Calminex Ice Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Calminex ice é o gelo em spray para o alívio imediato da dor e do inchaço de: estiramentos, cãibras e torcicolos. Processos dolorosos e inflamatórios em geral. Contusões, torções e luxações. Traumas, pancadas e dores musculares.

Não deve ser utilizado em crianças pequenas (menores de 2 anos). Aplicar com muita cautela em crianças menores de 12 anos.

Não deve ser aplicado em áreas com doenças malignas (câncer, neoplasia).

É contra-indicado em casos de isquemia ou deficiência na circulação da área tratada ou quando há alteração da sensibilidade ou da consciência.

Não deve ser utilizado nos casos de inchaços de origem não inflamatória, flebites ou hematomas frios (sem calor local).

  • Vaporize o jato em uma toalha/pedaço de tecido, por 2 a 3 segundos;
  • Coloque a toalha na área lesionada, comprimindo levemente. Caso necessário, repita a operação em curtos intervalos.

Dica: Para prolongar o tempo de resfriamento, experimente a utilização do produto sobre o tecido úmido.C

Cuidado. Conteúdo sob pressão. O vasilhame, mesmo vazio, não deve ser perfurado. Produto inflamável.

Não use ou guarde em local quente, próximo às chamas ou exposto ao sol.

Mantenha longe de inflamáveis.

Nunca coloque esta embalagem no fogo ou incinerador. Proteja os olhos durante o uso.

Os eventos adversos de Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) são apresentados em frequência decrescente a seguir:

Comuns, >1/100 e <1/10 (>1% e <10%)

Sensação de queimação na pele.

Incomuns >1/1.000 e <1/100 (> 0,1% e < 1%)

Irritação na pele.

Raros >1/10.000 e <1/1.000 (> 0,01% e < 0,1%)

Úlcera de pele.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

  • Cânfora,
  • Mentol,
  • Acetona,
  • Álcool isopropílico,
  • Normal pentano
  • Gás butano/propano.

Até o momento não foram avaliadas sistematicamente as potenciais interações medicamentosas entre Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) e outras drogas.

Resultados de Eficácia


Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) contém em sua formulação Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) e cânfora. O Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) é um derivado do ácido salicílico que apresenta ação irritante sobre a pele, sendo utilizado topicamente em preparações rubefacientes para promover o alívio de dores musculoesqueléticas, articulares e tecidos moles.

A redução tanto de artralgia como de dor muscular de início tardio induzida por exercício já foi demonstrada após aplicação tópica de ésteres de salicilato e de Salicilato de Metila + Associações (substância ativa).

Uma revisão sistemática da eficácia de rubefacientes tópicos, contendo salicilatos para o tratamento da dor aguda, avaliou três estudos placebos-controlados e evidenciou que a taxa média de resposta ao tratamento (porcentagem de pacientes com pelo menos 50% de alívio da dor) foi 67% (variação de 25% a 90%). A taxa média de resposta ao placebo foi de 18% (variação de 0% a 59%). O tratamento com os compostos contendo salicilato foi significantemente melhor que o placebo (benefício relativo = 3,6; IC de 95% de 2,4 a 5,6). 

Características Farmacológicas


O Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) presente na formulação de Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) é um agente irritante que determina o alívio da dor estimulando receptores cutâneos que induzem sensações térmicas e, algumas vezes, prurido. Essas sensações cutâneas diminuem a sensação de dor profunda em músculos, articulações e tendões, que estão distantes da superfície da pele onde esses compostos foram aplicados. Desta forma, a dor profunda é indiretamente aliviada.

Um estudo de absorção percutânea de Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) revelou que aproximadamente 12 a 20% do salicilato aplicado na pele é absorvido para a circulação sistêmica.

A menor taxa de absorção foi detectada após aplicação nos membros inferiores, possivelmente pela menor quantidade de folículos pilosos e pelo extrato córneo ser mais espesso. Os autores do estudo concluíram que a aplicação tópica resultou em baixas concentrações plasmáticas de Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) e que a utilidade dessas preparações é limitada aos seus efeitos locais.

A cânfora na concentração presente na formulação de Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) deprime os receptores cutâneos e é utilizada como agente analgésico e promove um aquecimento no local afetado (ação rubefaciente).

O início de ação é praticamente imediato.

Com a fórmula gel, Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) facilita a aplicação e penetra mais rapidamente na pele causando uma sensação refrescante e alívio imediato.

Salicilato de Metila + Associações (substância ativa) alivia a dor por um período de seis a doze horas.

Conservar o produto em local fresco.

Mantenha fora do alcance das crianças 

Produto inflamável.

Registro Anvisa n° 10009300002
Farm. Resp.: Nami Lavigne Nakano
CRF-RJ 8.666
Licenciado por: Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda.
Estrada dos Bandeirantes, 3091 - Rio de Janeiro - RJ
CNPJ: 33.060.740/0001-72
Fabricado por:

Envasamento Tecnologia de Aerossóis LTDA.
CNPJ: 62.970.991/0001-92
Av. Alberto Jackson Byington, 2870 - Osasco - SP
Indústria Brasileira

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.