Facyl M Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Como complemento do tratamento sistêmico (oral) da tricomonose genital da mulher.

Tratamento das vulvovaginites micóticas, particularmente das monilíases (candidíases) vaginais, isoladas ou associadas à tricomonose.

No homem, o creme é usado no tratamento da balanopostite moniliásica.

Como este medicamento funciona?


Facyl M contém tinidazol e nitrato de miconazol em sua fórmula, que são substâncias usadas no tratamento tópico da tricomoníase e candidíase vaginal, isoladas ou mistas.

Pacientes com história prévia de hipersensibilidade ao tinidazol e/ou nitrato de miconazol.

Durante a gravidez, só deve ser usado quando o médico julgar o tratamento essencial ao bemestar da paciente.

Lactantes durante o período neonatal.

  1. Retire a tampa da bisnaga.
  2. Utilize o fundo da tampa para perfurar o lacre da bisnaga.
  3. Encaixe o aplicador na bisnaga previamente aberta.
  4. Para encher o aplicador, aperte suavemente a bisnaga até que o êmbolo chegue ao topo.
  5. Retire o aplicador da bisnaga.
  6. O aplicador já contendo o creme deve ser introduzido cuidadosamente na vagina, de preferência deitada, com as pernas elevadas. A aplicação deve ser a mais profunda possível.

Os aplicadores são descartáveis; use um novo a cada aplicação.

No homem, nos casos de balanopostite, aplicar o creme sobre a glande e sulco balano-prepucial, 2 vezes ao dia, até desaparecimento dos sintomas ou até o término do tratamento da companheira.

Aplicar profundamente na vagina o conteúdo do aplicador (aproximadamente 5g de creme) uma vez por dia, antes de deitar, durante 7 dias seguidos.

Cuidados de administração:

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento:

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Facyl M - creme vaginal:

Aplicar profundamente na vagina o conteúdo do aplicador (aproximadamente 5 g do creme), uma vez ao dia, antes de deitar, durante 14 dias.

Gravidez e amamentação:

Embora não existam evidências de que o medicamento seja prejudicial durante o último estágio da gravidez, é aconselhável que antes da utilização de Facyl M, seja feita uma avaliação dos benefícios do tratamento contra os possíveis riscos para a mãe e o feto.

Se Facyl M for administrado durante o período de amamentação, um método alternativo para alimentação da criança deverá ser instituido.

Álcool:

Bebidas alcoólicas ou outros preparados contendo álcool não devem ser ingeridos durante e até 3 dias após o tratamento com Facyl M.

Caso ocorram reações de hipersensibilidade ou irritação local, o tratamento deverá ser suspenso e o médico deverá ser comunicado.

Nos casos de tricomoníase, para uma cura clínica eficaz e prevenção de uma reinfecção, é aconselhável tratar simultaneamente a mulher e o homem.

Paciente idosos:

Estudos apropriados relacionando idade e efeitos dos compostos azólicos e nitroimidazólicos de uso vaginal, ainda não foram realizados em pacientes idosos. Porém nenhum problema específico foi documentado nestes pacientes, até a presente data.

Em pacientes sensíveis, podem ocorrer reações de hipersensibilidade e irritação local.

Em casos de reações de hipersensibilidade ou irritação local, suspenda o uso do medicamento e comunique imediatamente o seu médico.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Apresentação:

Creme vaginal:

Cartucho com bisnaga de 80 g acompanhada de 14 aplicadores.

Uso adulto.

Composição:

Cada 5 g (correspondente a uma aplicação) do creme vaginal contém:

Tinidazol

150 mg

Nitrato de miconazol

100 mg

Veículo*

5 g

*Metilparabeno, propilparabeno, trolamina, vaselina branca, cera emulsificante não iônica, propilenoglicol e água purificada.

A ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Facyl M pode provocar cólicas abdominais, náuseas, vômitos, cefaléia, rubor e taquicardia.

Não use remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.

Bebidas alcoólicas ou outros preparados contendo álcool devem ser evitados durante e até 3 dias após o tratamento com Tinidazol + Nitrato de Miconazol (substância ativa). 

Resultados de eficácia

O miconazol é recomendado como tratamento de escolha da candidíase vulvovaginal. Um estudo com uso de creme de nitrato de miconazol a 2% em pacientes com candidíase durante 7 dias, mostrou uma cura de 70,1%. Um outro estudo mostrou que 24 pacientes com tricomoníase vaginal refratárias a tratamento anterior com metronidazol, tiveram taxa de cura de 92% quando tratadas com tinidazol oral e vaginal.


Características farmacológicas

O tinidazol é um derivado 5-nitroimidazólico, com ação antimicrobiana, sendo indicado no tratamento de infecções causadas por protozoários suscetíveis e na profilaxia de infecções anaeróbicas.

O miconazol é um fungistático imidazólico, do grupo dos azol-derivados, considerado de amplo espectro. Pequenas quantidades são absorvidas sistemicamente com administração vaginal.

O Tinidazol + Nitrato de Miconazol (substância ativa) inibe a biossíntese do ergosterol e de outros esteroides, danificando e alterando a permeabilidade seletiva da membrana celular fúngica e resultando na perda de substâncias essenciais intracelulares. Inibe, também, a biossíntese dos triglicérides e dos fosfolípides fúngicos, inibe as atividades enzimáticas oxidativas e proxidativas, resultando no aumento de concentrações tóxicas de peróxido de hidrogênio, o que contribui para a deterioração de organelas e necrose celular. Na Candida albicans, Tinidazol + Nitrato de Miconazol (substância ativa) inibe a transformação dos blastóporos em formas micelares invasivas.

Facyl M creme vaginal deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30o C) e ao abrigo da luz.

Usar em até 36 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem externa do produto.

Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido.

Data de fabricação, prazo de validade e nº do lote: vide cartucho.

MS - 1.0181.0298.

Farm. Resp.:
Dra. Clarice Mitie Sano Yui.
CRF-SP nº 5.115.

Medley S.A. Indústria Farmacêutica.
Rua Macedo Costa, 55 - Campinas - SP.
CNPJ 50.929.710/0001-79.
Indústria Brasileira.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.