Eritrex a Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Eritrex A solução e creme é indicado no tratamento da acne vulgaris, graus I, II e III, nos quais predominam os comedões, pápulas e pústulas e cujo agente etiológico for sensível à eritromicina.

Este Eritrex A não é recomendado como tratamento único para as variedades profundas e nodular cística (acne conglobata).

Uso adulto - Uso tópico

Contraindicações

Quando não devo usar?

Eritrex A é contra-indicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula.

Posologia

Como usar?

Eritrex A Solução tópica - Loção

Deve ser aplicada na área afetada, 2 vezes ao dia, após limpeza da pele com água morna e sabão.

Umedecer um chumaço de gaze na solução e então friccionar toda área facial afetada.

Eritrex A Creme

Aplicar na área afetada, 2 vezes ao dia, preferencialmente de manhã e à noite.

As lesões de acne no pescoço, ombro, tórax e costas podem ser tratadas do mesmo modo.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: secura local, vermelhidão, sensibilidade, ardência, coceira, oleosidade e/ou descamação.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Eritrex A deve ser aplicado exclusivamente na pele e deve-se evitar o contato do produto com os olhos, nariz ou boca, pois pode provocar irritação local.

Nos casos de reação alérgica ou irritação local após aplicação na pele, lavar o local afetado com água corrente ou solução fisiológica e procurar o serviço médico com urgência.

Eritrex A na gravidez: o risco benefício do uso de Eritrex A em gestantes e lactantes deve ser avaliado por um médico, pois a segurança do Eritrex A durante a gravidez e a lactação não foi ainda estabelecida.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Interações Medicamentosas

Devido a um aumento da irritação local, deve ser evitada a utilização simultânea de Eritrex A​ com medicamentos tópicos para tratamento da acne, contendo substâncias abrasivas ou descamativas, como por exemplo: peróxido de benzoíla, tretinoína, resorcinol, ácido salicílico ou enxofre.

Composição

Eritrex A Solução tópica - Loção

Cada ml da solução tópica contém:

eritromicina ....................................................................................................... 20 mg

azuleno 25% (equivalente a 0,5 mg de azuleno)....................................................................... 2,0 mg

Excipientes: perfume, propilenoglicol, ácido cítrico, macrogol, álcool isopropílico e água.

Eritrex A Creme

Cada g do creme contém:

eritromicina base ...................................................................................................................20mg

azuleno ....................................................................0,5 mg.

Apresentação:

  • Solução tópica em frasco de 120 ml.
  • Creme em bisnaga de 30 g

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A eritromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos de amplo espectro produzido por uma cepa de Streptomyces erythraeus.

Possui uma ação bacteriostática, podendo ser bactericida em altas doses e atua por inibição da síntese protéica sem afetar a síntese do ácido nucléico.

O azuleno, mais especificamente o camazuleno, é uma das frações retiradas do óleo essencial de camomila com propriedades analgésicas, antiinfecciosas e antialérgicas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Por ser um produto de uso tópico, não há relatos de superdosagem com Eritrex A, quando seguida a posologia corretamente.

No caso de ingestão acidental, deve-se procurar o serviço médico com urgência.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Eritrex A, quando conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Laboratório

Aché

 - SAC 0800 701 6900

Dizeres Legais

MS - 1.0573.0026
Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.