Darzalex Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

É indicado no tratamento do mieloma múltiplo, um tipo de câncer da medula óssea, que não respondeu a tratamento anterior ou regressou depois de ter sido tratado anteriormente.

Posologia

Como usar?

A dose inicial é de 16 mg por Kg de peso corporal e é administrado diretamente na veia uma vez por semana, durante as primeiras 8 semanas. Após este período, recebe-se o tratamento a cada 2 semanas durante 16 semanas e, depois disso, continua de 4 em 4 semanas.

Darzalex é administrado gota a gota na veia, pelo que o tratamento pode demorar várias horas. Antes de começar cada sessão de tratamento serão administrados remédios para diminuir a probabilidade de ter problemas com a administração do medicamento como anti-histamínicos para alergia, corticosteroides para a inflamação e paracetamol para a febre.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Após tratamento, podem surgir, ao fim de 3 dias, alguns efeitos colaterais como arrepios, garganta irritada, tosse, náusea, corrimento nasal ou falta de ar, devendo-se informar imediatamente o médico para avaliar a necessidade de tomar algum remédio para tratar estes sintomas.

Pode surgir também febre, perda de apetite, sensação de cansaço, diarreia, obstipação, vômitos, dor de cabeça, dor nas costas e articulações, pneumonia e diminuição dos valores no exame de sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

É contraindicado durante a gravidez ou amamentação, devendo-se utilizar um método contraceptivo eficaz até três meses após terminar o tratamento. Não deve ser utilizado em crianças ou adolescentes com menos de 18 anos e em caso de alergia a qualquer componente da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Darzalex contém na sua fórmula uma substância chamada daratumumab que se liga às células cancerígenas no organismo, sinalizando-as, fazendo com que o sistema imune as identifique e destrua.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de se inciar o tratamento com Darzalex, deve-se informar o médico sobre a utilização de outros medicamentos para ser verificada a existência de interações que possam alterar a sua eficácia e aparecimento de efeitos colaterais. Este remédio contém sódio na sua constituição, pelo que pessoas que façam dieta controlada de sal devem informar o médico.

Durante o tratamento pode ser necessário tomar outros medicamentos para reduzir probabilidade de aparecimento de infeção com herpes.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A administração de dose superior à indicada é um acontecimento raro, uma vez que o tratamento é feito no hospital. No entanto, caso apareçam reações adversas como falta de ar, náusea ou vômito, deve-se consultar o médico para avaliar a situação.

Composição

Cada frasco de 5 ml ou 20 ml contém, respectivamente:

Daratumumab​ _______________________ 100 mg ou 400 mg

Excipientes ______________________________________ ml

(Excipientes: Ácido acético glacial, Manitol (E421), Polissorbato 20, Acetato de sódio trihidratado, Cloreto de sódio, Água para preparações injetáveis).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado no frigorífico à temperatura de 2ºC a 8ºC, protegido da luz, até à data de validade indicada na embalagem.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.