Circadin Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Circadin 2 mg em comprimidos é indicado para o tratamento da insônia em adultos com grande dificuldade em adormecer ou em manter o sono durante a noite.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, equivalente a 2 mg, 1 vez por dia, 1 ou 2 horas antes da hora de deitar.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e depois de comer.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Circadin podem incluir sonolência, dor no peito, irritabilidade, nervosismo, agitação, insônia, sonhos anormais, pesadelos, ansiedade, enxaqueca, dores de cabeça, cansaço, falta de energia, agitação, tonturas, cansaço, tensão arterial alta, dor na parte superior do abdômen, má digestão, ulceras na boca, boca seca, amarelecimento da pele ou da parte branca dos olhos, inflamação da pele, coceira, urticária na pele, pele seca, dor nas extremidades, sintomas de menopausa, sensação de fraqueza, excreção de glucose ou excesso de proteínas na urina, alterações da função do fígado ou aumento de peso.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Circadin está contraindicado para pacientes com idade inferior a 18 anos, mulheres grávidas, planeando engravidar ou amamentando, pacientes que ingiram frequentemente bebidas alcoólicas e para pacientes com alergia à melatonina ou a outro componente da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Circadin, tem na sua composição melatonina, uma hormona naturalmente produzida no corpo pela glândula pineal, que se encontra estruturalmente relacionada com a serotonina.

A melatonina está associada ao controlo dos ritmos circadianos, à indução do ciclo luz-escuro, ao efeito hipnótico e ao aumento da propensão para dormir e a sua produção aumenta pouco depois de começar a escurecer, atingindo o seu pico entre as 2 e as 4 horas da manhã, e diminui durante a segunda metade da noite. Pensa-se que a atividade da melatonina nos receptores MT1, MT2 e MT3, contribui para as suas propriedades promotoras do sono, uma vez que estes receptores estão envolvidos na regulação dos ritmos circadianos e na regulação do sono.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Circadin, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças no fígado ou nos rins, tiver intolerância a alguns açucares incluindo à lactose, alguma doença autoimune, for fumador ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Circadin deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Circadin​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Circadin​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. O efeito colateral mais comum que pode sentir após a toma excessiva de Circadin e a sonolência.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Circadin, deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça antes de deitar. Caso contrário, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Quando devo tomar Melatonina?

A Melatonia deve ser administrada em casos de insônia sem causa médica, mental ou ambiental, e em casos de dificuldade persistente em adormecer ou manter o sono a noite inteira.

A Melatonina apesar de ser um hormônio produzido pelo nosso organismo, a sua administração artificial pode provocar efeitos colaterais como depressão e irritabilidade, pelo que este medicamento só deverá ser utilizado sob orientação médica.

Interações Medicamentosas

Circadin não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como fluvoxamina, agonistas ou antagonistas adrenérgicos, benzodiazepinas, hipnóticos não benzodiazepínicos ou juntamente com tioridazina.

Laboratório

RAD Neurim Pharmaceuticals EEC

RAD Neurim Pharmaceuticals EEC Limited: One Forbury Square, The Forbury, Reading, Berkshire RG1, 3EB - Reino Unido; - neurim@neurim.com

Clique em Melamil para ler todas as informações sobre Melatonina indicada para crianças.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.