DDAVP spray nasal Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

O DDAVP spray nasal está indicado para o tratamento da diabetes insipidus central e para a realização de testes de capacidade de concentração renal.

Posologia

Como usar?

Antes de utilizar este medicamento, deve-se assoar o nariz e de seguida remover a tampa protetora do aplicador, verificar se o final do tubo que está dentro do frasco está mergulhado no líquido, segurar o frasco de modo que o dedo polegar fique apoiado na sua base e o aplicador fique entre os dedos indicador e médio, inclinar a cabeça para trás levemente e inserir o aplicador nasal em uma das narinas e prender a respiração quando se administrar a dose. Se for prescrita mais de uma dose, deve-se repetir a aplicação na outra narina usando as narinas alternadamente para cada dose adicional.

Em crianças, a administração deve ser realizada sob a supervisão de um adulto, de modo a garantir a dose adequada.

Uma dose do spray equivale a 0,1 mL que corresponde a 10 mcg de acetato de desmopressina.

Diabetes insipidus central:

A dose recomendada depende de cada pessoa mas geralmente a dose média diária em adultos é de 10 a 20 mcg, 1 a 2 vezes ao dia, podendo ser administrada como uma dose única ou dividida em duas ou três doses. Para crianças a dose média diária é de 10 mcg, 1 a 2 vezes ao dia.

Teste de capacidade de concentração renal:

A dose habitual para adultos é de 40 mcg. Para crianças acima de 1 ano, a dose é de 10 a 20 mcg e para crianças abaixo de 1 ano, a dose é 10 mcg.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A reação adversa mais grave com a desmopressina é a hiponatremia, a qual pode causar dor de cabeça, náusea, vômito, redução do sódio no sangue, ganho de peso, mal estar, dor abdominal, cãimbras musculares, tontura, confusão, perda da consciência e em casos mais severos convulsão e coma.

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer são congestão nasal, rinite, aumento da temperatura corpórea, insônia, instabilidade emocional, pesadelos, nervosismo, agressividade, dor de cabeça, sangramento nasal, infecções do trato respiratório superior, gastroenterite, dor abdominal e náusea.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser utilizado caso a pessoa tenha polidipsia habitual e psicogênica, histórico ou suspeita de insuficiência cardíaca e outras condições que requerem tratamento com agentes diuréticos, quantidade de sódio no sangue abaixo do normal, insuficiência renal moderada a severa, síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético e hipersensibilidade à desmopressina ou a qualquer componente da fórmula.

Além disso, o DDAVP também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou a amamentar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Quando DDAVP spray nasal for prescrito, recomendam-se iniciar sempre com a menor dose, seguir rigorosamente as instruções de restrição de líquidos e caso necessário, o médico irá aumentar a dose progressivamente e com cuidado.

O tratamento sem a concomitante redução de ingestão de líquidos pode levar à retenção de água ou redução do sódio no sangue acompanhada ou não de sintomas, como dor de cabeça, náusea, vômito, ganho de peso e, em casos mais graves, convulsões

Devido à presença de cloreto de benzalcônio na fórmula, o DDAVP spray nasal pode causar broncoespasmo.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O DDAVP tem na sua composição desmopressina que é uma substância antidiurética, que reduz a eliminação de água do organismo.

A desmopressina atua sobre os rins, suprindo a deficiência de vasopressina natural, substância produzida por uma glândula do organismo chamada hipófise.

O tempo médio para início da ação é de aproximadamente 1 hora. Uma dose intranasal de 10 a 20 mcg possui efeito durante 8 a 12 horas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

O excesso de DDAVP pode causar a retenção de água e hiponatremia.

Composição

Cada mL de spray nasal contém:

Acetato de desmopressina ______________________ 0,1 mg*

*(equivalente a 89 mcg de desmopressina)

Excipientes_________________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: cloreto de sódio, ácido cítrico monoidratado, fosfato de sódio dibásico diidratado, cloreto de benzalcônio e água purificada).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Após aberto, o frasco de DDAVP spray nasal é válido por 2 meses.

Laboratório

Ferring Pharmaceuticals

- Telf.: 0041 58 301 00 00

Dizeres legais:

MS - 1.2876.0015 | Farm. Resp.: Helena Satie Komatsu - CRF/SP 19.714

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.