Caduet Icone para ediçãoIcone de Enomear Icone de Excluir

Indicação

Para que serve?

É indicado para pacientes que apresentam risco cardiovascular aumentado por hipertensão (aumento da pressão arterial) e/ou angina (angina crônica estável ou angina espástica) e dislipidemia (hipercolesterolemia heterozigótica familiar e não familiar, níveis elevados de triglicérides séricos, disbetalipoproteinemia primária, hipercolesterolemia familiar homozigótica); pacientes com risco cardiovascular aumentado devido à presença de doença das artérias coronárias com sintoma de angina; prevenção de complicações cardiovasculares em pacientes hipertensivos.

Em pacientes com doença cardiovascular e/ou dislipidemia, Caduet está indicado na prevenção secundária (prevenção de recorrência de eventos cardiovasculares) do risco combinado de morte, infarto do miocárdio não-fatal, parada cardíaca e re-hospitalização por angina do peito.

Prevenção de Complicações Cardiovasculares: em pacientes sem evidência clínica de doença cardiovascular e com ou sem dislipidemia, porém com múltiplos fatores de risco para doença coronariana como tabagismo, hipertensão, diabetes, baixo nível de HDL-colesterol ou história familiar de doença coronariana precoce, Caduet está indicado para redução do risco de: doença coronariana fatal e infarto do miocárdio não-fatal; acidente vascular cerebral (derrame); procedimentos de revascularização e angina pectoris.

Uso adulto - Uso oral

Contraindicações

Quando não devo usar?

Caduet é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a diidropiridinas*, anlodipino, atorvastatina cálcica ou a qualquer componente da fórmula.

*o anlodipino é um bloqueador do canal de cálcio diidropiridínico.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas.

Posologia

Como usar?

Caduet é uma associação de medicamentos que visa a tratar condições de saúde que ocorrem ao mesmo tempo: hipertensão (pressão alta) angina (dor no peito por doença do coração) e dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol no sangue).

Caduet deve ser administrado uma vez ao dia, em qualquer horário, com ou sem alimentos.

A faixa de dosagem para Caduet é de 5 mg/10 mg até 10 mg/80 mg.

O paciente deve continuar com a dieta padrão para redução do colesterol durante o tratamento com Caduet.

No tratamento da hipertensão e da angina, a dose inicial usual do componente anlodipino de Caduet é de 5 mg uma vez ao dia, podendo ser aumentada para uma dose máxima de 10 mg, dependendo da resposta individual do paciente.

Para pacientes idosos e pacientes com insuficiência renal (diminuição da função dos rins), o ajuste de dose de Caduet não é necessário.

Para pacientes com insuficiência hepática (diminuição da função do fígado) e pacientes com insuficiência cardíaca (incapacidade do coração bombear a quantidade adequada de sangue), Caduet deve ser usado com precaução.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Em geral, a terapia com Caduet é bem tolerada. Na maioria das vezes, os eventos adversos foram leves a moderados.

As informações a seguir estão baseadas em estudos clínicos e experiência pós-comercialização com anlodipino e atorvastatina.

Anlodipino: o anlodipino é bem tolerado.

Os efeitos colaterais mais comumente observados foram: rubor (vermelhidão, especialmente da face e pescoço), fadiga (cansaço), edema (inchaço), tontura, dor de cabeça, dor abdominal, náusea, palpitações (sensação de aumento ou irregularidade da frequência cardíaca), sonolência.

Atorvastatina: a atorvastatina é geralmente bem tolerada.

As reações adversas foram geralmente de natureza leve e transitória.

Os efeitos adversos mais frequentes (1% ou mais) que podem ser associados ao tratamento com atorvastatina incluem: nasofaringite (inflamação do nariz e da garganta), hiperglicemia (aumento da taxa de açúcar no sangue), dor faringolaríngea (dor de garganta), epistaxe (sangramento nasal), diarreia, dispepsia (má digestão), náusea, flatulência (aumento da eliminação de gases), artralgia (dor nas articulações), dor nas extremidades, dor musculoesquelética (nos músculos), espasmos musculares (contrações involuntárias dos músculos), mialgia (dor muscular), edema articular (inchaço nas articulações), alterações nas funções hepáticas, aumento da creatina fosfoquinase sanguínea (enzima que pode ser encontrada no sangue quando há inflamação muscular).

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Efeitos Hepáticos (alterações da função do fígado): assim como ocorre com outros agentes redutores de lípides da mesma classe da atorvastatina, elevações moderadas das transaminases séricas foram relatadas após tratamento com atorvastatina.

Testes de função hepática devem ser realizados antes do início e periodicamente durante o tratamento.

Pacientes que desenvolvem níveis aumentados de transaminases devem ser monitorados até que as anormalidades se resolvam. Caduet deve ser administrado com cautela nestes pacientes.

Caduet também deve ser utilizado com cautela em pacientes que consomem quantidades substanciais de álcool e/ou têm histórico de doença hepática.

Relatar imediatamente a ocorrência inesperada de dor muscular, alterações da sensibilidade ou fraqueza muscular, particularmente se for acompanhada de mal-estar ou febre.

O tratamento com Caduet deve ser interrompido temporariamente ou descontinuado de acordo com a orientação do seu médico.

