Decitabina Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Decitabina é indicado para tratar um tipo de câncer chamado leucemia mieloide aguda, em adultos com mais de 65 anos de idade.

Posologia

Como usar?

Geralmente, o tratamento com Decitabina é feito em ciclos de 5 dias, ou seja, a Decitabina deve ser administrada diariamente durante 5 dias, seguindo-se um período de 3 semanas de paragem, e devendo ser retomado um novo ciclo de tratamento após este período de descanso ou interrupção.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Decitabina devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da altura, peso e resposta individual de cada paciente ao tratamento. Decitabina é um medicamento injetável, que deve ser administrado diretamente na veia durante cerca de 1 hora, por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Decitabina podem incluir infecção urinária, infecções em qualquer parte do corpo, causadas por bactérias, vírus ou fungos, manchas roxas na pele, sensação de cansaço extremo, dor de cabeça, sangramento do nariz, diarreia, vômito, náusea, febre, ou palidez.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Decitabina está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, mulheres que estejam amamentando e para pacientes com alergia à Decitabina ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A Decitabina é um análogo desoxinucleótido da citidina, um composto que em doses reduzidas inibe seletivamente as metil-transferases do ADN, o que pode originar a reativação de genes de supressão tumoral, ou seja, o que pode conduzir à morte das células cancerígenas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Decitabina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver um número reduzido de plaquetas, glóbulos vermelhos ou glóbulos brancos no sangue, tiver uma dieta controlada de potássio, alguma infecção, doenças ou problemas no fígado, rins ou coração ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica. Além disso, antes de iniciar o tratamento com Decitabina, o seu médico irá prescrever exames aos sangue e irá avaliar se o seu fígado e rins estão a funcionar bem.

Durante e até 3 meses após o tratamento com Decitabina, homens e mulheres não devem conceber, devendo ser utilizados métodos contraceptivos eficazes como preservativo. Além disso, devem falar com o médico sobre a possibilidade de conservar esperma ou de congelar óvulos, antes de dar inicio ao tratamento.

Durante o tratamento com Decitabina, caso sinta sintomas como febre, dor no peito, falta de ar, tosse, sangue nas fezes, dificuldade em movimentar, falar, compreender ou ver, dor de cabeça forte e súbita, convulsões, dormência ou fraqueza em qualquer parte do corpo, dificuldade em respirar, inchaço nos lábios, coceira ou urticária na pele, deve consultar o seu médico logo que possível.

Durante o tratamento com Decitabina deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar cansaço e fraqueza.

O tratamento com Decitabina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Decitabina​ é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico, pelo que a sua administração excessiva é pouco provável.

Composição

Decitabina por frasco de pó para injetáveis contém:

Decitabina _____________________________________ 50 mg

Após reconstituição com 10 ml de água para injetáveis, cada 1 ml de concentrado contém:

Decitabina ______________________________________ 5 mg

(Excipientes: dihidrogenofosfato de potássio (E340), hidróxido de sódio (524) e ácido clorídrico).

Laboratório

Janssen Pharmaceutica N.V

Telf.: 0032 (0)14 60 21 11

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.