Castanha da Índia Composta Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Castanha da Índia Composta Makrofarma é indicada para o tratamento dos casos de fragilidade capilar e insuficiência venosa (vasos sanguíneos frágeis e com pouca elasticidade e contração).

Como o Castanha da Índia Composta funciona?


Castanha da Índia Composta Makrofarma aumenta a contração (tônus do sistema venoso) e a resistência dos vasos capilares. Esta última propriedade favorecida pela Rutina, como terapêutica geral nos casos de veias varicosadas.

Você não deve usar este medicamento se:

  • Tiver hipersensibilidade (alergia) conhecida aos componentes da fórmula. Caso apresente alergia durante o uso, suspenda imediatamente o consumo e procure orientação médica.
  • Apresentar qualquer desordem nos rins, no fígado ou lesões no estomago.
  • Durante a gravidez e amamentação.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou cirurgião-dentista.

Após retiradas da embalagem, as drágeas devem ser utilizadas imediatamente e ingeridas inteiras com líquido para auxiliar a ingestão.

Uso em adultos e crianças maiores de 12 anos

1 drágea, de 2 a 3 vezes ao dia.

Intervalos de administraçãoA cada 6 ou 8 horas
Duração de tratamentoPode variar conforme cada caso
Vias de administraçãoUnicamente por via oral

Limite máximo diário de administração do medicamento

Não exceda a 4 drágeas, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Castanha da Índia Composta?


Caso haja esquecimento, você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar, retornando aos intervalos recomendados na posologia. Não exceda a dose recomendada para cada dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada (superdose), para provocar maior alívio, pois pode causar sérios problemas de saúde.

Você deve consultar seu médico se os sintomas piorarem, se surgirem novos sintomas.

Atenção: Este medicamento contém o corante Eritrosina, que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

Atenção diabéticos: contém açúcar (118 mg de sacarose/drágea).

Interações medicamentosas

Não deve ser usado em associação com medicamentos que interferem na coagulação do sangue, tais como, anticoagulantes, coagulantes e ácido acetilsalicílico.

Até o momento, não são conhecidas interações no uso da Castanha da Índia Composta Makrofarma associada a alimentos e outras substâncias químicas, inclusive nicotina e álcool. De modo geral, o uso de bebidas alcoólicas juntamente com medicamentos não é recomendado.

Até o momento, não são conhecidas alterações em exames laboratoriais com o uso da Castanha da Índia Composta Makrofarma.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Em geral, Castanha da Índia Composta Makrofarma é bem tolerada. Efeitos desagradáveis podem ocorrer raramente e sem gravidade.

Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Reações alérgicas, dor de cabeça, náusea e irritação da mucosa gástrica.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Pacientes idosos

Não existem restrições ou cuidados especiais quanto ao uso do produto.

Gravidez

Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Apresentações

Drágeas.

Cartuchos com 30 drágeas.

Cartuchos com 60 drágeas.

Uso oral.

Uso adulto acima de 12 anos.

Composição

Cada drágea contém:

Extrato Seco de Aesculus hippocastanum L.10mg
Extrato Seco de Smilax papyraceae L.40mg
Extrato Seco de Polygonum acre L.10mg
Rutina20mg

Excipientes: Amido de milho; Acetato de polivinila; Carbonato de cálcio; Estearato de magnésio; Talco; Sacarose; Goma arábica; Eritrosina.

Doses acima da recomendada podem causar vômitos, diarreia, sede intensa, vermelhidão da face e desordens da visão.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Não deve ser usado em associação com medicamentos que interferem na coagulação do sangue, tais como, anticoagulantes, coagulantes e ácido acetilsalicílico, pois pode ocasionar desordens circulatórias.

