Champix Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Champix é um medicamento que não contém nicotina, indicado para ajudar a parar de fumar, ajudando a aliviar os sintomas de desejo e de abstinência associados à cessação tabágica.

Posologia

Como usar?

As doses recomendadas de Champix comprimidos para adultos, que devem ser administradas desde o dia 1 até ao último dia de tratamento, encontram-se descritas na tabela seguinte.

Semana 1Nº de Comprimidos por Dosemg por DoseNª de doses por dia
Dia 1 a 310,51 vez ao dia
Dia 4 a 710,52 vezes ao dia, de manhã e à noite
Semana 2Nº de Comprimidos por Dosemg por DoseNª de doses por dia
Dia 8 a 14112 vezes por dia, de manhã e à noite
Semanas de 3 a 12Nº de Comprimidos por Dosemg por Dose
Nª de doses por dia
Dia 15 até ao fim do tratamento112 vezes ao dia, de manhã e à noite

Antes de começar o tratamento com Champix, é necessário que o paciente escolha uma data para deixar de fumar, sendo recomendada a escolha de um dia na segunda semana de tratamento com Champix - entre o dia 8 e o dia 14.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água e com ou sem alimentos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Champix incluem: dores de cabeça, dificuldade em adormecer, sonhos anômalos, náusea, aumento do apetite, alteração do paladar, boca seca, sonolência, cansaço, tonturas, vômitos, prisão de ventre, diarreia, sensação de estar com a barriga inchada, desconforto no estômago, indigestão e flatulência - gases.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Champix é contraindicada a: pacientes com alergia ou hipersensibilidade ao Tartarato de Vareniclina ou a qualquer outro componente da fórmula, a crianças ou adolescentes com idade inferior a 18 anos e a mulheres grávidas ou amamentando.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Champix, deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo os sem receita médica, tiver problemas nos rins,

Para muitos pacientes, o ato de parar de fumar, com ou sem tratamento com Champix, foi muitas vezes associado ao agravamento de doenças psiquiátricas, podendo muitas vezes serem exibidos sintomas de depressão, ansiedade, humor depressivo, alterações de humor, insônias, dificuldades de concentração, diminuição de ritmo cardíaco e aumento do apetite ou aumento de peso.

Muitas vezes os efeitos no organismo resultantes do ato de parar de fumar, podem alterar o mecanismo de ação de alguns medicamentos como Teofilina, Varfarina e Insulina, podendo ser necessário o ajuste de dose.

A duração do tratamento com Champix deve ser indicada pelo seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. A interrupção do tratamento com Champix não é recomendada, uma vez que, uma interrupção brusca do tratamento pode causar irritabilidade, desejo de fumar ou perturbações do sono, sendo aconselhada uma diminuição gradual da dose de Champix. Após de 12 semanas de tratamento com Champix, o seu médico pode achar que é necessário um prolongar do tratamento por mais 12 semanas, mesmo que já tenha deixado de fumar.

Durante o tratamento com Champix, não é aconselhada a condução de maquinas ou veículos, dado que este medicamento pode causar tonturas ou sonolência. Se durante o tratamento com Champix desenvolver agitação, humor depressivo, alterações comportamentais ou pensamentos suicidas, interrompa o tratamento e consulte o seu médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Champix, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, o mais rápido possível, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Champix deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre. No entanto, as doses de Champix nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos, caso isto aconteça deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Interações Medicamentosas

Não é conhecida a ocorrência de interações medicamentosas de Champix com outros medicamentos.

Laboratório

Pfizer

Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen – Alemanha: - SAC: 0800 16 7575

​Champix também pode ser conhecido comercialmente como Tartarato de Vareniclina e outros medicamentos para ajudar a parar de fumar podem ser Nicotinell, Bupropiona, Zyban, Nicorette ou Wellbutrin SR 150 mg.

Dizeres Legais:

MS: 1.0216.0209
Farmacêutico Responsável: José Cláudio Bumerad

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.