Cynara Scolymus + Peumus Boldus Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

O produto Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) é indicado como colerético e colagogo, e para o tratamento sintomático dos distúrbios gastrointestinais espásticos.

O Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade conhecida aos componentes da fórmula.

O Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) é contra-indicado nos seguintes casos:

  • Obstrução do ducto biliar, devido ao seu efeito colagogo;
  • Colangites;
  • Câncer no ducto biliar, câncer de figado ou câncer pancreático;
  • Doenças hepáticas severas como hepatite virótica, hepatite tóxica ou cirrose, devido ao efeito estimulante do fígado;
  • cálculos biliares, pois o Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) pode induzir cólica na vesícula biliar;
  • Icterícia proveniente de anemia hemolítica e outras causadas por hiperbilirrubinemia não conjugadas, devido ao efeito estimulante do fígado;
  • Inflamação séptica da vesícula biliar, se houver risco de peritonite devido ao efeito estimulante da vesícula biliar.

O uso de Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) não é recomendado durante a gravidez e a lactação visto que os efeitos não são conhecidos.

Isento de Prescrição Médica

A posologia do Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) solução oral concentrada (diluída em água) foi estabelecida da seguinte maneira

Adultos:

1 colher de chá (5ml), 1 a 3 vezes ao dia.

Crianças de 7 a 12 anos:

1 colher de chá (5ml), 1 a 2 vezes ao dia.

Crianças de 3 a 7 anos:

½ colher de chá (2,5ml), 1 a 2 vezes ao dia.

Crianças abaixo de 3 anos:

½ colher de chá (2,5ml), 1 vez ao dia.

A posologia do Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) solução oral foi estabelecida da seguinte maneira

Adultos:

1 flaconete (10ml), 1 a 3 vezes ao dia.

Crianças de 7 a 12 anos:

1 flaconete (10ml), 1 a 2 vezes ao dia.

Crianças de 3 a 7 anos:

½ flaconete (5ml), 1 a 2 vezes ao dia.

Crianças abaixo de 3 anos:

½ flaconete (5ml), 1 vez ao dia.

A posologia do Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) drágeas foi estabelecida da seguinte maneira

Adultos:

2 drágeas, 1 a 3 vezes ao dia.

Crianças de 7 a 12 anos:

2 drágeas, 1 a 2 vezes ao dia.

Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) é bem tolerado e nas doses terapêuticas descritas na posologia, podendo causar em raros casos distúrbios gastrointestinais ou reações alérgicas em pessoas sensibilizadas.

Pacientes usando warfarina devem ser avisados que existe uma possível interação com Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) que pode aumentar a atividade anticoagulante da droga.

O uso de Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) não é recomendado durante a gravidez e a lactação visto que os efeitos não são conhecidos.

Não se recomenda o uso do Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) por diabéticos devido a presença de açúcar na sua formulação.

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento só deve ser utilizado por via oral.

O Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) drágeas não pode ser partido ou mastigado.

Uso em pacientes idosos, crianças e outros grupos de risco

Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) é bem tolerado e não apresenta efeitos colaterais relevantes, inclusive quando administrado para idosos.

Não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação e para pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.

Resultados de Eficácia


Até o momento não foram encontrados dados de percentagem de cura ou prevenção do produto no uso como medicação no tratamento dos problemas digestivos.

Características Farmacológicas


Os princípios ativos contidos nas folhas de Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) (cinarina e boldina, respectivamente) atuam aumentando a secreção e o fluxo biliar, intensificando a diurese e favorecendo a eliminação do colesterol, ajudando a regularizar as funções digestivas. Assim, pela sua composição, Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) facilita a digestão e inibe o fator espasmódico, normaliza o ritmo das necessidades fisiológicas, regularizando as funções intestinais.

Farmacodinâmica

A administração oral aguda de Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) aumenta o fluxo biliar (atividade colagoga) e o uso crônico aumenta a produção de bile (atividade colerética). Por isso, a ingestão de uma dose única de Cynara Scolymus + Peumus Boldus (substância ativa) produz um grande fluxo biliar pela atividade colagoga, que é, indiretamente estimulada pela contração da vesicula biliar. Já sua administração repetida aumenta a produção de bile pela vesícula biliar.

Figatil

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.