  • Até o momento, não são conhecidas interações no uso da Aesculus Hippocastanum L. + Smilax Papyraceae L. + Polygonum Acre L. + Rutina (substância ativa) associada a alimentos e outras substâncias químicas, inclusive nicotina e álcool. De modo geral, o uso de bebidas alcoólicas juntamente com medicamentos não é recomendado.
  • Até o momento, não são conhecidas alterações em exames laboratoriais com o uso da Aesculus Hippocastanum L. + Smilax Papyraceae L. + Polygonum Acre L. + Rutina (substância ativa).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Resultados de Eficácia do Aesculus Hippocastanum L. + Smilax Papyraceae L. + Polygonum Acre L. + Rutina


O efeito da castanha da índia na filtração transcapilar, foi avaliado por mensuração do coeficiente de filtração capilar em 2 estudos randomizados. O 1º estudo foi administrado por via oral de dose de castanha da índia (300mg em 12 pacientes) e placebo em 14 pacientes voluntários saudáveis produziram uma significante baixa do coeficiente de filtração capilar.

O 2º estudo duplo-cego, crossover evoluído em 22 pacientes com insuficiência venosa crônica onde após 3 horas de administração de dose simples (600mg padronizados a 100mg de escina) ou placebo, o coeficiente de filtração capilar teve uma diminuição significativa para 22% do grupo comparado. Ambos os estudos demonstraram o efeito protetor da castanha da índia em edema, induzido para o aumento da resistência capilar.

Um estudo placebo-controlado em 240 pacientes com insuficiência venosa crônica tratados com extrato de castanha da índia (300 mg, padronizado a 50 mg de escina, 2 cápsulas ao dia por 12 semanas) foi comparado com meias de compressão. Todos pacientes tratados tanto com o estrato de castanha da índia como com as meias de compressão tiveram redução em 50 ml no volume de líquidos dos membros inferiores, enquanto que os pacientes que utilizaram placebo tiveram um aumento de 10 ml. As 2 terapias resultaram-se eficazes, mas uma melhor adesão foi com a terapia farmacológica.

Características Farmacológicas do Aesculus Hippocastanum L. + Smilax Papyraceae L. + Polygonum Acre L. + Rutina


A escina e esculosídeo conferem propriedades venotônicas, aumentando a resistência capilar. A escina tem propriedades anti-inflamatórias e controla a permeabilidade dos vasos exercendo uma importante ação antiedematosa se tratando de uma ação conjunta com a vitamina P. O extrato de Castanha da Índia apresenta ações farmacológicas significativas no sistema vascular, podendo ser considerado como droga venotônica, venotrópica e vasopressora, e atuando em diferentes níveis de alterações do sistema vascular, linfático e do tecido conectivo, e sendo os flavonóides, as cumarinas e as saponinas responsáveis por estas ações.

A escina é responsável pela ação antiedematosa, pois estimula a liberação de prostaglandinas, observada no nível de capilares venosos, pode ser colocada como uma importante função na neutralização de mudanças na homeostase dos microvasos e conseqüente extravasamento de proteínas plasmáticas para o meio extracelular induzido por diferentes mediadores de inflamação como a histamina e a bradicinina.

Todos os demais ativos presentes no medicamento tem ação sobre o sistema circulatório, sendo Polygonum acre através da perlagonidina atua no sistema de coagulação e na viscosidade sanguínea, com na redução da fragilidade capilar e efeito hemostático, bastante útil no tratamento de hemorroidas e a Smilax que apresenta ação osmótica e estimulação do epitélio renal ajudando na regulação do volume sanguíneo.

Rutina, também conhecida com vitamina P e rutósido, pertencem ao grupo dos derivados da flavona normaliza a permeabilidade aumentada dos vasos capilares que se manifestam por uma circulação linfática intensificada, passagem aumentada de proteínas e tendência a formação de edemas. Normaliza também a resistência capilar reduzida, que se caracteriza por maior propensão e hemorragias capilares.

Conservar em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C), protegido da luz e umidade.

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

Características físicas

As drágeas de Castanha da Índia Makrofarma são redondas, de superfície lisa e cor avermelhada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Registro MS: 1.1199.0004

Farmacêutico Responsável:
Dr. Juarez M. V. Almeida
CRF/RJ nº 8493

Makrofarma Química Farmacêutica LTDA.
Rua Aristides Lobo, nº 175 - Rio Comprido
Rio de Janeiro. RJ.
CNPJ: 33.223.157/0001-35

Serviço de Atendimento ao Consumdidor (SAC):
Ligação gratuita: 08000257755
E-mail: sac@makrofarma.com.br
www.makrofarma.com.br

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.