da Lapa - MG
CNPJ: 00,677,858/0001-95}
Indústria Brasileira

Distribuído por:
Laboratório Gross S/A.
Rua Padre Ildefonso Penalba, 389
CEP: 20775-020
Rio de Janeiro - RJ
CNPJ: 33,145,194/0001-72
Indústria Brasileira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.