Calcimed Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Para que serve

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) é indicado como suplemento vitamínico e mineral para:

  • Prevenção e tratamento das deficiências de cálcio em geral (exemplo: raquitismo);
  • Crescimento, dentição;
  • Complementação de cálcio nas seguintes situações: Dietas hipoalergênicas pobres em cálcio (como por exemplo, algumas dietas para pacientes com “Alergia à Proteína do Leite de Vaca”), Dietas onde há restrição parcial ou total à ingestão de leite, como por exemplo, “Intolerância à lactose”, seja ela primária ou secundária (doenças que levam à lesão da mucosa intestinal com consequente má-absorção: HIV, doença inflamatória intestinal, desnutrição, entre outras), Dietas vegetarianas estritas.

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) é contraindicado nos seguintes casos:

Hipercalcemia, hipercalciúria, Insuficiência renal, cálculos renais, hiperparatireoidismo e sarcoidose.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência renal.

Agite bem antes de usar.

Este medicamento deve ser tomado por via oral.

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) poderá ser adicionado à mamadeira, sucos, papas, etc.

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) deve ser administrado conforme a tabela de doses diárias recomendadas por faixa etária, a seguir:

Para prevenção e tratamento das deficiências de cálcio em geral, crescimento e dentição:

Idade do paciente

Doses diárias

Lactentes de 0 a 6 meses

5 mL (equivalente a 1 colher de chá) uma vez ao dia

Lactentes acima de 6 meses e crianças até os 08 anos

10 mL (equivalente a 2 colheres de chá) uma vez ao dia

Para complementação de cálcio nos casos de dietas hipoalergênicas pobres em cálcio (exemplo: “Alergia ao Leite de Vaca”), dietas onde há restrição parcial ou total à ingestão de leite (exemplo: “Intolerância à Lactose”) e dietas vegetarianas estritas:

Idade do pacienteDoses diárias

Lactentes de 7 a 11 meses

20 mL (equivalente a 4 colheres de chá) uma vez ao dia

Crianças de 1 a 3 anos

25 mL (equivalente a 5 colheres de chá) uma vez ao dia

Crianças de 4 a 6 anos

30 mL (equivalente a 6 colheres de chá) uma vez ao dia

Crianças de 7 a 10 anos

35 mL (equivalente a 7 colheres de chá) uma vez ao dia

Qualquer alteração na posologia fica a critério médico.

O risco-benefício deve ser considerado nas seguintes situações: desidratação, desequilíbrios eletrolíticos, antecedente de cálculo renal, acloridria ou hipocloridia.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) é formulado especialmente para uso pediátrico (lactentes de 0 mês a crianças de 10 anos).

Podem ocorrer sintomas gastrintestinais leves. Raramente pode ocorrer a síndrome de hipercalcemia aguda (sonolência, náusea, vômitos contínuos, fraqueza) quando administrado em quantidades excessivas, principalmente em indivíduos com insuficiência renal ou que estão tomando vitamina D. Podem ocorrer cálculos renais e reações de hipersensibilidade. Foram descritos casos raros de reações de pele, como erupção cutânea.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Hipercalcemia pode ocorrer quando sais de cálcio são administrados conjuntamente com diuréticos tiazídicos ou vitamina D.

O uso concomitante com outras preparações que contém cálcio ou magnésio pode levar à hipercalcemia ou hipermagnesemia.

Os corticosteróides diminuem a absorção de cálcio.

Os sais de cálcio reduzem a absorção de bifosfonatos (exemplo: alendronato), fenitoínas e de alguns antibióticos (fluoroquinolonas e tetraciclinas).

Os sais de cálcio diminuem o efeito da levotiroxina, celulose, nitrato de gálio e bloqueadores do canal de cálcio (exemplo: verapamil).

Os medicamentos digitálicos, tais como a digoxina, podem ter seu efeito aumentado.

Suplementos com ferro:

Podem ter a sua absorção diminuída, devendo ser ingeridos após 2 horas do suplemento de cálcio.

Bicarbonato de sódio:

Seu uso concomitante ao cálcio pode levar à Síndrome leite-álcali.

Resultados de Eficácia

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) tem indicações em planos de suplementação e/ou profilaxia. O comitê de nutrição da academia americana de pediatria recomenda a suplementação de cálcio para aquelas crianças e adolescentes que devam ser submetidas à dieta com restrição de leite e seus derivados.

Características Farmacológicas

O cálcio é um elemento indispensável ao organismo, participando da formação do tecido ósseo e da dentina, durante o período de crescimento, além de intervir ativamente em outros processos de vital importância para o corpo humano.

A fixação do cálcio pelo tecido ósseo depende, contudo, de dois outros elementos: o fósforo e a vitamina D. O fósforo participa, obrigatoriamente, da formação dos sais de cálcio, motivo pelo qual pode ser encontrado nos ossos e dentes numa proporção de 70 a 80%.

O colecalciferol (vitamina D) aumenta consideravelmente a absorção tanto do cálcio como do fósforo, propiciando o seu depósito adequado nas áreas de calcificação óssea e dentária.

Em fases de crescimento, sua necessidade é extremamente importante e em sua ausência aparece o raquitismo, caracterizado por deformidades do esqueleto devido a uma ossificação inadequada. A correção é feita mediante a administração correta das quantidades de cálcio, fósforo e vitamina D.

A cianocobalamina (vitamina B12) tem uma importante função no processo de formação dos glóbulos vermelhos e também no crescimento e estímulo do apetite das crianças.

O zinco corresponde a um componente de enzimas envolvidas na regulação da expressão gênica e favorece o crescimento harmônico.

Lactato De Cálcio + Fosfato De Cálcio + Cianocobalamina + Colecalciferol+ Sulfato De Zinco (substância ativa) é, em suma, uma combinação racional de todos os elementos essenciais à prevenção e combate dos estados de deficiência cálcica.

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.