Cimzia Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

É indicado para tratar a doença de Crohn ou a artrite reumatoide, duas doenças inflamatórias crônicas causadas por alteração do funcionamento do sistema imunitário.

Posologia

Como usar?

A dose inicial de tratamento é 400 mg, administrada por duas injeções de 200 mg, na primeira, terceira e quinta semanas de tratamento. A injeção deve ser administrada na pele no abdômen ou nas coxas por um enfermeiro ou pela própria pessoa, após lhe ser ensinado como fazer.

Após a quinta semana, é administrada a dose de manutenção que, no caso da Doença de Crohn, é 400 mg a cada 4 semanas e, na Artrite Reumatoide, é de 200 mg a cada 2 semanas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais são aparecimento de infecção causada por bactérias como tuberculose ou por vírus como herpes, alterações nos valores do exame de sangue, dor de cabeça, náusea, vômito, pele e olhos amarelados, vermelhidão na pele, febre, cansaço ou coceira generalizada no corpo.

Pode surgir, mas raramente, infecções por fungos, aparecimento de câncer, problemas de coração, anemia, problemas de rim e alterações no sistema nervoso como tontura ou problemas de visão.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou na amamentação e em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Doentes com tuberculose, infecção generalizada ou abcessos também não podem tomar este medicamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Este remédio contém na sua fórmula certolizumabe pegol, um anticorpo que diminuiu a inflamação crônica porque se liga a uma substância chamada de fator de necrose tumoral, que promove a inflamação no corpo, impedindo a sua ação. O seu efeito começa a sentir-se ao fim de 12 semanas de tratamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de iniciar o tratamento, deve-se informar o médico sobre a presença de tuberculose, hepatite B, câncer, insuficiência cardíaca congestiva, esclerose múltipla, alterações nos valores do exame de sangue ou lúpus.

Tomar este remédio com alguma destas doenças pode levar ao seu agravamento e aparecimento de sintomas graves, assim como de outras infecções ou câncer.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Tomar uma dose superior à indicada pode provocar efeitos colaterais graves, devendo-se ir de imediato ao hospital para ser avaliado pelo médico.

Composição

Cimzia por cada mL contém:

Certolizumabe pegol__________________________ 200 mg

Excipientes __________________________________ 1 mL

(Excipientes:acetato de sódio, cloreto de sódio e água para injetáveis).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Deve ser conservado na geladeira, em temperatura entre os 2ºC e 8ºC, sem ser congelado, protegido da luz, até à data de validade indicada na caixa. A seringa que acompanha o medicamento deve ser mantida dentro da embalagem até ao momento de uso.

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.

SAC: 0800-014 55 78

Dizeres Legais:

Cimzia MS nº 1.1618.0239 | Farm. Resp.: Dra. Daniela M. Castanho

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.