Colchis Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Colchis 0,5 mg ou Colchis 1 mg é indicada no tratamento de crises agudas de gota, escleroderma, poliartrite da sarcoidose, psoríase, doença de Peyronie ou febre familiar do Mediterrâneo. Além disso, Colchis também é indicada na prevenção de crises agudas em doentes crônicos com artrite gotosa aguda e crônica.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Colchis 0,5 mg ou Colchis 1 mg a utilizar e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico, pois dependem do problema a tratar, do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Geralmente, a dose recomendada de Colchis varia de 0,5 mg até um máximo de 10 mg por dia, administrados em diferentes tomas ao longo do dia, de acordo com indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns os efeitos colaterais de Colchis podem incluir náusea, diarreia, vômitos ou debilidade muscular.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Colchis está contraindicada para mulheres grávidas, crianças, para pacientes com doenças ou problemas nos rins, fígado ou coração e para pacientes com historial de alergia ao Ácido Acetilsalicílico ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Colchis tem na sua composição Colchicina, um alcalóide derivado do “colchicum autumnale”, cujo o mecanismo de ação ainda é desconhecido. Porém sabe-se que a Colchicina diminui a motilidade leucocitária, a fagocitose e a produção de ácido lático, diminuindo assim o depósito de cristais de urato, e a consequente resposta inflamatória resultante.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Colchis, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver insuficiência renal, hepatobiliar ou se tiver doenças crônicas.

Durante o tratamento com Colchis caso ocorra sangramento gengival, deve interromper o tratamento e consultar o médico.

O tratamento com Colchis​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Colchis, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Interações Medicamentosas

Colchis não deve ser administrada em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos neoplásicos rapidamente citolíticos, como bumetamida, diazóxido, diuréticos tiazídicos, furosemida, pirazinamida ou triantereno, medicamentos que produzem alterações sanguíneas como fenilbutazona, vitamina B12 ou com bebidas alcoólicas.

Laboratório

Apsen Farmacêutica S.A.

- SAC: 0800 16 5678

O genérico de Colchis é a Colchicina, porém outros remédios indicados para prevenir crises de gota podem ser Colcitrat​ ou Alopurinol.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.