Creon - Cápsulas de Pancreatina Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Creon é indicado para repor as enzimas pancreáticas, no tratamento dos sinais e sintomas da insuficiência pancreática exócrina, muitas vezes associada a doenças como fibrose cística, pancreatite crônica, pós-pancreatectomia, gastrectomia ou câncer pancreático, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Creon e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas vão depender da gravidade da doença e do tipo de alimentos ingeridos.

As cápsulas de Creon devem ser engolidas inteiras, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar. Além disso, é recomendada a ingestão de metade ou um terço da dose total antes da refeição, e o restante durante a mesma. Caso seja necessário, as cápsulas podem ser abertas, e o seu conteúdo pode ser misturado com água ou suco para facilitar a ingestão do remédio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Creon podem incluir diarreia, prisão de ventre, desconforto no estômago, náusea, reações de alergia na pele como coceira, vermelhidão ou urticária ou alterações no aspecto ou consistência das fezes.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Creon está contraindicado para pacientes com alergia à Pancreatina de origem suína ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Creon tem na sua composição enzimas pancreáticas ou pancreatina, responsáveis por facilitar a digestão dos nutrientes ingeridos. As enzimas pancreáticas são essenciais para que ocorra uma adequada transformação dos diversos nutrientes ingeridos em partículas que podem ser absorvidas pelo organismo. Entre estas proteínas, está a Lipase, que é responsável por hidrolisar gorduras, a Amilase que hidrolisa os carboidratos e a Protease que hidrolisa as proteínas. Assim Creon é auxilia no tratamento de casos onde ocorre uma secreção pancreática insuficiente, evitando os sintomas associados a uma má digestão.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Creon, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver outros problemas de saúde ou se estiver a tomar outros medicamentos.

O tratamento com Creon​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Creon​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Creon podem incluir excesso de ácido úrico no sangue e urina.

Composição

Creon 10.000 por cada cápsula contém:

Creon 10.000
U.F.Eur./FIPU.USP
Lipase10.00010.000
Amilase8.00033.200
Protease60037.500

Creon 25.000 por cada cápsula contém:

Creon 25.000
U.F.Eur./FIPU.USP
Lipase25.00025.000
Amilase18.00074.700
Protease1.00062.500

U.F.Eur. - Unidade de atividade enzimática determinada conforme a European Pharmacopoeia.

FIP - Unidade de atividade enzimática determinada conforme a Fédération internàtionate Pharmaceutique

U.USP - Unidade de atividade enzimática determinada conforme a United States Pharmacopeia.

Laboratório

Solvay Farma Ltda.

SAC: 0800-0141500

Creon também pode ser conhecido como Pancreatina.

Ms: 1.0082.0145
Farm. Resp.: Dr. Rogério M. Massonetto.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.