Cefoxitina 1,0 G Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

A cefoxitina é indicada no tratamento de infecções causadas por organismos sensíveis à cefoxitina, como peritonites e outras infecções intra-abdominais e intrapélvicas, sinusites, infecções ginecológicas, septicemias, endocardite, infecções urinárias, gonorréia não complicada, infecções respiratórias, infecções dos ossos e das articulações, infecções da pele e tecidos moles.

Além disso, também pode ser usada na prevenção da febre reumática e no pós-operatório de cirurgias classificadas como contaminadas ou potencialmente contaminadas e em pacientes operados que apresentam risco de vida.

Posologia

Como usar?

A dose usual em adultos é de 1 ou 2 g a cada 8 horas, podendo ser aumentada para 3 g a cada 6 horas ou 2 g a cada 4 horas, em infecções mais graves.

Em crianças maiores que 3 meses a dose recomendada é de 20-40 mg/kg a cada 6, 8 ou 12 horas, de acordo com a idade.

Em crianças acima de 2 anos a dose recomendada é de 80 a 160 mg/kg/dia em doses divididas, e em infecções graves a posologia pode ser aumentada para 200 mg/kg/dia, não devendo exceder os 12 g por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A cefoxitina é normalmente bem tolerada, no entanto, podem ocorrer reações adversas como reações cutâneas no local da picada, prurido, febre, nefrite intersticial, angiedema e hipotensão.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A Cefoxitina não deve ser usada em pessoas com alergia à cefoxitina ou a outros antibióticos do grupo das cefalosporinas.

Além disso, este remédio também não deve ser usado em grávidas e mulheres a amamentar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A cefoxitina é um antibiôtico de largo espetro e atua inibindo a síntese da parede celular das bactérias.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A cefoxitina deve ser prescrita com precaução em pessoas com história de doença gastrointestinal, ingestão restrita de sódio e insuficiência renal.

Além disso, o tratamento com cefoxitina pode alterar a flora normal do intestino, permitindo o crescimento de Clostridium difficile, que produz um toxina que provoca colite pseudomembranosa, devendo o tratamento deve ser descontinuado.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A superdosagem com cefoxitina pode provocar hipersensibilidade neuromuscular, convulsões e exacerbação dos efeitos colaterais.

Composição

Cada frasco-ampola contém:

Cefoxitina sódica_______________________________1051 g

Laboratório

Blau Farmacêutica S.A.

Blau Farmacêutica S.A.

CNPJ 58.430.828/0001-60

Rodovia Raposo Tavares Km 30,5 n° 2833 - Prédio 100

CEP 06705-030 Cotia – SP

Dizeres legais:

Reg. MS n° 1.1637.0123 | Farm. Resp.: Eliza Yukie Saito CRF-SP n° 10.878

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.