Cálcio + Ácido Ascórbico + Vitamina B6 + Vitamina D Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Reposição de cálcio e vitaminas C, D e B6 nas fases de crescimento (infância, adolescência), envelhecimento e em estados de convalescença.

Suplemento vitamínico e mineral para a prevenção/tratamento auxiliar na desmineralização óssea pré e pós menopausal, do raquitismo, antioxidante e auxiliar do sistema imunológico.

Cálcio + ácido Ascórbico + Vitamina B6 + Vitamina D (substância ativa) é contraindicado a pessoas que apresentam sensibilidade aos seus componentes.

Este medicamento é contraindicado para crianças menores de 10 anos.

Este medicamento também é contraindicado nos casos de litíase oxálica e úrica, insuficiência renal, doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassemia, anemia sideroblástica e depranocítica), hipercalcemia e hipervitaminose D.

Isento de Prescrição Médica

Tomar 1 comprimido, 1 a 2 vezes ao dia, ou de acordo com a recomendação médica, após dissolvido por completo em um copo de água.

Reação comum (> 1/100 e < 1/10):

Inchaço abdominal, flatulência (formação de gases).

Reação rara (> 1/10.000 e < 1.000):

Litíase renal, constipação, diarréia e outros distúrbios gastrointestinais. O ácido ascórbico e carbonato de cálcio podem desencadear a aparição de litíase oxálica ou úrica, e hipervitaminose D.

O ácido ascórbico pode interferir em diversos exames laboratoriais, entre eles:

A dosagem de açúcar, glicemia, glicosúria, transaminases, creatinina, desidrogenases lática, ácido ascórbico, ácido úrico, bilirrubinas, carbamazepina, acetaminofeno e sangue oculto nas fezes.

Não use este medicamento em caso de doença grave dos rins.

  • Cálcio oral reduz o efeito da fenitoína, quinolonas, cloroquina e hidroxicloroquina.
  • Orlistat reduz o efeito das vitaminas lipossolúveis presentes no Cálcio + ácido Ascórbico + Vitamina B6 + Vitamina D (substância ativa).
  • Piridoxina reduz o efeito da altramina, cisplatina e da levodopa.
  • A administração com salicilatos pode aumentar a excreção urinária de Vitamina C.
  • O uso com deferoxamina pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos.

O ácido ascórbico pode interagir com diversos fármacos:

Varfarina, Salicilatos, Cianocobalamina (Vitamina B12), Dissulfiram, Desferroxamina, Mexiletina, Barbitúricos, Anticoncepcionais orais, Tetraciclina, Corticoesteróides, Ácido acetilsalicílico, Primidona, Calcitonita, Paracetamol, Flufenazida.

O cálcio pode interagir com diversos fármacos:

Atenolol, Propanolol, Captopril, Verapamil, Hidroclorotiazida, Digoxina, Digitoxina, Ciprofloxacino, Levofloxacino, Norfloxacino, Tetraciclina, Lansoprazol.

Interações medicamentos-doenças

Anemia hemolítica, hiperoxalúria, arteriosclerose obliterante, hiperfosfatemia, litíase renal e calcificação metastática.

Em pacientes com hipercalcemia e hipercalciúria excedendo 300 mg/24 hs (exemplos: hiperparatireoidismo, superdosagem de Vitamina D, tumores descalcificantes tais como plasmocitoma e metástases ósseas), insuficiência renal crônica grave e cálculos urinários, deve ser mantido um controle adequado da excreção urinária de Cálcio + ácido Ascórbico + Vitamina B6 + Vitamina D (substância ativa) e se necessário, a dose deve ser reduzida ou interrompida. Elevadas doses de Vitamina D não devem ser administradas durante o tratamento com Cálcio + ácido Ascórbico + Vitamina B6 + Vitamina D (substância ativa), a menos que especificamente indicadas. Pacientes com deficiência de glicose-6-fosfatodesidrogenase, o uso de ácido ascórbico pode provocar hemólise.

O ácido ascórbico atravessa a barreira placentária, podendo causar escorbuto rebote no recém-nascido. O cálcio pode aumentar o efeito dos glicosídeos cardíacos e precipitar arritmias.

Categoria de risco C.

Não foram realizados estudos em animais, nem em mulheres grávidas, ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não há estudos em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Resultados de Eficácia

Não foi encontrado resultados de eficácia para esta associação.

Caracterísitcas Farmacológicas

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

A vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos e tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.

O Cálcio é um elemento essencial para a integridade funcional dos nervos e músculos, onde exerce grande influência sobre a excitabilidade e a liberação de neurotransmissores. É essencial na formação de dentes e ossos, na coagulação sanguínea, irritabilidade neuromuscular, participa ainda na contratilidade muscular e na condução miocárdica.

A piridoxina (também conhecida como vitamina B6) favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas). É absorvida no intestino delgado, mas diferentemente das outaras do complexo B não é totalmente excretada pelo rim, ficando retida, principalmente nos músculos. Tem participação no metabolismo dos aminoácidos, do triptofano e para conversão deste em niacina.

C-Cálcio

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.