Clusivol Composto Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Clusivol Composto está indicado como suplemento de vitaminas, minerais e lisina nos seguintes casos:

  • Para crianças que estejam recebendo leite materno e crianças em fase de crescimento;
  • Em dietas restritivas e inadequadas;
  • Na prevenção do raquitismo (amolecimento dos ossos em crianças, que pode causar fraturas e deformidades);
  • Na prevenção da cegueira noturna (dificuldade ou impossibilidade de se enxergar na escuridão) e xeroftalmia (doença causada pela não produção de lágrimas e dificuldade de visão principalmente à noite, é causada pela falta de vitamina A);
  • Como auxiliar do sistema imunológico (sistema de defesa do corpo);
  • Em doenças crônicas ou convalescença (período após uma doença, de recuperação da saúde) e no pós-cirúrgico.

Como o Clusivol Composto funciona?

Clusivol Composto é um suplemento de vitaminas, minerais e lisina, por esta razão, todos e cada um dos elementos de sua fórmula não têm por finalidade efeitos terapêuticos.

Quando tomado regularmente, cada um dos ingredientes de sua fórmula tem por objetivo suprir as prováveis deficiências de nutrientes que a dieta ou outras condições que podem ser originadas por alguma doença.

Clusivol Composto, além de reunir todos esses elementos essenciais, possui sabor agradável, o que facilita sua administração às crianças.

As vitaminas e os minerais são micronutrientes essenciais para atender às necessidades nutricionais para o crescimento e o desenvolvimento normais e manutenção da saúde.

Atuam de forma a auxiliar as funções do corpo como, por exemplo, na formação de proteínas (principal constituinte dos tecidos do corpo). Os aminoácidos também são essenciais ao metabolismo, atuando na formação e crescimento ósseo e favorecendo a absorção de cálcio, além de ajudar na produção de hormônios, enzimas e colágeno. Destaca-se a lisina que atua na formação e crescimento dos ossos, favorecendo a absorção de cálcio; também ajuda na produção de alguns hormônios e enzimas, na formação do colágeno e na regeneração do tecido lesado.

Clusivol Composto não deve ser utilizado por pessoas com alergia conhecida aos componentes da fórmula.

Clusivol Composto é contraindicado para pacientes portadores de hipervitaminose A (excesso de vitamina A). Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Agite antes de usar. Clusivol Composto deve ser administrado, por via oral, diariamente, nas doses recomendadas, conforme tabela abaixo, em uma única tomada ou dividida em duas, preferencialmente junto às refeições. Pode ser diluído em água, chá, suco de frutas ou misturado a alimentos.

Idade (anos)Dose diária (mL)
LactentesSob orientação médica
1 a 32,5 a 5
4 a 65
7 a 1010
A partir de 11 anos e adultos20

Pode ser utilizado por tempo indeterminado. Não é recomendado exceder a dose diária.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que fazer quando eu me esquecer de usar o Clusivol Composto?

Caso você esqueça de tomar Clusivol Composto no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Não há relatos de complicações com o uso do produto na saúde de idosos e crianças em uso do produto até o momento.

Pode ser necessária a redução da dose do suplemento nos casos de insuficiência renal ou hepática (do fígado) grave. Os suplementos de vitaminas e minerais não são isentos de interações medicamentosas. Recomenda-se avaliação cuidadosa ao prescrever outro medicamento a usuários deste tipo de suplemento.

Se você faz uso de outro suplemento vitamínico, verifique a rotulagem, pois diferentes suplementos podem conter os mesmos componentes.

Atenção: A quantidade de açúcar (sacarose) em Clusivol Composto é de aproximadamente 0,5g/mL.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Gravidez

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Ocasionalmente, podem ocorrer desconforto estomacal e/ou abdominal, constipação, diarreia, náusea, ligeiras cólicas abdominais, escurecimento e amolecimento das fezes, que regridem com a continuidade do tratamento. Reações de hipersensibilidade.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor.

O Clusivol Composto Xarope contém:

*%: Teor percentual do componente, na posologia indicada conforme as faixas etárias, relativo à ingestão mínima diária recomendada.
**: Não estabelecido.
***: Adultos e Crianças a partir de 11 anos.

Outros componentes: hemitartarato de colina, lactato de cálcio, hipofosfito de cálcio, gliconato de magnésio, lactato de zinco.