O risco de ocorrência dos sintomas acima mencionados com medicamentos da mesma classe da atorvastatina é aumentado com a administração concomitante de ciclosporina, fibratos, eritromicina, niacina ou antifúngicos azólicos.

Informe imediatamente a ocorrência de derrame hemorrágico.

Pacientes com derrame hemorrágico prévio parecem apresentar um risco maior para ter este evento novamente.

Caduet deve ser utilizado com precaução em pacientes com insuficiência cardíaca.

Em estudos com anlodipino: o anlodipino utilizado em doses semelhantes em idosos e jovens é igualmente bem tolerado.

Em estudos com atorvastatina: não foram observadas diferenças entre pacientes idosos e a população em geral com relação à segurança, eficácia ou alcance da meta do tratamento de lípides.

A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.

Caduet na gravidez: não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Não foram conduzidos estudos para determinar a segurança ou eficácia de Caduet em crianças.

Não há evidências de que o anlodipino ou a atorvastatina possam afetar a habilidade do paciente de dirigir ou operar máquinas.

Interações Medicamentosas

Dados de um estudo de interação fármaco-fármaco envolvendo 10 mg de anlodipino e 80 mg de atorvastatina em voluntários sadios indicaram que a farmacocinética do anlodipino não é alterada quando os fármacos são co-administrados.

Nenhum estudo de interação medicamentosa foi conduzido com Caduet e outros medicamentos, embora estudos com os componentes individuais anlodipino e atorvastatina tenham sido realizados.

O risco de miopatia durante o tratamento com medicamentos da classe da atorvastatina é aumentado com a administração concomitante de ciclosporina, fibratos, niacina ou inibidores do citocromo P450 3A4 (por exemplo, eritromicina e antifúngicos azólicos).

Pacientes utilizando digoxina devem ser monitorados adequadamente.

A escolha de um contraceptivo oral adequado para uso concomitante com a atorvastatina, componente do Caduet, deve ser realizada pelo seu médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existem informações de superdose com Caduet em humanos.

Superdose com anlodipino: uma superdose poderia resultar em vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos) exagerada com uma hipotensão (queda da pressão arterial) acentuada e uma possível taquicardia (aumento da frequência cardíaca) reflexa.

Superdose com atorvastatina: não há um tratamento específico para superdose com atorvastatina.

No caso de superdose com Caduet, procure imediatamente auxílio médico.

Composição

Caduet 5 mg/10 mg e 5 mg/20 mg

Cada comprimido revestido contém besilato de anlodipino equivalente a 5 mg de anlodipino base e atorvastatina cálcica equivalente a 10 mg e 20 mg de atorvastatina base, respectivamente.

Excipientes: carbonato de cálcio, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, polissorbato 80, hiprolose, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, corante branco Opadry (álcool de polivinila, dióxido de titânio, macrogol e talco).

Caduet 10 mg/10 mg e 10 mg/20 mg

Cada comprimido revestido de contém besilato de anlodipino equivalente a 10 mg de anlodipino base e atorvastatina cálcica, equivalentes a 10 mg e 20 mg de atorvastatina base, respectivamente.

Excipientes: carbonato de cálcio, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, amido pré-gelatinizado, polissorbato 80, hiprolose, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, corante azul Opadry (álcool de polivinila, dióxido de titânio, macrogol, talco e lago índigo carmin).

Comprimidos com revestimento branco: combinações de atorvastatina com 5 mg de anlodipino.

Comprimidos com revestimento azul: combinações de atorvastatina com 10 mg de anlodipino.

Apresentação:

  • Caduet 5 mg/20 mg, 10 mg/10 mg e 10 mg/20 mg em embalagens contendo 30 comprimidos revestidos.
  • Caduet 5 mg/10 mg em embalagens contendo 10 ou 30 comprimidos revestidos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Caduet comprimidos revestidos deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade.

Aspecto físico:

  • Caduet 5mg/10mg e 5mg/20mg - comprimidos revestidos ovais brancos com -Pfizer- gravado de um lado e o código do produto gravado do outro lado.
  • Caduet 10mg/10mg e 10mg/20mg - comprimidos revestidos ovais azuis com -Pfizer- gravado de um lado e o código do produto gravado do outro lado.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Caduet é um medicamento que combina a ação do anlodipino e da atorvastatina.

O mecanismo da ação anti-hipertensiva (que abaixa a pressão arterial) do anlodipino deve-se ao efeito relaxante direto na musculatura vascular lisa (músculos dos vasos sanguíneos).

O mecanismo preciso pelo qual o anlodipino alivia a angina (dor no peito, por doença do coração) não está completamente definido.

A atorvastatina age reduzindo a quantidade de colesterol (gordura) total no sangue diminuindo os níveis do colesterol ruim (LDL-C, apolipoproteína B, VLDL-C, triglicérides) e aumentando os níveis sanguíneos do colesterol bom (HDL-C).

A ação de Caduet se dá pela inibição de produção de colesterol pelo fígado, e aumento da absorção e destruição do colesterol ruim (LDL).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso você se esqueça de tomar Caduet no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar.

Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico.

Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

O esquecimento de dose pode alterar a eficácia do tratamento.

Laboratório

Pfizer

Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen – Alemanha: - SAC: 0800 16 7575

Dizeres Legais

MS – 1.0216.0106
Farmacêutico Responsável: José Cláudio Bumerad – CRF-SP n° 43746

*Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde.
*As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.