Cedur Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

Cedur ou Cedur​ Retard é indicado para hiperlipidemias primárias e secundárias, no tratamento do colesterol e triglicerídeos elevados, em adultos.

Posologia

Como usar?

Cedur

  • A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, 200 mg, administrado 3 vezes por dia, de preferência de manhã, à tarde e à noite. De acordo com indicação médica, esta dose pode vir a ser diminuída para 1 comprimido, 200 mg, administrado 2 vezes por dia.

Cedur Retard

  • A dose recomendada para adultos é de 1 comprimido, 400 mg, por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Cedur incluem perda de apetite, sensação de estômago cheio, náuseas, urticária, coceira e alterações nos exames de sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Cedur está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças, pacientes com problemas ou doença no fígado ou rins, doenças ou problemas da vesícula biliar e para pacientes com alergia ao bezafibrato ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Cedur tem na sua composição bezafibrato, um composto capaz de reduzir os lípidos sanguíneos elevados, como triglicerídeos e colesterol. Cedur ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e a aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, devido ao aumento do catabolismo das lipoproteínas ricas em triglicerídeos provocado pelo bezafibrato. Além disso, o bezafibrato diminui a quantidade de fibrinogênio plasmático e torna o sangue menos viscoso, evitando assim a formação de coágulos e complicações graves como AVC ou trombose.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Cedur, deverá falar com o seu médico se tiver problemas nos rins, historial de reação fotoalérgica ou fototóxica a fibratos ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Antes de usar Cedur é também recomendada uma mudança no estilo de vida, sendo recomendado manter uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis.

O tratamento com Cedur nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Cedur, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cedur por cada comprimido contém:

Bezafibrato _________________________________ 200 mg
Excipientes ___________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: amido de milho, amido pré-gelatinizado, celulose microcristalina, amido glicolato sódico, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio, copolímero do ácido metacrílico, lactose, polietilenoglicol, caulim, talco, dióxido de titânio, citrato de sódio e polissorbato 80).

Cedur retard por cada comprimido de desintegração lenta contém:

Bezafibrato _________________________________ 400 mg
Excipientes ___________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: lactose, polividona, lauril sulfato de sódio, metilhidroxipropilcelulose, sílica coloidal anidra, estearato de magnésio, copolímero do ácido metacrílico, polissorbato 80, polietilenoglicol, talco, dióxido de titânio e citrato de sódio).

Interações Medicamentosas

Cedur não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como anticoagulantes, sulfoniluréias, insulina, imunossupressores, sequestrantes de ácidos biliares como colestiramina ou com inibidores da MAO.

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

O genérico de Cedur é o Bezafibrato, porém outros remédios para o colesterol e triglicerídeos elevados podem ser Atorvastatina, Sinvastacor ou Pravacol.

Dizeres Legais:

MS: 1.0100.0558
Farm. Resp.: Guilherme N. Ferreira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.