Veículos: ácido cítrico anidro, ácido láctico, aroma cítrico composto, butil-hidroxianisol, butil-hidroxitolueno, cloridrato de L-cisteína, corante caramelo, sacarose, dextrose anidra, glicerol, metilparabeno, propilparabeno, sacarina sódica, goma xantana, óleo de mamona, óleo de milho, manitol e água.

Em casos de ingestão acidental durante longo período de tempo, descontinue o uso e procure assistência médica imediatamente.

Em casos de ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, podem ocorrer os seguintes sintomas de hipervitaminose A (excesso de vitamina A no sangue): pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular (formação de "bolinhas" endurecidas nas aberturas dos poros, que deixam a pele áspera), dores de cabeça, cansaço, perda do apetite, descamação da pele, queda do cabelo, coceira, hepatomegalia (aumento do fígado), dores nos ossos e articulações, dentre outros sintomas. Além disso, podem ocorrer diarreia e hipervitaminose D (excesso de vitamina D no sangue).

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Não se deve administrar esse produto a pessoas que já recebem outras formas de vitamina A pelo risco de doses excessivas.

A vitamina A pode interferir com colestiramina, isotretinoína, orlistat e varfarina.

A nicotinamida pode diminuir a eficácia de hipoglicemiantes orais (ex: glibenclamida) e aumentar o risco de efeitos tóxicos das estatinas (lovastatina, atorvastatina e sinvastatina).

O uso de ácido ascórbico pode reduzir a eficiência dos contraceptivos orais. Pode reduzir a eficácia do tratamento do etilismo com o dissulfiram.

Doses de 10 g por dia de ácido ascórbico podem diminuir a absorção de anticoagulantes orais como a varfarina.

Ácido ascórbico com deferoxamina pode aumentar a toxicidade do ferro para as células cardíacas.

Interações com plantas medicinais

Não são descritas.

Interações com substâncias químicas

Não são descritas.

Interações com exames laboratoriais e não laboratoriais

Doses elevadas de vitamina C podem afetar os testes de glicosúria ou negativar os resultados da pesquisa de sangue oculto nas fezes. Podem deixar a urina mais ácida e aumentar os níveis de ácido úrico e oxalatos na urina. Podem diminuir a determinação de algumas enzimas do fígado (desidrogenase lática e transaminases).

O paciente deverá informar ao laboratório que está usando este medicamento.

Interações com doenças

Não são descritas.

Não há relatos até o momento.

Características farmacológicas

O produto é uma associação das principais vitaminas necessárias ao organismo.

Farmacodinâmica

O palmitato de retinol é necessário para o crescimento e desenvolvimento do tecido epitelial, para o crescimento ósseo, para o desenvolvimento embrionário e exerce papel indispensável na função normal da retina. O colecalciferol desempenha papel na absorção, transporte e aproveitamento do cálcio e do fósforo no metabolismo intestinal, renal e ósseo.

A tiamina age como coenzima no metabolismo dos carboidratos e na descarboxilação dos alfacetoácidos. Desempenha papel modulador na transmissão neuromuscular.

A riboflavina é necessária no processo de respiração celular e como ativadora da piridoxina. A piridoxina participa dos processos de descarboxilação e transaminação no metabolismo dos aminoácidos.

As coenzimas NAD e NADP, formas fisiologicamente ativas da nicotinamida, têm importância no metabolismo dos lipídios e na neoglicogênese, além de participarem das reações de óxido-redução. O ácido ascórbico interfere diretamente no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico e ferro, além de atuar em diferentes etapas do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.

Farmacocinética

O ácido ascórbico e todas as vitaminas do complexo B são facilmente absorvidos por via oral, distribui-se por todos os tecidos e não se acumulam. A vitamina A e a vitamina D, do grupo das lipossolúveis exigem a presença de sais biliares para emulsificação e adequada absorção através da mucosa entérica. Na maioria dos casos, doses elevadas de vitaminas são facilmente excretadas por via renal. As lipossolúveis formam depósitos hepáticos.

Clusivol Composto deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15 - 30°C), mesmo após aberto.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e Organolépticas:

Clusivol Composto é um líquido viscoso e opaco, marrom escuro, com odor e sabor de laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

MS no1.2110.0054

Farm. Resp.:
Edina S. M. Nakamura 
CRF - SP No 9258

Registrado por:
Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Alexandre Dumas, 1860, 3o andar. São Paulo-SP-Brasil
CNPJ: 61.072.393/0001-33

Fabricado por:
Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.
Rodovia Castelo Branco Km 32,5 - Itapevi – São Paulo – Brasil
CNPJ n° 61.072.393/0039-06
Indústria Brasileira.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.