Firmagon Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Firmagon 120 mg ou 80 mg é indicado no tratamento do câncer da próstata dependente de hormônios, em homens adultos.

Posologia

Como usar?

Geralmente, é recomendada a administração inicial de 2 injeções seguidas de 120 mg, sendo posteriormente recomendada a administração de uma dose de manutenção de 80 mg, 1 vez por mês. Firmagon ​120 mg ou 80 mg é um remédio para uso injetável, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

As doses recomendadas e a duração do tratamento com Firmagon devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Firmagon podem incluir dor, desconforto, inchaço, vermelhidão ou formação de um nódulo no local da injeção, onda de calor, arrepios, febre, sintomas de gripe ou de resfriado comum, problemas em dormir, cansaço, tontura, dor de cabeça, aumento de peso, náusea, diarreia, alterações nos resultados de exames de sangue, suor excessivo, suores noturnos, urticária na pele, anemia, dor ou desconforto nos músculos, tamanho reduzido dos testículos, inchaço das mamas ou impotência.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Firmagon está contraindicado para pacientes com alergia ao Degarrelix ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Firmagon é um medicamento que tem na sua composição Degarrelix, um bloqueador hormonal sintético que imita um hormônio natural, a GnRH, o que faz com que este seja capaz de bloquear diretamente os efeitos deste hormônio. Desta forma, Firmagon reduz imediatamente o nível do hormônio masculina testosterona no organismo, responsável por estimular o câncer da próstata.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Firmagon, deverá falar com o seu médico se pretender administrar este remédio a crianças ou adolescentes, tiver alguma condição cardiovascular ou problemas de ritmo cardíaco, diabetes mellitus, tiver doenças ou problemas no coração, rins ou fígado, tiver osteoporose ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Firmagon deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar cansaço e tonturas.

O tratamento com Firmagon​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Firmagon​ é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico, pelo que a sua administração excessiva é pouco provável.

Composição

Firmagon 120 mg por cada frascoampola contém:

Degarrelix - na forma de Acetato de degarelix________ 128 mg
Excipiente _____________________________ 1 frascoampola

(Excipientes: manitol (E 421)).

Firmagon 80 mg por cada frascoampola contém:

Degarrelix - na forma de Acetato de degarelix________ 88,2 mg
Excipiente _____________________________ 1 frascoampola

(Excipientes: manitol (E 421)).

Interações Medicamentosas

Firmagon não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos utilizados para tratar problemas de ritmo cardíaco como quinidina, procainamida, amiodarona e sotalol, medicamentos que podem ter um efeito sobre o ritmo cardíaco como metadona e moxifloxacina ou juntamente com antipsicóticos.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de comparecer a uma sessão marcada, deve consultar o seu médico para que possa ser feita uma nova programação do tratamento.

Laboratório

Ferring Pharmaceuticals

- Telf.: 0041 58 301 00 00

Dizeres legais:

MS: 1.2876.0017
Farm. Resp.: Dra. Helena Satie Komatsu

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.