Cânfora + Levomentol Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Cânfora + Levomentol (substância ativa) ajuda a desobstruir o nariz e respirar livremente.

Cânfora + Levomentol (substância ativa) não deve ser usado em caso de alergia a um dos componentes da fórmula.

Para uso em crianças entre 2 a 6 anos consulte um médico.

Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos.

Categoria: B. 

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Isento de Prescrição Médica

Posicione o inalador verticalmente em uma narina, tape a outra e aspire profundamente os vapores medicinais.

Posologia do Cânfora + Levomentol (substância ativa)


Use até 20 vezes ao dia.

Evite que as outras pessoas usem o mesmo inalador para não disseminem a infecção.

Para uso em crianças entre 2 a 6 anos, consulte um médico.

De uma forma geral, não são esperadas reações adversas severas com o uso deste produto. Casos comuns de desconforto nasal foram relatados (por exemplo, queimação temporária, ardência, espirros, corrimento nasal aumentado).

Frequência das reações adversas

Classificação por sistema ou órgão

Reação comum (> 1/100 e < 1/10):

Distúrbios respiratório, torácico e mediastinais

Desconforto nasal

Em casos de alergia aos componentes da formulação, pode haver irritação da pele.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/novisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Não use este medicamento em crianças menores de dois anos.

Cânfora + Levomentol (substância ativa) é um medicamento de uso externo e inalação, de ação local, portanto não há interações medicamentosas relatadas.

O uso normal do inalador tem demonstrado apenas uma pequena exposição sistêmica à cânfora e ao levomentol, a qual é bem abaixo dos níveis associados com potencial convulsivante.

Se a congestão persistir por mais de 3 dias ou for acompanhada por febre, um diagnóstico mais preciso deve ser pesquisado. Suspender o uso em caso de alergia ou irritação da pele e/ou mucosa nasal.

Evitar contato com os olhos, boca e genitália.

Somente para uso externo e inalação.

Não ingerir. Não existe evidência clínica de que este produto possa causar sonolência

Gravidez e Lactação

Categoria: B.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Resultados de Eficácia


Um estudo clínico conduzido por Burrow 1 demonstrou o efeito de melhoria do fluxo de ar sentido no nariz após a inalação de alguns óleos essenciais, incluindo a cânfora e levomentol.

Este efeito é devido à estimulação dos receptores de levomentol e de cânfora localizados nas terminações das fibras nervosas trigeminais que inervam a cavidade nasal 2,3. Isto é sentido com a sensação de frescor e melhora do fluxo de ar induzido nas membranas mucosas de todo o trato respiratório.

Os efeitos de cânfora e do levomentol neste estudo clínico foram observados dentro de 5 minutos 1 . Dessa forma, promovem a sensação de descongestão nasal.

Características Farmacológicas 


Cânfora + Levomentol (substância ativa) é um inalador nasal contendo um líquido constituído por óleos voláteis, com os ingredientes ativos cânfora e levomentol. Outros ingredientes no produto incluem o óleo de agulha de pinho siberiano e o salicilato de metila como excipientes. Cânfora e levomentol são usados para proporcionar a sensação de alívio da congestão nasal. A inalação destes princípios ativos melhoram a percepção de fluxo de ar no nariz nestes pacientes.

Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção

Os ingredientes ativos de Cânfora + Levomentol (substância ativa) são lipossolúveis e chegam às vias respiratórias como um vapor diluído com o ar inspirado.

A absorção dos vapores de mentol e cânfora contidos em Cânfora + Levomentol (substância ativa) ocorre na mucosa nasal e nas vias respiratórias superiores. Uma pequena parte é excretada pelos pulmões e a maior parte absorvida é metabolizada no fígado e excretada na urina.

O efeito do Cânfora + Levomentol (substância ativa) é sentido em menos de 5 minutos após a utilização.

A cânfora e o levomentol provocam uma sensação de frio e frescor e melhora no fluxo de ar nas vias respiratórias. O efeito resfriador pode ser seguido algumas vezes por uma sensação de calor.

Esta sensação de calor não ocorre devido à evaporação do levomentol nem devido vasodilatação, mas por uma ação específica relativa à terminação dos nervos.

Inalador Vick

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.