Peitoral Martel Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Este medicamento é indicado para o tratamento de doenças do trato respiratório, ajudando a combater a tosse e na eliminação das secreções presentes, facilitando sua expulsão pelo reflexo da tosse.

Como este medicamento funciona?

Este medicamento possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras, facilitando a eliminação das secreções brônquicas em caso de obstrução das vias aéreas superiores. Vários estudos farmacológicos demonstraram tais atividades e confirmaram o uso tradicional desta planta.

O uso deste medicamento é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com distúrbios de coagulação sanguínea ou doenças crônicas do fígado.

Uso oral.

Adultos e crianças acima de 12 anos:

Tomar 15 mL (1 colher de sopa), três vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos:

Tomar 5 mL (1 colher de chá), três vezes ao dia.

Crianças menores de 6 anos:

Conforme orientação médica.

Duração do tratamento:

7 dias.

Limite máximo diário:

142 mL do produto.

Caso os sintomas não desapareçam após 7 dias de tratamento, procure seu médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso haja esquecimento de alguma dose, seguir o tratamento conforme as dosagens recomendadas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

O uso do Peitoral Martel deve ser evitado por pacientes com distúrbios de coagulação sanguínea, em mulheres com menstruações abundantes e em patologias crônicas do fígado.

Não é recomendado utilizar este medicamento de uma maneira contínua por um período superior a 7 dias.

O uso prolongado ou a ingestão de altas doses deste medicamento podem gerar taquicardia, vômitos, diarréia e acidentes hemorrágicos.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Cada mL contém:

Extrato fluido de folhas de Mikania glomerata Sprengl. (guaco)

0,08 mL (padronizado em 0,0352 mg (0,044%) de cumarina)
Veículo q.s.p.1 mL

(Veículo: sacarose, mel, benzoato de sódio, metilparabeno, água purificada)

O uso prolongado ou ingestão de altas doses pode gerar taquicardia, vômitos e quadros diarréicos, que desaparecem com a descontinuação da terapia. Em animais foram observados quadros hemorrágicos após 100 dias de uso contínuo de extratos de guaco.

Procurar auxílio médico para que sejam adotadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se precisar de mais orientações.

O Mikania Glomerata (substância ativa) não deve ser empregado simultaneamente a anticoagulantes, pois as cumarinas podem potencializar seus efeitos e antagonizar o da vitamina k.

As saponinas presentes no Mikania Glomerata (substância ativa) aumentam a absorção do lapachol, princípio ativo presente na Tabebuia avellanedae (ipê-roxo).

Resultados de Eficácia

Estudos conduzidos demonstraram a utilização de Mikania Glomerata (substância ativa) como um fitoterápico eficaz no tratamento de distúrbios respiratórios atuando como relaxante da musculatura lisa das vias aéreas. Um estudo realizado por Moura e colaboradores investigou os efeitos dos extratos aquoso, hidroalcoólico e fração diclorometano obtida do extrato hidroalcoólico de Mikania Glomerata (substância ativa) sobre os isolados de brônquios humanos e traqueias de cobaias.

Os resultados indicaram que o extrato aquoso não afetou a tensão basal, mas reduziu a contração sobre a traqueia de cobaias. O extrato hidroalcoólico reduziu a tensão basal e significativamente a contração induzida por drogas, em todas as concentrações testadas. A fração diclorometano do extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. Em brônquios humanos, o extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente.

O estudo demonstrou que houve uma ação inibitória significativa da Mikania Glomerata (substância ativa) sobre a constrição promovida nos brônquios humanos e traqueias de cobaias, sugerindo que a planta possui efeito benéfico potencial no tratamento de doenças broncoconstritivas.

Características Farmacológicas

Farmacodinâmica

Este medicamento é constituído pelo extrato hidroalcoólico de Mikania Glomerata (substância ativa) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante. Sabe-se que receptores da acetilcolina estão presentes no sistema respiratório e sua estimulação, pela acetilcolina, produz broncoconstrição e aumento da secreção.

Assim, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do Mikania Glomerata (substância ativa) provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do Mikania Glomerata (substância ativa) um auxiliar no tratamento de tosses persistentes e tosses com expectoração.

Conservar o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do medicamento:

Solução límpida, cor caramelo, odor característico de mel.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Informe ao seu medico ou cirurgião-dentista se você esta fazendo uso de algum outro medicamento.

Reg. M.S.: 1.0689.0148

Farmacêutica Responsável:
Márcia Cruz Valiati
CRF-RS: 5945

Kley Hertz Farmacêutica S.A.
Rua Comendador Azevedo, 224
Porto Alegre, RS
CNPJ: 92.695.691/0001-03
Indústria Brasileira

www.kleyhertz.com.br
SAC: 0800 7049001

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.