Flagass Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Flagass é indicado para o exesso de gases no intestino e estômago, no tratamento do inchaço, desconforto, cólicas e dor no abdômen, em crianças e adultos. Flagass é também indicado na preparação para certos exames médicos, como endoscopia digestiva ou colonoscopia.

Flagass pode ser encontrado na forma de gotas, cápsulas e comprimidos e na versão Flagass Baby, indicada para uso infantil, no alívio dos espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal e excesso de gases em lactentes e crianças.

Posologia

Como usar?

Flagass Baby

  • Crianças e Lactentes: a dose recomendada é de 1 gota por cada 1 kg de peso da criança, de 8 em 8 horas ou de acordo com indicação médica.

Flagass Baby deve ser administrado começando por agitar bem o conteúdo do frasco e romper o lacre da tampa e em seguida colocar o frasco de cabeça para baixo, na posição vertical, gotejando a dose necessária e recomendada de acordo com o peso do seu bebê. As gotas de Flagass Baby podem ser administradas diretamente na boca da criança ou diluídas em um pouco de água, de forma a facilitar a sua administração.

Flagass Gotas

  • Crianças e Lactentes: a dose recomendada é de 4 a 6 gotas, 3 vezes por dia.
  • Crianças até 12 anos de idade: a dose recomendada é de 6 a 12 gotas, administradas 6 vezes por dia.
  • Crianças com mais de 12 anos e Adultos: a dose recomendada é de 16 gotas, administradas 3 vezes por dia, nunca excedendo a dose máxima de 200 gotas por dia.

Flagass Gotas deve ser administrado começando por agitar bem o conteúdo do frasco e romper o lacre da tampa e em seguida colocar o frasco de cabeça para baixo, na posição vertical, gotejando em seguida a dose necessária e recomendada. As gotas de Flagass podem ser administradas diretamente na boca ou diluídas em um pouco de água ou com outro alimento, de forma a facilitar a sua administração.

Flagass Caps 125 mg

  • Adultos: a dose recomendada é de 1 cápsula, 4 vezes por dia, de preferência após as refeições, nunca excedendo as 4 cápsulas por dia.

As cápsulas de Flagass deve ser engolidas com um copo de água, sem partir, abrir ou mastigar.

Flagass Comprimidos

  • Adultos: a dose recomendada é de 1 comprimido, adinistrado 3 vezes por dia, de preferência junto das refeições, nunca excedendo a dose máxima de 12 comprimidos por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Flagass podem incluir inflamação na pele ou urticária na pele.

Além disso, Flagass Baby pode também provocar dificuldades em urinar, irritabilidade, prisão de ventre, diminuição da transpiração, vermelhidão na pele e em crianças de até 6 meses de vida pode causar crises de contrações musculares do pescoço para trás, com elevação da cabeça e desvio dos olhos com expressão de dor ou medo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Flagass está contraindicado para pacientes com perfuração ou obstrução intestinal, distensão abdominal grave, cólica grave, dor há mais de 36 horas ou com alguma massa visível e palpável no abdômen e para pacientes com alergia à Simeticona ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Flagass Baby não deve ser administrado em crianças com temperatura elevada, febre, glaucoma ou síndrome de Down e Flagass Caps e Flagass Comprimidos não são indicados para crianças.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Flagass é um medicamento que tem na sua composição Simeticona, um composto que atua na formação de bolhas de gases no estômago e intestino. As bolhas dos gases são muitas vezes responsáveis pela dor abdominal e pelo acúmulo de gases, também conhecido por flatulência, e a sua eliminação resulta no alívio dos sintomas associados com a retenção dos gases.

Após administração oral, Flagass começa a atuar no organismo cerca de 10 a 30 minutos após a sua ingestão.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Flagass​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Flagass​ Baby tem na sua composição o corante amarelo de Tartrazina, um corante que pode causar reações de alérgicas, especialmente em pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico.

O tratamento com Flagass nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Flagass, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Flagass podem ser diarreia e dor abdominal.

Composição

Flagass Baby por cada 1 ml de emulsão oral, cerca de 35 gotas, contém:

Dimeticona - Equivalente a 80 mg de Dimeticona ___ 267 mg
Metilbrometo de Homatropina ___________________ 2,5 mg
Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: ciclamato de sódio, sacarina sódica diidratada, glicerol, benzoato de sódio, sorbitol, propilparabeno, metilparabeno, povidona, ácido cítrico, goma xantana, aroma artificial de baunilha, corante caramelo C, corante amarelo FD&C n°. 5 e água purificada).

Flagass gotas por cada 1 ml de emulsão oral, cerca de 35 gotas, contém:

Simeticona ___________________________________ 75 mg
Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: glicerol, sorbitol, povidona, sacarina sódica di-hidratada, ciclamato de sódio, benzoato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico monoidratado, citrato de sódio di-hidratado, goma xantana, aroma de laranja e água purificada).

Flagass Caps 125 mg por cada cápsula gelatinosa contém:

Simeticona __________________________________ 125 mg
Excipientes _______________________________ 1 Cápsula

(Excipientes: gelatina, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, corante FDC azul nº 1, corante FDC verde nº3 e água purificada).

Flagass Comprimidos por cada comprimido contém:

Simeticona ___________________________________ 40 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: carbonato de cálcio, manitol, dióxido de silício, povidona, corante amarelo FDC nº 5 laca de alumínio, amido, cellactose, estearato de magnésio, talco, celulose microcristalina e fosfato de cálcio dibásico di-hidratado).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Flagass deverá saltar a dose esquecida, tomando apenas a dose do horario seguinte, no horário certo. As doses de Flagass nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Flagass Baby não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como amantadina, alguns anti-histamínicos, butirofenonas, fenotiazinas ou com antidepressivos tricíclicos.

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

O genérico de Flagass é a Simeticona, porém outros remédios que também podem tratar o excesso de gases podem ser o Dimeticona, Siludrox, Dimezin, Siludrox ou Luftal.

Dizeres Legais:

Flagass Baby: MS: 1.0573.0252 | Farm. Resp.: Dr. Wilson R. Farias
Flagass gotas: MS: 1.0573.0251 | Farm. Resp.: Gabriela Mallmann
Flagass Caps 125 mg: MS: 1.0573.0251 | Farm. Resp.: Gabriela Mallmann
Flagass Comprimidos: MS: 1.0573.0251 | Farm. Resp.: Wilson R. Farias

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.