Ezopen Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

O Ezopen é indicado no tratamento do Herpes zoster, no tratamento e recorrência das infecções de pele e mucosas pelo herpes simples, e na prevenção de infecções recorrentes por herpes simples.

Além disso, o Ezopen também é indicado para pacientes imunocomprometidos.

Posologia

Como usar?

Tratamento de herpes simples em adultos:

A dose usual é de um comprimido de Ezopen 200mg, 5 vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo-se a dose noturna. O tratamento deve continuar por cinco dias, mas deve ser estendido em infecções iniciais sérias.

Em pessoas imunocomprometidas ou com distúrbios da absorção intestinal, a dose pode ser
duplicada ou pode-se considerar a administração de doses intravenosas.

Supressão de herpes simples em adultos imunocompetentes:

A dose usual é de um comprimido de 200mg, 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. O tratamento deve ser interrompido periodicamente, a intervalos de 6 a 12 meses, a fim de que se possam avaliar os progressos obtidos na história natural da doença.

Profilaxia de herpes simples em adultos:

Em pacientes imunocomprometidos, recomenda-se um comprimido de 200mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas. Para pessoas seriamente imunocomprometidos ou com problemas de absorção intestinal, a dose pode ser dobrada. A duração da administração profilática é determinada pela duração do período de risco.

Tratamento de Herpes zoster em adultos:

A dose usual é de 800mg, 5 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente quatro horas, omitindo-se as doses noturnas. O tratamento deve ter a duração de sete dias. Em pacientes severamente imunocomprometidos ou com problemas de absorção intestinal, deve-se considerar a administração de doses intravenosas.

Tratamento em pessoas seriamente imunocomprometidos:

A dose é de 800mg de Ezopen administrados 4 vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 6 horas.

Crianças:

Para tratamento, assim como para a profilaxia de infecções por Herpes simplex em crianças imunocomprometidas com mais de dois anos de idade, as doses indicadas são as mesmas que para adultos.

Em crianças menores de dois anos de idade, deve-se administrar 200mg de Ezopen , quatro vezes ao dia, durante 5 dias.

Insuficiência renal:

Para pessoas com insuficiência renal grave, recomenda-se um ajuste de dose para 200mg, duas vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 12 horas. Para o tratamento das infecções por Herpes zoster em imunocomprometidos, recomenda-se ajustar a dose para 800mg, duas vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 12 horas, em pessoas com insuficiência renal grave, e para 800mg, três ou quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente 8 horas, com insuficiência renal moderada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns são mal-estar no estômago e vômitos, tontura, tremores, perda de consciência, convulsões ou ataques epilépticos, sensação de depressão, agitação, cansaço, confusão, alucinações, febre diminuição das células sanguíneas no exame de sangue, hematomas inesperados e sangramento, reações na pele após exposição ao sol, queda de cabelo.

Caso se manifestem sintomas alérgicos como inchaço repentino, palpitações ou aperto no peito, colapso, inchaço das pálpebras, face, lábios ou qualquer outro lugar deve-se ir imediatamente ao médico.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Ezopen é contra-indicado nos casos de gravidez, amamentação, ou alergia ao aciclovir ou ao valaciclovir e em pessoas com problemas nos rins ou no fígado.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O aciclovir é um nucleosídeo sintético, análogo da purina, com atividade inibitória contra os vírus da família herpes vírus, incluindo vírus Herpes simples, vírus Varicella zoster, vírus Epstein Barr e Citomegalovirus.

Uma vez que a enzima timidina quinase de células normais não infectadas não utiliza o aciclovir como substrato, a toxicidade do aciclovir para as células do hospedeiro mamífero é baixa. No entanto, a timidina quinase codificada pelos vírus acima referidos, converte o aciclovir que inibe a replicação do DNA viral.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Os idosos em tratamento com ezopen devem tomar bastante líquido.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdose com Ezopen pode provocar náusea e vômitos, dor de cabeça e confusão.

Composição

Cada comprimido contém:

Aciclovir______________________________________200 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: álcool etílico, lactose, corante azul indigotina, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, povidona e celulose microcristalina).

Laboratório

Indústria Brasileira

Dizeres legais:

Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO nº 2.659o
M.S. n 1.0370.0091

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.