Exjade Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Exjade 125, 250 ou 500 mg é indicado no tratamento da sobrecarga de ferro, causada por transfusões de sangue ou pelo síndrome de talassemia, em crianças e adultos.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Exjade a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico, pois dependem do peso corporal, das necessidades individuais de tratamento e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Os comprimidos de Exjade devem ser tomados 1 vez por dia, de preferência sempre à mesma hora, e de estômago vazio. Após a ingestão dos comprimidos, deve aguardar 30 minutos antes de ingerir alimentos.

Os comprimidos de Exjade devem ser administrados do seguinte modo: começar por colocar a dose indicada pelo seu médico num copo de água, sumo de maçã ou laranja e mexer até à completa dissolução dos comprimidos. Após a completa dissolução dos comprimidos, deve ingerir todo o conteúdo, adicionar um copo de água ao sumo ao remanescente no copo, agitar bem e ingerir novamente o conteúdo.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Exjade podem incluir alterações nos testes da função dos rins, náusea, vômito, dor no abdômen, sensação de barriga cheia, prisão de ventre, má digestão, urticária na pele, dores de cabeça, coceira e presença de proteínas na urina.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Exjade está contraindicado para pacientes com doenças ou problemas nos rins, pacientes em tratamento com outros medicamento quelante do ferro, em estado avançado do síndrome mielodisplástico ou com câncer avançado e para pacientes com alergia ao Deferasirox ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Exjade é um medicamento que tem na sua composição Deferasirox, um composto que é um quelante do ferro, ou seja, que é capaz de “aprisionar” os iões de ferro, ajudando assim a remover o excesso de ferro do organismo. Assim, Exjade ajuda a tratar casos de sobrecarga de ferro, promovendo a excreção desse ferro, principalmente nas fezes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Exjade, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver doenças ou problemas nos rins, fígado ou coração, intolerância a alguns açucares, diminuição do volume de urina, vômito com sangue, dor abdominal após a refeição ou após a toma de Exjade, tiver azia, níveis baixos de plaquetas ou células brancas nos resultados das análises ao sangue, visão embaçada, vômitos ou diarreia ou se estiver em tratamento com outros medicamentos.

Durante o tratamento com Exjade, caso sinta sintomas como urticária na pele, problemas para respirar, tontura, inchaço na face, garganta, olhos ou boca, vermelhidão na pele, bolhas nos lábios, olhos ou boca, descamação da pele, dor de garganta, sonolência, dor abdominal, amarelecimento da pele ou olhos ou urina escura, deve consultar o seu médico logo que possível.

Durante o tratamento com Exjade​ deve evitar dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode causar tonturas.

O tratamento com Exjade​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Exjade​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Exjade 125 mg​ por cada comprimido contém:

Deferasirox ________________________________ 125 mg
Excipientes ___________________________ 1 comprimido

Exjade 250 mg​ por cada comprimido contém:

Deferasirox ________________________________ 250 mg
Excipientes ___________________________ 1 comprimido

Exjade 500 mg​ por cada comprimido contém:

Deferasirox ________________________________ 500 mg
Excipientes ___________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose mono-hidratada, crospovidona tipo A, povidona, laurilsulfato de sódio, celulose microcristalina, sílica coloidal anidra e estearato de magnésio).

Interações Medicamentosas

Exjade não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como ciclosporina, sinvastatina, alguns analgésicos ou medicamentos anti-inflamatórios como aspirina, ibuprofeno ou corticosteroides, bifosfonatos orais, medicamentos anticoagulantes, contraceptivos hormonais como pílula anticoncepcional, bepridilo, ergotamina, repaglinida, rifampicina, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, ritonavir, paclitaxel, teofilina, clozapina, tizanidina ou juntamente com colestiramina.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Exjade deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça no mesmo dia. Caso contrário, deve saltar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Exjade nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Novartis

Novartis Pharmaceuticals Corporation: - Telf. 1-888-669-6682

O genérico de Exjade é o Deferasirox.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.