Codein Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Codein comprimidos ou solução oral é indicado para o o alívio da dor moderada, em adultos.

Posologia

Como usar?

  • Adultos: geralmente, a dose recomendada é de 30 mg, 1 comprimido de Codein 30 mg, de 3 em 3 horas ou de 6 em 6 horas, de acordo com indicação médica, nunca excedendo os 120 mg por dia.
  • Crianças: geralmente, a dose recomendada é de 0,5 mg por cada 1 kg de peso corporal, de 4 em 4 horas ou de 6 em 6 horas, de acordo com indicação médica.

Os comprimidos de Codein devem ser engolidos juntamente com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Codein podem incluir prisão de ventre, sonolência, urticária na pele, inchaço na face, dificuldade em respirar, inchaço, broncoespasmo, espasmo da laringe, confusão, alteração na pulsação, diminui a diminuição de urina, visão dupla ou embaçada, secura na boca, desconforto geral, tensão baixa, perda de apetite, náusea, vômito, vermelhidão, inchaço, dor, sensação de queimação no local da injeção, tontura, sensação de desmaio ou espasmo da uretra.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Codein está contraindicado para tratamento de casos de diarreia causada por envenenamento ou associada a colite pseudomembranosa provocada por cefalosporina, lincomicina ou penicilina, pacientes com depressão respiratória, pacientes com historial de dependência a drogas, bebidas alcoólicas, instabilidade emocional ou tendências suicidas, pacientes com aumento da depressão intracraniana, arritmia cardíaca, convulsões, doenças ou problemas nos rins ou fígado, inflamação intestinal, hipertrofia ou obstrução da próstata ou mal funcionamento da glândula da tireóide, pacientes que tenham feito recentemente cirurgia do trato intestinal ou urinário e para pacientes com alergia a outros opióides, ao Fosfato de Codeína ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Codein é um medicamento que tem na sua composição Codeína, um analgésico derivado do ópio, com propriedades analgésicas, que promove o alivio da dor. Os analgésicos opióides, como a Codeína, ligam-se a receptores específicos em vários locais do Sistema Nervoso Central, alterando os processos que afetam a percepção da dor e a resposta emocional à dor.

Após administração oral, o início da ação analgésica da Codeína ocorre cerca de 30 a 45 minutos após a administração, e a duração da ação analgésica dura cerca de 4 horas. Além disso, o pico do efeito analgésico do medicamento, é obtido cerca de 60 a 120 minutos após a sua administração.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Codein, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, pretender administrar o medicamento a crianças,

Codein é um medicamento opióide que pode causar dependência psíquica ou física e tolerância, pelo que apenas deve ser administrado segundo indicação médica. Além disso, a utilização de analgésicos opióides como Codein, podem contribuir para o aparecimento de carie, doença periodontal, candidíase oral ou desconforto na boca, pois podem diminuir ou inibir a formação de saliva.

Durante o tratamento com Codein deve evitar dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode causar sonolência ou tonturas.

O tratamento com Codein nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. Pois a interrupção repentina do tratamento pode causar síndrome de abstinência.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Codein, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Codein podem ser sonolência, urticária na pele, vômito, coceira, inchaço na pele ou problemas respiratórios.

Composição

Codein 30 mg ou Codein 60 mg​ por cada 1 comprimido contém:

Fosfato de Codeína _____________________ 30 mg ou 60 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: polividona, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, croscarmelose sódica, metabissulfito de sódio, estearato de magnésio, corante amarelo FD&C 6 (30 mg), corante azul FD&C 2 (60 mg)).

Codein 3 mg por cada 1 ml de solução oral contém:

Fosfato de Codeína ______________________________ 3 mg
Veículo _________________________________________ 1 ml

(Veículo: sacarose, sacarina sódica, benzoato de sódio, edetato de sódio, cloreto de sódio, glicerol, corante vermelho ponceau, aroma framboesa, água purificada).

Interações Medicamentosas

Codein não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como outros depressores do Sistema Nervoso Central como bebidas alcoólicas, sedativos, anti-histamínicos ou drogas psicotrópicas como IMAO e antidepressivos tricíclicos.

Codeína pode ser usada no tratamento da tosse?

Sim, a codeína pode ser usada no tratamento da tosse, pois age reduzindo o reflexo da tosse, através da diminuição da excitabilidade do centro da tosse.

Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

SAC: 0800 701 19 18

O genérico de Codein é a Codeína e outros medicamentos para o alivio da dor forte podem ser Vicodin, Codaten ou Dimorf.

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0298.0199
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.