COARTEM Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Clozapina é indicada para o tratamento da esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e para o tratamento de distúrbios do pensamento, emocionais e comportamentais da doença de Parkinson, em adultos.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Clozapina a utilizar e a duração do tratamento dependem do problema a tratar, do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento, devendo ser indicadas pelo seu médico.

Geralmente, a dose indicada varia de 12,5 mg a 450 mg por dia, de acordo com indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Clozapina incluem sonolência, tontura, prisão de ventre, aumento da produção de saliva, aumento de peso, fala arrastada, movimentos anormais, incapacidade de iniciar o movimento, incapacidade de permanecer imóvel, inquietação, membros rígidos, tremor nas mãos, agitação, rigidez nos músculos, dor de cabeça, visão embaçada, dificuldade para ler, tontura ao levantar, pressão alta, náusea, vômito, boca seca, retenção de urina, febre, cansaço, batimento cardíaco rápido e irregular com falta de ar e inchaço das pernas e pés, sinais de infecção como febre, calafrios graves, dor de garganta ou ulceras na boca, convulsões, alterações nos resultados dos exames de sangue e perda de consciência ou desmaio.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Clozapina está contraindicada para crianças e adolescentes, mulheres que estejam amamentando, pacientes que não possam realizar regularmente exames de sangue, pacientes com baixa contagem de glóbulos brancos, doença de medula óssea, doenças ou problemas de fígado, rim ou coração, convulsões não controladas, problemas de álcool ou abuso de drogas, pacientes historial de prisão de ventre grave, obstrução do intestino ou outras condições que afetem o intestino grosso e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A Clozapina pertence a um grupo de medicamentos denominados antipsicóticos, cujo o seu mecanismo de ação se encontra relacionado com a sua capacidade de se ligar ao receptor de Dopamina no cérebro, bloqueando a sua atividade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Clozapina​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, tiver intolerância à lactose ou a alguns açucares, mais de 60 anos, diabetes, tiver historial de acidente vascular cerebral, doença no coração ou histórico familiar de condução anormal no coração, tiver convulsões, glaucoma, aumento da próstata, resfriado, gripe, febre, dor de garganta ou outras infeções, tiver batimento cardíaco acelerado e irregular com falta de ar e inchaço dos pés ou pernas ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Clozapina deve tomar especial cuidado antes de dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode causar tonturas, desmaio e sonolência.

O tratamento com Clozapina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Clozapina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Clozapina 25 ou 100 mg por cada comprimido contém:

Clozapina _______________________________ 25 mg 100 mg
Excipientes _______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: amido, povidona, lactose monoidratada, dióxido de silício, silicato de magnésio, estearato de magnésio).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Clozapina deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 4 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 4 horas até à próxima dose, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Clozapina nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Clozapina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, medicamentos para dormir, tranquilizantes, antialérgicos, antibióticos, medicamentos para a depressão, convulsões ou úlceras do estômago, medicamentos contra infecções fúngicas ou virais, medicamentos usados no tratamento de doenças mentais ou com comprimidos anticoncepcionais.

Clozapina engorda?

Sim, Clozapina pode fazer engordar, pois este é um dos seus possíveis efeitos colaterais.

Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

SAC: 0800 701 19 18

Clozapina também pode ser conhecida comercialmente como Pinazan, porém outros remédios antipsicóticos podem ser Olanzapina, Risperidona ou Clorpromazina.

Dizeres Legais:

MS nº: 1.0298.0377
Farm. Resp.: Dr. José Carlos Módol

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.