Daktarin 20 mg Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Daktarin loção é indicado para infecções na pele e unhas, no tratamento de tíneas de corpo, pé de atleta, frieira, micose de mão ou virilha, dermatite de fraldas e para o pano branco ou micose de praia, para adultos e crianças.

Daktarin gel é indicada para infecções causadas por fungos, no tratamento da candidíase oral e sapinho, para adultos e crianças com mais de 6 meses.

Gyno-Daktarin creme é indicado para infeções fúngicas da vagina e da pele circundante, no tratamento de sintomas como coceira, vermelhidão e corrimento esbranquiçado, em adultos.

Posologia

Como usar?

Daktarin loção

  • Infecções de pele: Aplicar a loção 1 a 2 vezes por dia, durante 2 a 6 semanas. Deve aplicar uma quantidade de loção suficiente para cobrir as áreas afetadas, friccionando a loção na pele com os dedos para que penetre completamente.
  • Infecções de unha: Aplicar a loção 1 a 2 vezes por dia, durante no mínimo 3 meses, até que uma nova unha cresça. Deve aplicar uma quantidade de loção suficiente para cobrir as unhas afetadas, friccionando a loção na unha para que penetre sobre e abaixo da unha.

Daktarin gel

  • Bebês de 6 a 24 meses de idade: deve ser aplicado ¼ de colher de chá, cerca de 1,25 ml, 4 vezes por dia, após as refeições.
  • Adultos e crianças com 2 anos ou mais: deve ser aplicado ½ de colher de chá, cerca de 2,5 ml, 4 vezes por dia, após as refeições.

A duração do tratamento com Daktarin gel deve ser indicada pelo seu médico, e este deve ser mantido por pelo menos 1 semana após o desaparecimento dos sintomas.

A aplicação de Daktarin gel deve ser feita recorrendo a um cotonete ou a uma gaze enrolada no dedo indicador, espalhando o medicamento na parte interna da boca, cobrindo todas as áreas afetadas. Além disso, o medicamento deve ser sempre mantido na boca durante algum tempo, antes de ser engolido, e em latentes e crianças, a dose deve ser dividida e aplicada em pequenas porções e nunca deve colocar uma grande quantidade de gel na próximo da garganta do bebê.

Gyno-Daktarin creme

Aplicar o creme 1 vez por dia, de preferência ao deitar, durante 7 dias consecutivos. Gyno-Daktarin creme pode ser usado com ou sem aplicador, de acordo com indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Daktarin loção: alguns dos efeitos colaterais incluem vermelhidão, irritação, leve sensação de queimação ou coceira no local da aplicação.

Daktarin gel: alguns dos efeitos colaterais incluem alterações de paladar, boca seca, náusea, desconforto na boca ou vômito.

Gyno-Daktarin creme: alguns dos efeitos colaterais incluem irritação vaginal e coceira no local da aplicação, enfraquecimento do sistema imune e angioedema com sintomas como vermelhidão, inchaço ou coceira.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Daktarin está contraindicado para pacientes com alergia ao Nitrato de Miconazol ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Daktarin gel oral é também contraindicado para crianças com menos de 6 meses de idade, pacientes com doença do fígado ou que estejam a tomar outros medicamentos antifúngicos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Daktarin é um medicamento que atua contra fungos sensíveis ao Nitrato de Miconazol​, como é o caso da Candida, que provoca monília ou sapinho.

Daktarin age assim contra fungos causadores de infecções na pele e unhas através da inibição da atividade essencial das células desses fungos, o que leva à sua morte e, consequente, alivio dos sintomas causados por essas infecções.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Daktarin, deverá falar com o seu médico se estiver estiver grávida ou amamentando ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Caso durante o tratamento com Daktarin loção ou Gyno-Daktarin creme sinta alguma reação de alergia ou irritação, interrompa o tratamento e consulte o seu médico. Durante o tratamento com Daktarin loção ou Gyno-Daktarin creme, mantenha uma higiene pessoal rigorosa, lavando cuidadosamente as mãos antes e após cada aplicação e mantendo uma toalha e uma esponja para banho para uso próprio, trocando regularmente a roupa que fica em contato com a pele infectada para evitar a reinfecção.

O contacto entre contraceptivos contendo borracha, de latex, e Gyno-Daktarin creme deve ser evitado, sendo que os componentes de Gyno-Daktarin creme podem danificar a borracha.

Daktarin loção ou Gyno-Daktarin creme são remédios apenas para uso tópico, ao contrário de Daktarin gel que apenas é adequada para uso oral.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Daktarin​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Daktarin loção: alguns dos efeitos de superdosagem mais comuns que pode sentir são vermelhidão, inchaço ou sensação de queimação no local da aplicação.

Daktarin gel: alguns dos efeitos de superdosagem mais comuns que pode sentir são vômito e diarreia.

Composição

Daktarin loção contém por grama:

Nitrato de Miconazol ___________________________ 20 mg

Excipientes _____________________________________ 1 g

(Excipientes: ácido benzóico, água, butilhidroxianisol, glicéridos polioxietilênicos glicolisados, óleo mineral, palmitatoestearato de etilenoglicol e polioxietilenoglicol e perfume prímula).

Daktarin gel contém por grama:

Miconazol ____________________________________ 20 mg

Excipientes _____________________________________ 1 g

(Excipientes: água purificada, álcool etílico, amido pré-gelatinizado, aroma de cacau, aroma de laranja, glicerol,
polissorbato 20 e sacarina sódica di-hidratada).

Gyno-Daktarin creme contém por grama:

Nitrato de Miconazol ___________________________ 20 mg

Excipientes ____________________________________ 1 g

(Excipientes: macrogol estearato 6-32 e glicol estearato, glicéridos insaturados poliglicolisados, parafina líquida, butil-hidroxianisol (E320), ácido benzóico (E210) e água purificada).

Interações Medicamentosas

Daktarin loção e Gyno-Daktarin creme não devem ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos anticoagulantes orais como a varfarina.

Daktarin gel não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como terfenadina, astemizol, mizolastina, cisaprida, sinvastatina, lovastatina, midazolam, triazolam, pimozida, sertindol, halofantrina, alcaloides de ergot, bepridil, quinidina, dofetilida, varfarina, sulfonilureias, inibidores da protease do HIV como saquinavir, alcaloides da vinca, bussulfano, docetaxel, medicamentos que atuam no coração e nos vasos sanguíneos, ciclosporina A, tacrolimo, sirolimo, rapamicina, fenitoína, alfentanila, sildenafila,buspirona, alprazolam, midazolam IV, brotizolam, certos medicamentos para tuberculose como rifabutina, metilprednisolona, trimetrexato, ebastina, reboxetina ou com cilostazol.

Daktarin é bom para tratar sapinho?

Sim, Daktarin trata sapinho, pois é um remédio antifúngico que elimina a Candida albicans, que provoca candidíase oral e sapinho.

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

- Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

O genérico de Daktarin é o Nitrato de Miconazol, porém outros remédios para tratar micoses, podem ser Nistatina e Fluconazol.

Dizeres Legais:

Daktarin loção: M.S.: 1.1236.0024 | ​Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

Daktarin gel: M.S.: 1.1236.3402 | ​Farm. Resp.: Marcos R. Pereira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.