Diclofenax Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

O Diclofenax é indicado no tratamento a curto prazo de processos reumáticos, inflamatórios e degenerativos, dor e inflamação no pós-operatório, pós-cirurgias ortopédicas ou odontológicas, condições dolorosas em geral ou ginecológicas, como dismenorréia primária, síndromes dolorosas agudas da coluna vertebral, como adjuvante no tratamento de processos infecciosos acompanhados de dor nas faringoamigdalites e otites.

Posologia

Como usar?

A dose diária inicial é de 100 a 150 mg, 2 a 3 vezes ao dia.

Nos casos menos graves, na fase de manutenção, ou em crianças acima de 14 anos são suficientes doses de 100 mg ao dia.

No tratamento da dismenorréia, a dose inicial indicada é de 50 a 150 mg/dia, devendo, durante o tratamento, ser ajustada de acordo com a resposta da pessoa. No entanto, a dose não deve exceder 200 mg/dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, epigastralgia, vômitos, diarréia, cefaléia, tontura, vertigem, erupções cutâneas e edema periférico.

Com menos frequência, pode ocorrer sangramento gastrintestinal, úlcera péptica, sonolência, urticária ou distúrbio na função hepática incluindo hepatite com ou sem icterícia, edema, broncoespasmo, reações sistêmicas anafiláticas ou anafilactóides e hipotensão. Também foram relatados casos isolados de úlcera péptica com perfuração, distúrbios colorretais, colite hemorrágica não específica, exacerbação de colite ulcerativa, distúrbios sensoriais ou visuais, insônia, irritabilidade e convulsões foram relatadas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio é contraindicado em pessoas com úlcera péptica, alergia a qualquer substância presente na fórmula, asmáticos, rinite aguda ou urticária precipitadas pelo ácido acetilsalicílico ou por outras drogas inibidoras da prostaglandina-sintetase.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O diclofenaco potássico pertence a um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais, usados para tratar a dor e a inflamação.

Este remédio atua bloqueando a síntese de prostaglandinas responsáveis pela inflamação, dor e febre.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este remédio deve ser usado com precaução em pessoas com distúrbios gastrintestinais, história de ulceração gastrintestinal, colite ulcerativa ou doença de Crohn e insuficiência hepática grave.

Nos casos de pessoas tratadas com diuréticos, assim como em estado de recuperação cirúrgica, deve ser dada atenção especial ao se administrar o diclofenaco, devido ao comprometimento da função cardíaca ou renal, e caso ocorram tonturas ou outros distúrbios do sistema nervoso central, não é aconselhável dirigir veículos ou operar máquinas.

Além disso, o Diclofenax também não deve ser utilizado na gravidez e lactação, principalmente nos útlimos três meses de gestação.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em casos de superdosagem pode ocorrer vômito, hemorragia gastrintestinal, diarreia, tontura, zumbido ou convulsões, e em casos mais graves, pode ocorrer insuficiência renal aguda e insuficiência no fígado.

Laboratório

Infabra Ind. Farm. Bras. Ltda.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.