Colzen Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Colzen é um curativo biológico, cicatrizante e antimicrobiano indicado para o controle de hemorragias em feridas, tratamento de feridas infectadas ou de feridas em que exista um aumento do risco de infecção e para úlceras crônicas como úlceras de pressão, úlceras de perna, queimaduras, locais receptores de enxerto, feridas do Pé Diabético, feridas traumáticas e cirúrgicas. Além disso, Colzen é também indicado para todas as fases de cicatrização das feridas.

Posologia

Como usar?

O curativo Colzen deve apenas ser usado de acordo com indicação de um enfermeiro ou médico, e deve ser substituído sempre que houver uma exsudação excessiva, geralmente notada pelo aspecto do curativo secundário.

Geralmente, Colzen deve ser aplicado do seguinte modo: começar por colocar luva estéril, limpar a lesão com jato de soro fisiológico a 0,9 % e secar a área à volta da ferida com uma gaze. Seguidamente, aplicar o curativo sobre a área da lesão e em seguida, por cima, aplicar uma gaze estéril seca como curativo secundário. Finalmente, aplicar uma atadura de crepom para proteção, sem fazer pressão, e aplicar o esparadrapo.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Colzen incluem reações de alergia, com sintomas como urticária na pele, coceira, ardência, inchaço e vermelhidão na pele e reações de inflamação, com sintomas como dor, calor, vermelhidão e inchaço na pele e em redor da ferida.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A aplicação do Curativo Colzen é contraindicada em pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Colzen é um curativo biológico, com propriedades cicatrizantes e antimicrobianas. Colzen possui na sua composição colágeno, alginato de cálcio e nitrato de cério, compostos que ajudam a controlar a exsudação excessiva e a reduzir a colonização bacteriana, acelerando assim o processo de cicatrização de feridas e úlceras.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de aplicar o Curativo Colzen, é recomendado que limpe sempre e seque bem a área da lesão. Além disso, de acordo com indicação médica, Colzen pode ser utilizado em conjunto com antibióticos sistêmicos, no tratamento de feridas com infecção profunda.

Após a abertura da embalagem, Colzen deve ser imediatamente utilizado, não devendo ser guardado para posterior utilização, pois trata-se de um produto de uso único, fornecido na forma estéril.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A bula do medicamento não refere efeitos de superdosagem.

Composição

Colzen é composto por alginato de cálcio, propilenoglicol, nitrato de cério III hexahidratado, gel de colágeno tipo I bovino e água para injetáveis.

Laboratório

Silvestre Labs Química e Farmacêutica Ltda.

Dizeres Legais:

MS: 10328890009
Farm. Resp.: Dra. Tatiana Siqueira de Lima Corrêa

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.