Ergocalciferol Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Ergocalciferol (substânca ativa) é indicado como suplemento vitamínico-mineral em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas/convalescença, para prevenção do raquitismo.

É contraindicado para pessoas portadoras de cálculos renais, hipercalciúria, hipercalcemia primária e secundária, sarcoidose e toxicidade digitálica. Este medicamento é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da formulação.

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento enquadra-se na categoria de risco C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Contém 0,5% de etanol.

Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

Uso oral.

Adultos e crianças acima de 10 anos:

Um copo medida (10 mL), 3 vezes ao dia.

Crianças até 10 anos:

Um copo medida (10 mL), 2 vezes ao dia.

Lactantes:

1⁄2 copo medida (5 mL), 2 vezes ao dia.

Este modo de usar poderá ser modificado, de acordo com orientação médica.

Agite bem o produto antes de usá-lo.

Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via, que não a oral, pode causar a perda do efeito esperado ou mesmo provocar danos à saúde.

A ocorrência de reações adversas com o uso de Ergocalciferol (substância ativa deste medicamento) é rara, eventualmente podem ocorrer:

Náuseas, anorexia, constipação intestinal, dor abdominal, secura de boca, sede e poliúria que desaparecerão com a simples interrupção do tratamento.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Pode reduzir a resposta aos bloqueadores dos canais de cálcio (como por exemplo, os medicamentos contendo os seguintes fármacos nifedipina, nitrendipina e dieltiazem).

O íon cálcio interage com vários outros medicamentos, portanto, durante o tratamento, o uso de outros medicamentos só deve ser feito com orientação do seu médico. Informe ao seu médico os medicamentos que esteja fazendo uso e aqueles que usou recentemente.

Deve-se levar em consideração a relação risco-benefício quando existem os seguintes problemas médicos: cálculos renais, outro desequilíbrio eletrolítico, desidratação, diarreia, insuficiência da função cardíaca, insuficiência renal crônica e má absorção intestinal crônica.

Não existem advertências ou restrições do uso do produto para pacientes idosos.

Este medicamento contém o corante vermelho Bordeaux, que pode eventualmente, causar reações alérgicas.

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento enquadra-se na categoria de risco C.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Contém 0,5% de etanol.

Características Farmacológicas

O cálcio, presente no organismo em quantidade maior que qualquer outro mineral, é eletrólito essencial ao organismo. Desempenha papel importante nas funções normais do coração, músculos, ossos, nervos e coagulação sanguínea. Em indivíduos sadios, sua concentração no plasma é mantida muito próxima de 2,5 mmol/L, 50 a 60% na forma ionizada, até cerca de 10% como complexos difusíveis com ácidos orgânicos e o restante como complexos não difusíveis com proteínas.

Hipercalcemia e hipocalcemia resultam de variações na concentração do cálcio ionizado. O papel da vitamina D é muito importante, sendo a ela atribuída o controle da homeostase, que por sua vez, controla o metabolismo do cálcio, principalmente da mobilização do cálcio ósseo.

Atualmente considera-se sua ação semelhante a dos hormônios. É sintetizada na pele, enviada ao local de ação à distância e tem sua produção regulada por mecanismo de retroalimentação.

A vitamina D regula a absorção do cálcio através do intestino, bem como controla a eliminação de cálcio e fósforo pelos rins.

A vitamina B12 exerce um papel fundamental na maturação das hemácias, função neural, síntese de DNA, síntese de metionina e acetato, além de estar relacionada com a síntese do folato.

O fluoreto de sódio incorpora-se no cristal apatita do osso e dos dentes e o estabiliza.

03477.
Abcalcium B12

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.